De acordo com a nova pesquisa Accelerating Digital Agility Research da Cisco, os CIOs e os tomadores de decisão de TI (ITDMs) estão procurando maximizar os investimentos e impulsionar a inovação após um ano difícil, que elevou o perfil dos líderes de TI na condução de críticas inovação no local de trabalho. Nos últimos 12 meses, CIOs e ITDMs de todo o mundo foram desafiados a acelerar seus recursos digitais e de Nuvem, protegendo suas organizações de uma lista crescente de ameaças à segurança em expansão. Os líderes de TI devem buscar maximizar os investimentos críticos feitos em 2020.
Para preparar suas organizações para o sucesso em 2021 e além, os líderes de TI adaptaram as prioridades e estratégias para se concentrar nas questões centrais, incluindo o fornecimento de ferramentas de colaboração seguras para manter produtivas as forças de trabalho distribuídas. Dessa forma, procuraram maximizar os investimentos em tecnologia do ano anterior, proporcionando a melhor experiência de uso final para funcionários e clientes, adotando a Nuvem e modelos de serviços (as a Service) e abordando questões corporativas e sociais com tecnologia.
“Os líderes de TI estão na vanguarda para garantir o sucesso crítico de suas organizações em 2021”, disse Liz Centoni, diretora de Estratégia e gerente geral de Aplicativos da Cisco. “Mesmo que as perguntas permaneçam e novos desafios surjam, os CIOs e os tomadores de decisão de TI estão nos dizendo que precisam acelerar a agilidade digital para suas equipes, para que tenham velocidade, flexibilidade e escolha para consumir serviços em ambientes tradicionais e modernos”, comentou.
Descobertas
Segundo o estudo, para se preparar para o futuro do trabalho, as equipes precisam de acesso altamente seguro e das melhores experiências de colaboração para ter sucesso como uma força de trabalho híbrida. Enquanto a maioria (61%) dos CIOs e ITDMs não tem certeza de como será o futuro do trabalho, 89% acreditam que é essencial manter a segurança, o controle e a governança em dispositivos de usuários, redes, Nuvens e aplicativos. A ampla maioria (86%) concorda que é importante capacitar uma força de trabalho distribuída com acesso contínuo a aplicativos e experiências colaborativas de alta qualidade. Proteger o cenário de ameaças expandido criado por uma força de trabalho distribuída é fundamental – 88% acreditam que é importante proteger as ferramentas de trabalho remotas e proteger os dados de clientes ou funcionários no ambiente de trabalho distribuído.
Outra recomendação é que as equipes de TI devem criar experiências otimizadas para o usuário final para acompanhar o ritmo dos ambientes de TI que se tornaram cada vez mais distribuídos, dinâmicos e complexos. Mais de três quartos dos CIOs e ITDMs pesquisados concordam que a experiência do usuário deve se concentrar no prazer versus satisfação. Para proporcionar uma ótima experiência do usuário, 89% acham que é importante garantir um desempenho consistente do aplicativo tanto no aplicativo quanto na infraestrutura, e 86% acreditam que é importante tornar a infraestrutura tão dinâmica quanto o software aplicativo para atender às necessidades de política e otimização em mudança de o aplicativo e o desenvolvedor. Embora a experiência do usuário deva ter o objetivo de agradar, quase todos (90%) dizem que é importante ou muito importante manter a segurança do aplicativo para a infraestrutura para atender à conformidade sem desacelerar os negócios.
Tendências
Por outro lado, a necessidade de agilidade, velocidade, escalabilidade e segurança estão impulsionando a adoção de ambientes de Nuvem híbrida e soluções SASE (Secure Access Service Edge). CIOs e ITDMs estão usando a Nuvem para obter resiliência de negócios. No entanto, não existe uma solução que sirva para todos. Enquanto a maioria dos líderes (84%) concordam que é importante oferecer liberdade de escolha quando se trata de ambientes em Nuvem – seja local, pública, privada ou SaaS -, 86% pensam que oferecer um modelo operacional consistente nesses ambientes é essencial. Quase 70% dos CIOs e ITDMs adotaram soluções SASE porque estavam investindo em aplicativos em Nuvem que precisavam ser protegidos (61%), eles gostam de se manter atualizados sobre as práticas recomendadas do setor (56%) e/ou sua força de trabalho vai ficar distribuído (37%).
Os clientes também esperam uma experiência de consumo em Nuvem, independentemente de suas soluções serem implantadas no local ou na Nuvem, levando à adoção generalizada de soluções “como serviço”. Dos pesquisados, 73% adotam soluções “as a Service” e 76% usam modelos de consumo flexíveis. Três quartos dos entrevistados acreditam que “como serviço” ajudará a fornecer uma experiência melhor para o usuário final e uma experiência melhor para as equipes de TI, ajudando suas organizações a atingirem consistência operacional. Além disso, 76% dizem que “como serviço” proporcionará melhores resultados de negócios e 77% desejam soluções nessa modalidade para simplificar processos e eliminar riscos.
De acordo com o relatório, a tecnologia será um fator impulsionador na facilitação de CIOs e ITDMs para lidar com a retenção de talentos, iniciativas corporativas internas e questões sociais mais amplas em 2021. A maioria dos CIOs e ITDMs (85%) acredita que a capacidade de atrair e reter talentos no mundo totalmente digital será crítica. Quase metade dos entrevistados disse que está aprimorando o talento atual (49%) e investindo em talentos em novas áreas (46%) nos próximos 12 meses. A maioria dos CIOs e ITDMs (90%) planeja abordar iniciativas internas em 2021, incluindo sustentabilidade (50%), saúde mental dos funcionários (50%), privacidade (47%), diversidade e inclusão (47%). Além disso, 85% abordarão questões sociais externas em 2021, incluindo exclusão digital (39%), saúde (37%), mudança climática (35%), justiça social (34%), direitos humanos (33%), desinformação ou “Notícias falsas” (31%), pobreza, fome e falta de moradia (28%).
Serviço
www.cisco.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo