book_icon

Relatório da Omdia destaca a participação da Vertiv em Data Centers Modulares

Este segmento cresceu mais de 65% e segue avançando; um dos diferenciais desse tipo de centro de dados é a possibilidade de reduzir de 24 para 5 meses o período entre o projeto e a implementação de um novo site
Relatório da Omdia destaca a participação da Vertiv em Data Centers Modulares

A Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade, foi classificada pela empresa de análise de mercado Omdia como um dos principais fornecedores do mercado de Data Centers Modulares pré-fabricados (PFM) – a Vertiv conta com a segunda maior participação de mercado em todo o mundo. A pesquisa destacou que benefícios como a capacidade de escalar com confiança estão levando a um crescimento significativo na adoção de soluções PFM.

“Escalar com confiança é um ato de equilíbrio. Se errarmos, o resultado poderá ser um desperdício de capacidade ou, então, a perda de novas oportunidades devido à falta de recursos computacionais. Reduzir riscos e aumentar a confiança depende de uma liderança experiente e do apoio de tecnologias ágeis e flexíveis”, disse Anderson Quirino, diretor de vendas da Vertiv América Latina.

O rápido crescimento de dados e a demanda insaciável por computação estão promovendo o rápido crescimento dos Data Centers  

O relatório da Omdia é intitulado Data Centers Modulares Pré-Fabricados, e é baseada no avaliação de embarques de PFMs no valor de mais de 1,2 bilhões de dólares em 2018. Os consultores da Omdia indicam que o crescimento das implementações aumentou em mais de 65% em 2019. O grupo atribuiu esse forte crescimento a vários fatores, incluindo a escalabilidade, os benefícios da fabricação e integração fora do site e a velocidade de implementação.

“A América Latina está vendo um crescimento na adoção de data centers PFMs para uso em grandes hyperscales e colocations. Os fornecedores de serviços de Nuvem estão implementado os data centers modulares para reproduzir as construções de data centers tradicionais – isso é especialmente importante no caso de expansões para zonas que demandam novas disponibilidades de recursos,” disse Martin Olsen, vice-presidente global de soluções para edge da Vertiv.

Lucas Beran, analista principal da Omdia para pesquisas relacionadas a data centers e nuvem e autor do relatório, identificou a velocidade de implementação como sendo o principal impulsionador para os proprietários dos data centers modulares. “O rápido crescimento de dados e a demanda insaciável por computação estão promovendo o rápido crescimento dos Data Centers. Dado que um data center tradicional leva de 18 a 24 meses para ser implementado, uma solução mais rápida é frequentemente necessária,” ele disse. “Em média, fornecedores de data centers modulares pré-fabricados podem entregar uma solução entre quatro e seis meses.”

“Na América Latina, devido aos altos custos de construção e operação de data centers tradicionais, a busca por data centers pré-fabricados também aumentou. Os data centers modulares pré-fabricados podem reduzir o tempo entre a construção e a operação de um novo data center em até cinco meses em relação aos métodos tradicionais de construção. Isso melhora a agilidade através da implementação rápida e acelera a conquista do ROI para esse tipo de projeto,” acrescentou Quirino.

O relatório da Omdia analisa diversos formatos diferentes de data centers PFM, com diferentes casos de uso, incluindo designs específicos para TI e para as instalações e os chamados módulos ‘tudo em um’, (com infraestrutura de TI, de alimentação de energia e de refrigeração integradas). Esse perfil é normalmente usado em aplicações das áreas da educação, da saúde e industriais, bem como em ambientes remotos e hostis. De acordo com a Omdia, a demanda por Edge Computing está impulsionando a aceitação dos módulos ‘tudo em um’ para os locais de edge que precisam da presença de um data center pequeno próximo aos usuários finais. A abordagem ‘plug and play’ tem o benefício de não apenas reduzir o tempo do start-up e comissionamento para apenas poucos dias – ao invés de semanas ou meses – mas, também, de reduzir a possibilidade de surgirem problemas de qualidade, já que os componentes são pré-integrados e pré-testados fora do site.

O relatório mostra, ainda, que os designs dos PFMs da Vertiv cobrem uma amplitude de produtos para atender às necessidades específicas do cliente, como o Vertiv SmartMod – um produto PFM totalmente autônomo, facilmente configurável, pronto para a venda e que possibilita novos white spaces de data center serem rapidamente implementados. A Vertiv fornece soluções PFM customizadas que incluem design, gerenciamento do projeto e integração do sistema.

Serviço
Vertiv.com

Anderson Quirino

Data Centers Modulares

Data Centers Modulares pré-fabricados (PFM)

Lucas Beran

Relatório da Omdia

Vertiv

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.