book_icon

Frequentadores de coworkings apresentam novos comportamentos de trabalho

Falta de estrutura na residência, busca por maior produtividade e encontro com amigos em ambientes mais seguros estão entre os principais motivos para o uso de coworkings

Frequentadores de coworkings apresentam novos comportamentos de trabalho

O enfrentamento à pandemia acelerou a adesão ao trabalho híbrido — aquele em que o colaborador pode escolher se trabalha de casa, do escritório corporativo ou de um coworking.

Para entender o que está levando mais pessoas aos coworkings, o BeerOrCoffee, plataforma de escritórios flexíveis do País, agregando mais de 1.100 espaços em 160 cidades brasileiras, realizou uma pesquisa com frequentadores no último trimestre de 2020 — período que viu a demanda crescer 70% em relação ao trimestre anterior.

Os entrevistados eram usuários do OfficePass, uma assinatura em que pequenas, médias e empresas passam a disponibilizar a seus colaboradores, com mais flexibilidade e mais segurança, toda a rede BeerOrCoffee, formada por unidades das maiores redes do País, como Wework, Regus, Spaces, Selina e Impact Hub, entre outros espaços compartilhados.

A pesquisa aponta que o trabalho híbrido vai crescer de forma exponencial e se tornar cada vez mais comum para milhões de profissionais em todo o mundo, inclusive no Brasil  

As três principais mudanças constatadas foram:
Quem não tinha infraestrutura adequada em sua própria residência passou a optar por um coworking próximo de casa;

Quem buscava ser ainda mais produtivo escolheu lugares que considerava mais criativos para trabalhar;

Quem sentia falta dos colegas de trabalho encontrou nos coworkings um espaço de convivência que segue os mais rígidos protocolos de segurança.

Do total, 10% dos entrevistados afirmaram que vão todos os dias para os coworkings. Mais de 70% dos entrevistados vão 3 vezes por semana a um coworking e revezam esses espaços com o home office.

“A pesquisa aponta que o trabalho híbrido vai crescer de forma exponencial e se tornar cada vez mais comum para milhões de profissionais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Eventos inesperados como a pandemia fazem com que o futuro do trabalho seja adiantado e, nesse momento em especial, acredito que o futuro foi antecipado em 10 anos. É algo que já estava acontecendo e a pandemia somente acelerou o processo. Isso significa que, definitivamente, o formato de trabalho híbrido é uma tendência que veio para ficar”, disse Roberta Vasconcellos, CEO do BeerOrCoffee.

Para dar um exemplo, confira o depoimento do Thiago Palmeira, executivo da Creditas, startup do segmento de serviços financeiros, em que os colaboradores contam com o OfficePass, uma das principais soluções do BeerOrCoffee: “Me deparei com o vizinho do andar de cima fazendo uma reforma em pleno horário do meu expediente, a furadeira estava funcionando a mil por hora, impossível participar de uma reunião ou entrar em contato com algum cliente, o barulho da furadeira ganhava fácil. Para minha sorte, a Creditas começou uma parceria com uma plataforma de coworkings, o BeerOrCoffee. Pesquisando, encontrei uma unidade na rua onde moro, até então desconhecida por mim. Bastava clicar na reserva e atravessar a rua. Pronto, o dia de trabalho foi salvo!”.

Entenda o BeerOrCoffee
O BeerOrCoffee é uma plataforma de tecnologia de escritórios flexíveis  — também conhecidos como coworkings. O negócio permite que qualquer empresa ou profissional tenha acesso a mais de 1.000 espaços de trabalho, em 160 cidades de todo o Brasil, como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Conecta pessoas e organizações de todos os perfis e tamanhos a esses espaços de trabalho.

A cada dia, novos parceiros (os espaços de coworking) se juntam à rede, agregando cada vez mais opções à plataforma. Por meio de uma curadoria dos melhores espaços de trabalho do País, a startup atende a todas demandas e necessidades dos seus clientes (que são empresas de todos os tamanhos, incluindo grandes marcas, como Itaú, iFood e Algar Telecom), independentemente do gosto, do bolso e da localização.

O modelo de negócio da empresa é inovador e único no Brasil e no mundo porque une a tecnologia às demandas cada vez mais essenciais para as pessoas e as organizações. Por meio do seu aplicativo, os colaboradores das empresas clientes do BeerOrCoffee têm a liberdade e a flexibilidade de escolher o espaço de trabalho mais próximo das suas casas, por exemplo, com conforto, tranquilidade e segurança.

