book_icon

A criação de uma cultura educativa voltada aos dados

A figura dos dados é, sem dúvidas, um dos grandes exemplos de como a Transformação Digital pode revolucionar a realidade operacional das empresas brasileiras. Com a utilização analítica de informações armazenadas internamente, o gestor, bem como suas equipes de profissionais, poderá apoiar suas decisões em referências seguras, sobre melhores métodos de trabalho, estratégias a serem traçadas, o próprio relacionamento com o cliente, entre outras vertentes cotidianas. Trata-se de um estágio de eficiência e produtividade a ser conquistado pelos que realizam essa transição ao digital.

No entanto, o caminho para atingir esse nível de aproveitamento extremamente positivo requer medidas pontuais por parte dos líderes, que devem construir uma cultura organizacional alinhada com a inclusão de todos quanto à presença tecnológica e a geração de insights. Não por acaso o conceito de educação de dados tem crescido no meio empresarial, expondo a urgência por uma capacitação abrangente e democrática.

Por que a educação de dados deve ser pauta na sua empresa?
Quando se discute o avanço da tecnologia sobre as empresas, é muito fácil cair na digitalização como um fator único para que a inovação resolva todos os problemas apresentados pela companhia. Naturalmente, esse pensamento acaba desmistificado na prática, especialmente se nos aprofundarmos no universo dos dados e como esses objetos analíticos são valiosos.

O conceito de Business Intelligence (BI) traduz o potencial do uso inteligente de informações e como essa movimentação pode impactar diversas vertentes internas, atribuindo muito mais assertividade às medidas adotadas. Porém, é de suma importância compreender o papel das pessoas nesse cenário, afinal, não se trata de descartar o protagonismo dos colaboradores, pelo contrário, são eles os maiores responsáveis por interpretar os materiais extraídos e transformá-los em ações efetivas.

Com isso posto, o questionamento repousa nos artifícios de se capacitar profissionais pouco familiarizados com o tema. Existem práticas voltadas para treinamentos educativos e que vão além, tornando o processo de Transformação Digital inclusivo e acessível a todos. Isso nos leva ao próximo tópico.

O que é Data Literacy e sua real importância
Atualmente, é quase unanimidade que existe uma grande lacuna quanto à qualificação na área de leitura e interpretação de informações. O método de Data Literacy surge com a proposta máxima de alfabetização de dados que, em outras palavras, significa ajudar o profissional a utilizar os dados disponibilizados com tranquilidade e confiança de que está fazendo a coisa certa. Outra característica relevante dessa metodologia inovadora é na dimensão dos benefícios que traz à organização, desde a capacitação individual do colaborador até a construção de uma cultura de alfabetização geral, em que todos terão a capacidade de interpretar um dado, utilizar o gráfico correto para determinada informação, saber conceitos básicos como, por exemplo, média móvel que tanto se fala hoje devido a pandemia, entre outros conceitos.

Para normalizar o Data Literacy no âmbito interno, existem alternativas que funcionam como um programa educacional visando a participação das pessoas que lidam diariamente com o fluxo de informações. O objetivo é preservar o protagonismo dos profissionais de modo que todos tenham acesso aos objetos analíticos. Com isso, a etapa de tomada de decisão, evento que precede qualquer tipo de iniciativa, de pequena, média ou grande escala, terá todas as condições de funcionar adequadamente, reduzindo a chance de equívocos e fomentando atitudes próximas à realidade da empresa e também do mercado.

Para finalizar o artigo, volto a destacar o papel dos líderes para que a alfabetização dos dados seja uma ação primária dentro das empresas. Os benefícios desse movimento são numerosos e colocam a devida importância no uso de informações estratégicas, sempre sob a premissa de que o profissional é peça-chave nesse processo.

Por Eduardo Nistal, CEO do Grupo Toccato

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.