book_icon

Aceleram os investimentos em redes sem fio avançadas

Estudo da Deloitte mostra que as empresas globais estão adotando rapidamente soluções 5G e Wi-fi 6 em suas infraestruturas

Aceleram os investimentos em redes sem fio avançadas

Estimuladas pelos efeitos da pandemia, as empresas globais estão se voltando ainda mais para tecnologias sem fio de próxima geração, como 5G e Wi-Fi 6 para manter funcionários, máquinas e clientes conectados ao redor do mundo. Ao oferecer melhorias significativas de desempenho – como velocidades mais rápidas, maior cobertura, menor latência, maior densidade do dispositivo e detecção de localização precisa – essas novas tecnologias sem fio já estão permitindo soluções inovadoras, como veículos autônomos, automação de precisão e robótica, telemedicina e telecirurgia, experiências envolventes de varejo e entretenimento e colaborações de Realidade Aumentada (RA) no local de trabalho. Essas informações constam do relatório Accelerating Enterprise Innovation and Transformation with 5G and Wi-Fi 6, da Deloitte. O estudo entrevistou executivos de rede no quarto trimestre de 2020 de nove países (China, Índia, Japão, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Portugal, Brasil e Austrália).

Em média, os adotantes sem fio avançados se envolvem com cerca de oito dos nove tipos de fornecedores, incluindo aplicativos e provedores de Nuvem, operadoras sem fio, consultores e integradores, fabricantes de equipamentos e provedores de infraestrutura

Os executivos de rede pesquisados relatam que a crise da Covid-19 estimulou sua organização a acelerar o investimento em redes sem fio a fim de lidar melhor com as interrupções atuais e futuras, bem como criar novas soluções e ofertas. Metade espera aumentar seu investimento em redes sem fio devido à pandemia, enquanto menos de um quarto relatou retrocessos. Além disso, 67% dos entrevistados estão executando pilotos ou implantando soluções Wi-Fi 6, enquanto 58% estão fazendo o mesmo com soluções 5G (e muitas vezes em paralelo); e 81% dos entrevistados acreditam que essas tecnologias serão muito/criticamente importantes em três anos.

“Um senso crescente de urgência, alimentado pela pandemia, está agora acelerando a mudança para 5G e Wi-Fi 6 muito mais rápido em uma variedade de setores, com os executivos agora vendo as redes sem fio avançadas como cada vez mais essenciais para seus planos de negócios, “disse Kevin Westcott, líder da Deloitte Global Telecommunications, Media & Entertainment. “As empresas que estão tornando a tecnologia sem fio avançada um componente crítico de suas estratégias de infraestrutura e inovação, em vez de uma consideração discreta ou tardia, provavelmente terão um enorme potencial de crescimento e, consequentemente, se posicionarão para competir com mais eficácia no cenário mundial”, afirnou.

Inovação e transformação

Os executivos de rede esperam que a tecnologia sem fio de última geração seja parte integrante do sucesso de seus negócios e transformadora para suas empresas e indústrias, representando uma oportunidade de mudar a forma como operam, inovam e vendem. Na verdade, os executivos de rede pesquisados veem as tecnologias sem fio avançadas como uma necessidade fundamental para a implementação das tecnologias que impulsionarão a transformação digital. Tanto que 8 em cada 10 pesquisados acreditam que a tecnologia sem fio avançada transformará sua organização em 3 anos, e 7 em cada 10 acreditam que transformará sua indústria no mesmo período.

O desejo de aproveitar as vantagens de novas tecnologias, como IA, análise de Big Data e computação de ponta é um dos principais motivadores para a adoção de soluções sem fio avançada, associada à melhoria da eficiência. Pelo menos 8 em cada dez consideram a tecnologia sem fio avançada como muito/extremamente importante para a capacidade de sua organização de implementar essas novas tecnologias; e 76% acreditam que sua empresa pode criar uma vantagem competitiva significativa ao alavancar a tecnologia sem fio avançada.

“Embora a inovação e a transformação digital sejam os resultados comerciais desejados da adoção de rede sem fio avançada, também há enormes vantagens para as pessoas que administram a empresa – funcionários, clientes e parceiros”, disse Jack Fritz, diretor da Deloitte Consulting LLP. “A pesquisa descobriu que os adotantes estão usando 5G e Wi-Fi 6 dentro e fora do escritório por vários motivos, mas o aprimoramento da comunicação, colaboração e produtividade no local de trabalho é particularmente oportuno e relevante, pois a conectividade é crucial para o trabalho remoto e a continuidade dos negócios durante uma crise como a atual pandemia”, comentou.

Ecossistema complexo

A pesquisa da Deloitte também descobriu que o ecossistema em torno das tecnologias sem fio avançadas é multifacetado, fluido e em constante crescimento. Os adotantes estão se envolvendo com uma miríade de fornecedores de telecomunicações e tecnologia e, frequentemente, com vários fornecedores de cada tipo.

Em média, os adotantes sem fio avançados se envolvem com cerca de oito dos nove tipos de fornecedores, incluindo aplicativos e provedores de Nuvem, operadoras sem fio, consultores e integradores, fabricantes de equipamentos e provedores de infraestrutura. Dois terços dos adotantes preferem comprar pelo menos alguns dos melhores componentes da categoria, e muitos provavelmente procuram ajuda com integradores de sistemas. E 7 em cada 10 adotantes indicam que estão abertos para explorar novos relacionamentos com fornecedores.

Serviço
www.deloitte.com

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.