Entenda o OfficePass
Entre as soluções que a plataforma oferece no mercado, destaca-se o OfficePass, que, com uma única assinatura, permite o acesso a mais de 1.000 espaços de trabalho.

É a mesma coisa de uma empresa ter centenas de escritórios à disposição, mas com uma grande vantagem em relação aos escritórios tradicionais: os espaços da rede BeerOrCoffee são utilizados conforme a demanda de cada organização e de seus colaboradores. Com isso, não há ociosidade e os clientes da plataforma só pagam por aquilo que usam, o que traz economia de recursos.

Além do acesso aos espaços de trabalho sob demanda, o Office Pass permite o acesso a dados de uso e foco no que investir. É possível, por exemplo, acompanhar e ver relatórios de uso dos colaboradores — se estiverem trabalhando em home office, da sede da empresa ou em coworkings. Essa solução do BeerOrCoffee ainda permite melhorias no home office dos colaboradores, mostrando como está a estrutura, a iluminação, a velocidade da internet, os custos de trabalhar em casa e outras.

Dentro da plataforma, os clientes contam com espaços para todos os estilos e localizações, incluindo as melhores redes: Wework, Regus, Spaces, Nex e Impact Hub.

Como funciona na prática
Para dar um exemplo prático, o Banco Inter é um dos clientes da plataforma. Como a instituição financeira precisa realizar projetos nas mais diversas cidades do País, é comum que a empresa conte com muitos funcionários em deslocamentos constantes em vários municípios do Brasil. Em vez de esses profissionais terem de fazer todo o trâmite e encarar a grande burocracia para se estabelecer em um escritório tradicional, eles usam a rede BeerOrCoffee e encontram um espaço de trabalho totalmente pronto para realizar suas atividades de forma prática, rápida e eficiente.

“Contratar o BeerOrCoffee foi uma decisão muito acertada para o Banco Inter. A parceria é essencial para os nossos serviços de mobilização e desmobilização de equipes em dezenas de cidades no país. Como temos centenas de colaboradores que precisam de mobilidade, a escolha pelos coworkings otimizou todos nossos processos”, disse o Engenheiro e Gestor de Facilities do banco, Pedro Quadros.

“Também ganhamos agilidade em diversas burocracias, como nas contas a pagar, pois hoje só precisamos quitar um único boleto. Além disso, tivemos uma grande economia de recursos, que ultrapassa o valor de R$ 1 milhão ao ano”, acrescentou o executivo.

Benefícios da plataforma
Flexibilidade e qualidade de vida

É possível trabalhar de onde quiser, em mais de 1.100 espaços de coworking espalhados por mais de 160 cidades brasileiras. Com isso, as pessoas têm muito mais qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Os colaboradores das empresas clientes do BeerOrCoffee têm acesso a escritórios compartilhados em algumas das localizações mais privilegiadas do país, como Vila Olímpia (SP), Savassi (BH) e Glória (RJ), entre outros. Confira: Rio de Janeiro; São Paulo; Belo Horizonte; Curitiba.

Economia de recursos e tempo
Os espaços de trabalho compartilhados oferecem uma infraestrutura completa por um preço bem mais baixo, já que os custos são rateados entre todos os frequentadores e residentes. Contudo, por ser uma rede que reúne diversos espaços e os conecta a clientes, o BeerOrCoffee consegue um preço ainda melhor. Portanto, os nossos parceiros têm acesso a condições diferenciadas para trabalhar de onde quiserem.

Colaboração
Os ambientes de escritórios compartilhados oferecem diversos estímulos para uma cultura colaborativa entre profissionais e empresas de diversos ramos de atuação. Dessa forma, é possível criar laços que proporcionem oportunidades de negócios e troca de experiências. Além disso, o frequentador tem a oportunidade de estreitar relações dentro e fora do trabalho. Nos coworkings, há inúmeros eventos e oportunidades para networking e socialização.

Processos descomplicados
Cuidar de um escritório próprio é muito trabalhoso. Então, por que não deixar essas tarefas operacionais com especialistas do ramo e focar no core business da sua empresa? Com o BeerOrCoffee, você não precisa se preocupar com nada que esteja relacionado à estrutura do escritório, já que os responsáveis por providenciar tudo que a sua empresa precisa são os espaços de coworking. Esqueça das contas de água, luz, internet, IPTU e tantas outras que vêm atreladas a um espaço de trabalho convencional. De acordo com as suas necessidades, é possível encontrar o local perfeito, com todos ambientes e serviços necessários para a sua empresa performar ao máximo do seu potencial.

Serviço
www.beerorcoffee.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.