A Panasonic Corporation anunciou dia 23 de abril, que adquiriu a Blue Yonder, a principal provedora de plataforma de atendimento digital de ponta a ponta. A Panasonic comprará os 80% restantes das ações (por US$ 5,6 bilhões) da Blue Yonder, somando-se aos 20% que a Panasonic adquiriu em julho de 2020. Incluindo o pagamento da dívida pendente, o investimento adicional totaliza US$ 7,1 bilhões, avaliando a Blue Yonder em US$ 8,5 bilhões. Um acordo para comprar as ações remanescentes da Blue Yonder foi alcançado hoje entre a Panasonic e os atuais acionistas New Mountain Capital e fundos administrados pela Blackstone.
Aquisição acelera Autonomous Supply Chain
A necessidade de cadeias de suprimentos mais inteligentes, autônomas e Edge-aware foi drasticamente aumentada pela pandemia Covid-19, pelo aumento do e-commerce e pela proliferação de dados. Essa aquisição fortalece o portfólio da Panasonic e acelera a missão compartilhada da Cadeia de Suprimentos Autônoma das empresas, empoderando os clientes a otimizar suas cadeias de suprimentos usando o poder combinado de AI/ML e IoT e dispositivos Edge. Ao unificar soluções de oferta, demanda e comércio com IoT e tecnologias Edge, as empresas podem utilizar melhor insights preditivos de negócios do core das suas operações em tempo real.
A combinação da força da Panasonic em engenharia industrial, IoT e tecnologias de ponta com a cadeia de suprimentos e soluções de comércio orientadas a IA/ML da Blue Yonder intensifica consideravelmente o valor do cliente da principal plataforma de atendimento digital da Blue Yonder. Juntas, a Panasonic e a Blue Yonder oferecerão uma vantagem competitiva única para os clientes para impulsionar mais automação e insights de negócios acionáveis e em tempo real que reduzam o desperdício e melhoram as operações, ao mesmo tempo em que criam um mundo mais sustentável.
Essa aquisição baseia-se na relação estratégica Panasonic/Blue Yonder, estabelecida em janeiro de 2019 com uma parceria, seguida pela criação de uma joint venture no Japão em novembro de 2019. Em julho de 2020, a Panasonic assumiu uma participação minoritária de 20% e um assento no Conselho de Administração da Blue Yonder. Esta aquisição fecha o círculo de relacionamento estratégico.
Blue Yonder: pioneira na cadeia de suprimentos orientada por IA/ML
A Blue Yonder atua no setor de supply chain, fornecendo uma plataforma de ponta a ponta impulsionada pela AI/ML que serve como um “sistema de inteligência” para seus clientes globais de varejo, manufatura e logística. Sua plataforma Luminate baseada em Nuvem gerencia perfeitamente todos os nós da cadeia de suprimentos, através do planejamento, execução e comércio em uma plataforma unificada.
Para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020, a receita total da empresa foi superior a US$ 1 bilhão, dos quais 67% foram receitas recorrentes. A partir de 31 de dezembro de 2020, a receita anual recorrente do SaaS era de US$ 343 milhões e a taxa de retenção da receita líquida do SaaS era de 120%.
A aquisição acelera o foco estratégico de automação da Panasonic
Esta aquisição aumenta a Transformação Digital e o foco centrado no cliente da Panasonic. Em 1º de abril de 2022, o Grupo Panasonic estará reorganizando algumas de suas unidades de negócios para se concentrar em áreas-chave como inovação e a automação da cadeia de suprimentos.
Yasuyuki Higuchi é o CEO da Panasonic´s Connected Solutions Company (se tornará Panasonic Connect Co., Ltd., em 1 de abril de 2022) e lidera esta área de negócios. O CEO da Blue Yonder, Girish Rishi, e o time de liderança se juntarão à nova organização e a marca Blue Yonder será mantida e os negócios funcionarão dentro do guarda-chuva da Panasonic Connected Solutions Company.
O CEO da Panasonic, Yuki Kusumi, declarou: “Estou muito feliz em dar as boas-vindas à Blue Yonder e seus associados ao Grupo Panasonic. Ambas as empresas têm a mesma missão de apoiar as operações de linha de frente dos clientes e temos uma forte afinidade com nossas culturas corporativas. Com a fusão das duas empresas, queremos alcançar um mundo onde os resíduos sejam removidos de forma autônoma de todas as operações da cadeia de suprimentos e o ciclo de melhoria sustentável continue. Hoje, vemos um volume considerável de desperdícios e estagnação desse tipo nas operações da cadeia de suprimentos, o ideal é prover cenários com o uso justo dos recursos humanos visando uma correta adaptação dos mesmos e um adequado equilíbrio dos recursos operacionais. Queremos colocar à disposição de nossos clientes melhores modelos de operação e também a concretização de uma sociedade sustentável, por meio do uso criterioso dos recursos globais. Estou confiante de que, combinando o poder da Blue Yonder e da Panasonic, podemos criar inovação nas cadeias de abastecimento globais.”
Girish Rishi, CEO da Blue Yonder, declarou: “Estou emocionado em anunciar que a Blue Yonder está se juntando à Panasonic. Esta associação surgiu como resultado de três anos de trabalho em conjunto, primeiro com a Panasonic como cliente da Blue Yonder e, posteriormente, como parceira joint venture. Nós desenvolvemos confiança mútua e temos uma visão compartilhada para uma Cadeia de Suprimentos Autônoma que proporciona uma vida melhor e um mundo melhor. Como plataforma essencial para tempos essenciais, estamos totalmente focados em atender o potencial dos nossos clientes.”
Peter Masucci, diretor geral da New Mountain Capital, afirmou: “Começamos a construir o Blue Yonder há mais de 10 anos, e a empresa cresceu significativamente desde então. Estamos orgulhosos de ter apoiado a transformação da empresa no principal provedor de plataforma de atendimento digital do mundo. Agradecemos à equipe de gestão e associados da Blue Yonder e aos associados, Blackstone e a Panasonic pela parceria com a New Mountain neste processo.”
Martin Brand, diretor executivo sênior da Blackstone, afirmou: ” Estamos orgulhosos de ter feito uma parceria com a New Mountain Capital e a Panasonic para apoiar Girish e sua equipe na transformação da Blue Yonder em líder de SaaS da cadeia de suprimentos por meio de investimento acelerado em inovação e recursos de Machine Learning. Esta empresa terá um futuro brilhante como parte do Grupo Panasonic.”
A transação foi aprovada pelos Conselhos de Administração da Panasonic e da Blue Yonder. O negócio deve ser fechado até o segundo semestre deste ano fiscal e está sujeito ao recebimento de aprovações regulatórias habituais.
A Panasonic Corporation, empresa global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para aplicações abrangentes nos setores de eletrônicos, habitação, automotivo e setores B2B.A empresa, que completou 100 anos em 2018, opera 528 subsidiárias e 72 empresas associadas ao redor do mundo e reportou vendas líquidas consolidadas de 7,49 trilhões de ienes para o ano encerrado em 31 de março de 2020.
Serviço
www.panasonic.com/global
www.panasonic.com/global/corporate/ir/presentation.html
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo