book_icon

O papel da tecnologia para produtividade e retomada dos negócios

A tecnologia foi e segue sendo um dos principais pilares de sustentação do Brasil e do mundo, evitando um colapso econômico e social ainda maior durante a pandemia. Em suas muitas facetas, foi responsável por garantir que empresas pudessem seguir suas atividades remotamente, assim como também permitiu que serviços essenciais de saúde, educação, entre outros, continuassem a ser fornecidos mesmo em um cenário de distanciamento social. Agora, porém, a tecnologia assume um novo papel: o de protagonista da retomada econômica e de uma nova era de ganho de produtividade, que é o principal fator de enriquecimento sustentável da sociedade.

Hoje está claro a todos que os caminhos que nos trouxeram até aqui não serão os mesmos que nos levarão adiante. O grande segredo será se adaptar a essa nova realidade e garantir que as constantes transformações sejam uma oportunidade de evolução e não a ameaça de um retrocesso. Não vejo outra saída além do investimento em tecnologia, para que as empresas possam ter mais visibilidade e planejamento operacional, simular cenários, se antecipar às mudanças e responder rapidamente, garantindo mais produtividade e rentabilidade.

Ao longo da história, tecnologia e produtividade são praticamente sinônimos. Entramos em novas revoluções; Industrial e do Varejo. O uso em larga escala da digitalização, da nuvem, da inteligência artificial, entre outras inovações já está trazendo enormes ganhos aos pioneiros. Com o aumento das relações e transações virtuais, as empresas precisam estar presentes, de maneira integrada, em diferentes canais para se comunicar com clientes e atendê-los de forma simples, personalizada e efetiva. Se essa estratégia estiver bem definida, com boas soluções e tecnologias integradas, a empresa certamente terá mais produtividade e maior número de vendas no final do mês, evitando desperdícios, quebras de estoques, melhorando fluxos de caixa e, inclusive, os indicadores de satisfação dos clientes.

O combustível para essas revoluções é a inteligência de dados. A companhia precisa estar ciente de que sistemas que permitam extrair informações precisas, relevantes, em tempo real e com custo acessível, para a tomada de decisões assertivas passa a ser essencial para que elas garantam um negócio mais competitivo.

Ainda no cenário de tomada de decisão, outra tecnologia que também ganha um espaço importante é a inteligência artificial. Ela é cada vez mais democrática, disseminando-se dentro das organizações com rapidez, em especial em atividades voltadas a transformar a avalanche de dados em informações relevantes para o negócio, assim como para atuar em processos repetitivos e manuais, permitindo que os profissionais priorizem tempo e esforços para tarefas estratégicas. Mais uma prova de que tecnologia e produtividade caminham juntas.

Ou seja, produzir mais, melhor e em menos tempo é o que deve nortear a boa aplicação da tecnologia nesses novos tempos. A antiga solidão da área de TI começa a ser substituída pela parceria com as áreas de Negócios. Portanto, Tecnologia passa a ocupar um papel estratégico dentro das organizações, sendo peça chave para garantir a automatização e simplificação de processos, acesso a serviços financeiros mais baratos e de melhor qualidade, além de soluções que ajudem a entender e atender com mais assertividade as necessidades dos clientes.

Os novos tempos exigem que os ambientes corporativos promovam mudanças significativas de estratégias e processos. Rapidez passa a ser a palavra chave. A pandemia mostrou que a tecnologia amplia os limites do que achamos possível. É tempo de finalmente usar todo o potencial da tecnologia para garantir maior produtividade das empresas. E seguiremos assim, nos atualizando, aperfeiçoando e tomando novos rumos conforme surjam os desafios. Afinal de contas, como brasileiros, somos especialistas em nos adaptar.

Por Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.