De acordo com as conclusões de um novo estudo global sobre os consumidores divulgado pelo IBM Institute for Business Value (IBV), em geral os entrevistados estão mais confiantes na segurança, eficácia e distribuição das vacinas contra a Covid-19 e indicam o desejo de retornar à ‘normalidade’ após serem vacinados. Mas regras, preferências pessoais e normas sociais diferentes formadas durante o ano passado significam que setores-chave, como varejo, viagens e transporte podem precisar fornecer experiências de cliente e marketing mais elaboradas e personalizadas, para ajudar a permanecer competitivo e envolver os clientes com sucesso.
O estudo contou com mais de 15 mil adultos pesquisados globalmente, incluindo o Brasil, e descobriu que a maioria das pessoas está confiante na segurança, eficácia e distribuição das vacinas e mais da metade espera que elas os mantenham protegidos. O progresso econômico pode acontecer gradualmente, no entanto, uma vez que a maioria dos entrevistados indicou que os níveis de vacinação precisarão exceder 70% da população para que se sintam confortáveis para retornar à vida como era antes da pandemia. Se as taxas atuais de vacinação se mantiverem em níveis atuais, isso significa para além de 2022. Em meio a essa incerteza, os consumidores estão repensando a maneira como desejam trabalhar, socializar, viajar e comprar, de acordo com o estudo.
“Os hábitos formados durante a pandemia aumentaram as expectativas dos consumidores em relação ao envolvimento digital, especialmente em setores de serviços como varejo, viagens e transporte”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente sênior da IBM Global Business Services. “Como antecipamos a ‘pandemia normal pós-Covid-19’, as empresas devem acelerar sua evolução digital com soluções baseadas em IA e Nuvem para ajudar a se manterem competitivas. Investir em experiências físicas e digitais híbridas pode ajudar a fornecer uma experiência mais personalizada”, acrescentou.
De acordo com o estudo, a maré pode estar mudando para o setor de varejo em dificuldades, com consumidores globais pesquisados indicando um forte desejo, uma vez vacinados, de voltar aos shoppings e centros comerciais. Embora muitos consumidores pesquisados possam não abandonar as opções de compras online que se acostumaram durante a pandemia – com pelo menos um em cada cinco entrevistados declarando que planejam continuar comprando principalmente online – uma vez vacinados, eles esperam comprar itens na loja com muito mais frequência.
As maiores categorias que podem sofrer mudanças nas compras pessoais são brinquedos, jogos e hobbies (121%) e vestuário, calçados e acessórios (76%), de acordo com o estudo.
Com a conveniência indicada como o principal motivo pelo qual os consumidores globais pesquisados continuam a comprar online, seguido pelo valor e pela ampla variedade de produtos disponíveis, para atrair os consumidores de volta às lojas físicas, os varejistas podem buscar promoções nas lojas e produtos locais. As promoções na loja foram o principal fator que pode levar os consumidores a comprar em uma loja física, especialmente para a Geração X (54%) e Boomers (52%). Além disso, produtos locais que não estão disponíveis online, como pequenos lotes de produtos alimentícios e roupas feitas à mão, podem atrair quase 50% dos Millennials, Geração X e Boomers pesquisados para fazer compras pessoalmente.
Indústria de viagens
Embora as viagens dos consumidores ainda não tenham se recuperado, há sinais promissores no horizonte. O estudo mostrou que as viagens de avião podem ter um aumento na demanda, com 30% das pessoas planejando voar com mais frequência – embora isso seja compensado pelos 23% dos entrevistados que planejam voar menos.
O estudo descobriu que cerca de 1,5 vez mais consumidores vacinados entrevistados esperam fazer uma viagem durante a noite nos próximos seis meses. Ainda assim, um subconjunto considerável da população planeja ficar em casa indefinidamente, com cerca de um em cada quatro consumidores pesquisados dizendo que não planejam viajar em 2021, mesmo depois de vacinado.
A vacina também pode revigorar as viagens profissionais, aumentando o número de entrevistados que se sentem confortáveis em viajar a negócios duas a quatro vezes na maioria dos países. No entanto, os viajantes de negócios mais velhos pesquisados estão menos confiantes. Apenas 8% dos entrevistados com mais de 55 anos se sentem confortáveis em viajar a negócios sem uma vacina, e apenas 25% ficam confortáveis depois de serem vacinados.
Geração Z
A perspectiva pós-Covid-19 varia amplamente entre os consumidores pesquisados por geração, mas em várias categorias, os entrevistados da Geração Z pesquisados (18 a 24 anos), menos atingidos pela pandemia, tendiam a ser discrepantes.
A maioria dos entrevistados da Geração Z quer passar um tempo com pessoas fora de casa assim que forem vacinados, e 27% disse que aumentará a interação externa, em comparação com 19% da Geração X e apenas 16% dos entrevistados com mais de 55 anos. No entanto, com exceção de restaurantes e locais gratuitos, como praias e parques públicos, os entrevistados da Geração Z pesquisados relataram terem retornado a alguns locais com grande multidão, como eventos esportivos ao vivo, parques temáticos ou de diversões, museus e galerias de arte, eventos de teatro ao vivo e cinemas, menos atraente do que as outras gerações pesquisadas.
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