Nirmal Kumar, diretor-regional de Vendas da ManageEngine adianta que a empresa planeja investir no País, que está contratando principalmente para a área técnica e expandirá a
rede de parceiros em todas as regiões do Brasil.
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Quais os impactos da pandemia na empresa em todo o mundo?
A pandemia teve forte impacto nos primeiros meses, mas os negócios estão voltando à normalidade de forma progressiva. A ManageEngine tem uma gama de produtos de software para gerenciar infraestruturas de TI, incluindo em domínios como ITSM, ITOM, gerenciamento de endpoint e de Windows, produtos que fazem parte do dia a dia e dos vários desafios enfrentados por empresas de todos os tamanhos no gerenciamento de áreas de tecnologia, atendendo também a MSPs. Alguns dos produtos tiveram uma demanda silenciosa, enquanto alguns viram uma demanda crescente com base nos desafios enfrentados pelos clientes durante a pandemia como, por exemplo, nossas soluções de gerenciamento de endpoint tiveram maior procura conforme o trabalho remoto cresceu e passou a exigir dispositivos protegidos, sejam laptops, tablets ou celulares.
Qual a tendência para o segmento no qual atua e atende em 2021?
A maior tendência que vemos é a migração para a Nuvem. Na ManageEngine, disponibilizamos nossos produtos em Nuvem há mais de uma década, enquanto o mercado caminhava lentamente para a nuvem, processo que teve seu ritmo acelerado por conta da pandemia. Hoje, muitos de nossos clientes estão escolhendo nossas ofertas de Nuvem em vez das locais. Uma outra tendência que vemos é uma ênfase ainda maior na segurança e, para isso temos um forte conjunto de produtos para ajudar as empresas a proteger sua infraestrutura de TI.
TI continuará sendo um dos setores ‘beneficiados’ pela pandemia?
O investimento em TI continua a crescer à medida que mais e mais empresas se concentram na automação. Isso vale tanto para as PMEs quanto para as grandes empresas. Hoje não é mais surpreendente ver microempresas usando softwares em seu dia a dia, no entanto, elas ainda têm um longo caminho a percorrer. Por outro lado, alguns processos em grandes empresas ainda não são automatizados, então, mesmo aqui, há espaço para aproveitar ainda mais a tecnologia. Portanto, a TI tende a crescer à medida que a automação ocorre em empresas de todos os tamanhos. A pandemia levou a uma situação em que a área de TI, que antes era considerada uma função de back-end, assumiu um papel vital na linha de frente para garantir a sua continuidade dos negócios.
Quais são as expectativas de negócios e vendas da ManageEngine para este ano?
Houve sinais de um retorno à normalidade nos últimos meses e, portanto, esperamos registrar um crescimento geral de 30% este ano. Temos um conjunto sólido de produtos e um modelo de negócios que agrega muito valor a empresas de todos os tamanhos. Além disso, os clientes adoram o fato de termos um modelo de preços transparente e poder usar nossos produtos tanto no local quanto na nuvem. Em termos de canais, temos uma rede de parceiros muito forte para apoiar os clientes e, somado a isso temos equipes no Brasil, México e Colômbia para atender os mercados locais. Estaremos também fortalecendo as equipes nos mercados de língua portuguesa e espanhola em 2021. Levando em consideração todos esses fatores, estamos muito otimistas com relação aos próximos passos dos mercados Latam e Brasil.
Em termos de ofertas da ManageEngine há novidades no horizonte?
Lançamos produtos com base nas necessidades do mercado. Uma de nossas soluções futuras inclui uma ferramenta de monitoramento e gerenciamento remoto para MSPs, que ajudará a monitorar terminais e gerenciar dispositivos remotos de clientes.
Quais são os planos para o seu canal de vendas indiretas?
Nós mantemos uma relação saudável e próxima com nossos parceiros, sempre priorizando a ênfase no treinamento, pois eles são o primeiro ponto de contato com os clientes. Buscamos também capacitá-los em termos de mercado, sempre buscando transmitir mensagens importantes com nosso ponto de vista sobre tendências e sobre o futuro da TI. Um exemplo disso é dizer aos parceiros que ‘a Nuvem é o caminho a seguir’, pedindo-lhes para calibrar seu modelo de negócios continuamente conforme a mudança acontece, para que possam continuar a agregar valor aos clientes e, felizmente, nossos parceiros estão acompanhando a mudança.
Além disso, queremos expandir nossa rede de parceiros em todas as regiões do Brasil e, em particular, estamos procurando parceiros que se concentrem em negócios governamentais. Qualquer pessoa que tenha experiência em ITSM ou ITOM ou gerenciamento de endpoint ou segurança de TI e possa ajudar a resolver os desafios de gerenciamento de TI dos clientes pode ser um parceiro em potencial, assim como MSPs.
Há expectativa de investimentos no Brasil em médio prazo? Quais?
Sim, planejamos investir localmente. Atualmente estamos contratando para fortalecer a equipe sediada no Brasil, principalmente na área técnica, tendo como principal objetivo apoiar de forma ainda melhor nossos clientes. A equipe técnica da ManageEngine está constantemente interagindo com os clientes para primeiro entender os desafios que eles enfrentam no gerenciamento de sua infraestrutura de TI para, em seguida, ajudar a resolver esses desafios usando nosso expertise e amplo portfólio de soluções.
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