book_icon

Google Cloud aposta em energia livre de carbono

Empresa atingiu a neutralidade de emissão de carbono em 2007 e, desde 2017, adquiriu energia solar e eólica suficiente para igualar todo o consumo

Google Cloud aposta em energia livre de carbono

O Google Cloud divulgou as taxas de performance de energia livre de carbono em suas 24 Regiões de Cloud espalhadas pelo mundo. O dado permite que, a partir de agora, os clientes que utilizam a Google Cloud Platform (GCP) possam optar por quais dessas áreas farão o gerenciamento de seus dados, seguindo suas estratégias ambientais. No Brasil, a única região de Google Cloud da empresa operacional na América Latina, lançada em 2017, atua com 87% de sua operação com energia livre de carbono.

O Google atingiu a neutralidade de emissão de carbono em 2007 e, desde 2017, já adquiriu energia solar e eólica suficiente para igualar 100% do seu consumo de energia. Isso significa que o uso de energias alternativas já compensa a emissão de carbono gerado pela companhia. Em setembro de 2020, o Google anunciou ainda um novo objetivo: operar seus negócios em Cloud em energia 100% livre de carbono, 24 horas por dia, sete dias por semana, em todas as Regiões, até 2030.

Para as empresas brasileiras a boa notícia é que nossa região local, localizada em São Paulo, será uma grande aliada para diminuir a pegada de carbono dos seus negócios, já que opera 87% das horas do dia com energia limpa

Para chegar a essa marca, a próxima etapa será a descarbonização completa do fornecimento de eletricidade para os data centers da companhia, para assim oferecer suporte aos clientes do Google Cloud. No caminho para atingir essa meta, cada Região de Cloud será atendida cada vez mais pelo uso de energia livre de carbono, no lugar da energia fóssil. Esse progresso é medido por meio do Percentual de Energia Livre de Carbono (Carbon Free Energy Percentage – CFE).

“A partir de agora, com o compartilhamento das taxas locais de operação livre de carbono em nossas regiões de Google Cloud, nossos clientes podem fazer escolhas mais conscientes sobre como incorporar o uso da Nuvem na sua estratégia de sustentabilidade.” afirma Marco Bravo, head do Google Cloud no Brasil, “Para as empresas brasileiras a boa notícia é que nossa região local, localizada em São Paulo, será uma grande aliada para diminuir a pegada de carbono dos seus negócios, já que opera 87% das horas do dia com energia limpa”, diz.

Empresas como a Salesforce já estão integrando o impacto ambiental em sua estratégia de TI enquanto trabalham para descarbonizar os serviços que fornecem aos clientes. “Maximizar a energia livre de carbono que nossa infraestrutura ou aplicativos consomem é uma oportunidade para inovar e impulsionar nossa organização ainda mais. Ao priorizar isso nas regiões que escolhemos executar no Google Cloud, a Salesforce espera que seus aplicativos sejam fornecidos por energia livre de carbono por hora com 38% mais frequência. Queremos ser um dos usuários de Nuvem mais sustentáveis e o Google Cloud está nos permitindo reduzir nossa pegada operacional e atender melhor nossos clientes com uma Nuvem mais limpa”, afirma Patrick Flynn, vice-presidente de Sustentabilidade da Salesforce.

Serviço
cloud.google.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.