O Google Cloud anunciou uma prévia do Network Connectivity Center, um serviço que oferece gerenciamento de rede em escala planetária para simplificar redes complexas para suas necessidades de conectividade local e em Nuvem. Ele oferece uma experiência única de gerenciamento para criar, conectar e gerenciar redes heterogêneas no local e na Nuvem, aproveitando a infraestrutura global do Google. O novo serviço serve como um ponto de vantagem para conectar VPNs, interconexões de parceiros e dedicadas, bem como roteadores de terceiros e WANs definidos por software, ajudando o usuário a otimizar a conectividade, reduzir a carga operacional e diminuir custos, onde quer que os aplicativos ou usuários estejam.
Rohith Ramkumar, gerente de Produtos e Rede em Nuvem do Google Cloud listou no blog da companhia alguns benefícios do novo serviço.
Modelo de conectividade único
O Network Connectivity Center oferece a capacidade única de conectar e gerenciar VPNs, interconexões e SD-WANs com facilidade para permitir que os usuários acessem cargas de trabalho sem problemas. Os recursos do novo serviço são executados na infraestrutura global do Google para oferecer alto desempenho, confiabilidade e segurança para que as empresas possam aproveitar os mesmos benefícios.
Conectividade flexível em Nuvem
Ele oferece uma experiência de conectividade unificada, permitindo que as empresas usem a infraestrutura global do Google, aproveitando parceiros novos ou existentes e interconexões dedicadas, conexões Cloud VPN e roteadores/SD-WAN de terceiros para transferir dados de maneira confiável on-premises sites e recursos de Nuvem.
Conectividade multicloud baseada em VPN
O Network Connectivity Center desbloqueia a conectividade em Nuvem baseada em VPN diretamente e por meio de um conjunto de parceiros, permitindo às empresas a flexibilidade de escolha para criar, conectar e consumir recursos abrangendo várias Nuvens. Esses recursos são conectados de forma confiável usando a infraestrutura do Google e podem ser operados diretamente ou soluções de parceiros selecionados.
Integração SD-WAN
Um roteador de terceiros pode ser usado como o ponto de aterrissagem padrão ao integrar SD-WAN e outras soluções de roteamento com a infraestrutura do Google. Ao fazer isso, as empresas obtêm uma maneira simples e confiável de consumir conectividade sob demanda enquanto estendem os benefícios de suas soluções SD-WAN e roteamento para o Google Cloud.
Visibilidade em tempo real
O Network Connectivity Center oferece um único painel para conectar suas VPNs, interconexões de parceiros e dedicadas e redes locais. Ele também combina perfeitamente com o Network Intelligence Center para visibilidade de ponta a ponta para que se possa monitorar, visualizar e solucionar problemas da rede.
Parceria com a Cisco
Em abril de 2020, a Cisco e o Google Cloud anunciaram o Cisco SD-WAN Cloud Hub com o Google Cloud para ajudar os clientes a criarem uma rede ponta a ponta que permite conectividade segura e sob demanda. A solução conjunta aproveita o Cisco SD-WAN Cloud Hub e o Google Cloud Network Connectivity Center para conectar filiais e Data Centers locais à Nuvem usando o alto desempenho do Google, infraestrutura global e Cisco SD-WAN vManage. Por meio do Cisco Cloud OnRamp, os usuários também podem estender a malha do Cisco SD-WAN por meio de um processo automatizado para o Google Cloud. Com integrações mais estreitas entre Cisco e Google Cloud, a disponibilidade desta solução traz um novo conjunto de recursos que simplifica drasticamente redes heterogêneas complexas, protege aplicativos de missão crítica e minimiza a carga operacional e os custos.
Serviço
cloud.google.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo