A Lenovo Group anunciou nesta quarta-feira (3/2) os resultados financeiros do terceiro trimestre (Q3) de seu ano fiscal com uma receita recorde do grupo, que cresceu 22% se comprado ao mesmo período do ano passado, alcançando US$ 17,2 bilhões. A companhia também fez outros anúncios importantes, como uma nova estrutura organizacional a partir de abril e a aposentadoria de Gianfranco Lanci, presidente corporativo e COO em setembro deste ano.
Este foi o segundo trimestre consecutivo de quebra de recorde, impulsionado pelo forte crescimento em todas as principais áreas de negócios. Os lucros também bateram novos recordes, com o lucro antes dos impostos do terceiro trimestre subindo 52% com relação ao ano anterior, para US$ 591 milhões, enquanto o lucro líquido também aumentou 53% com relação ao ano anterior, para US$ 395 milhões.
“A entrega de mais um trimestre recorde é um reflexo de nosso portfólio de produtos inovadores e excelência operacional, que impulsionou o crescimento em todos os negócios”, afirmou Yuanqing Yang, presidente e CEO da Lenovo. “Claramente, 2020 foi um ano desafiador que trouxe mudanças notáveis ao nosso mundo, mas a Lenovo respondeu rapidamente às mudanças do mercado impulsionadas por novas tendências de trabalho e estilo de vida e apresentou resultados sólidos. Agora, conforme começamos a ver os resultados de nossos investimentos em transformação, investiremos ainda mais em tecnologia e inovação, impulsionaremos a transformação inteligente em todos os setores e criaremos um crescimento sustentável”, garantiu.
Os desafios de 2020 continuam, em graus variados, no novo ano, diz o relatório. Isso inclui incertezas geopolíticas contínuas, escassez de fornecimento de componentes resultante da forte demanda e a pandemia global de Covid-19. No entanto, como uma empresa global operando em 180 mercados e com mais de 30 unidades de produção em todo o mundo, as perspectivas para 2021 continuam positivas. A nova norma global de trabalho, estudo e diversão em casa continuará a impulsionar tendências de crescimento sustentáveis e de longo prazo na demanda de dispositivos e requisitos de Nuvem e infraestrutura.
Unidades de negócios
O Intelligent Devices Group (IDG) da Lenovo continua liderando o crescimento do Grupo com o PC e o Grupo de Dispositivos Inteligentes (PCSD) entregando resultdo histórico. As receitas de US$ 14 bilhões, um aumento de 27% no comparativo anual, foram acompanhadas pela PTI com um aumento de 35% no comparativo anual para US$ 925 milhões e uma margem de lucro recorde de 6,6%. A segunda unidade de negócios do IDG, o Mobile Business Group (MBG), apresentou crescimento de receita de dois dígitos ano a ano e se recuperou do impacto da Covid-19 não apenas retomando a lucratividade, mas também alcançando a maior lucratividade desde que a Motorola foi adquirida.
O Grupo de Data Center (DCG) alcançou receita recorde de US$ 1,63 bilhão graças ao crescimento geral, melhorando a lucratividade em quase um ponto no comparativo anual. Os provedores de serviços em Nuvem e os segmentos Enterprise/SMB entregaram um crescimento ano a ano, com US$ 1 bilhão em receita, o maior valor em mais de três anos, enquanto Storage teve receita recorde e superou o mercado em 11 pontos. A receita em infraestrutura e serviços definidos por software também atingiu um novo recorde.
A área de Transformação Inteligente continua a ter um forte progresso, pois a receita total de Software e Serviços cresceu quase 36%, para um novo recorde de quase US$ 1,4 bilhão, mais de 8% da receita total do grupo. A receita de Serviços Anexados, Serviços Gerenciados e Serviços de Solução alcançou um crescimento anual de quase 26%, 73% e 49%, respectivamente, enquanto Device-as-a-Service entregou um alto crescimento de 74% no ano no ano. Além disso, a receita de comércio eletrônico cresceu quase 45% ano a ano e continuou a bater novos recordes.
Nova estrutura
A Lenovo anunciou uma nova estrutura organizacional projetada para capitalizar as oportunidades de crescimento de transformação liderada por serviços do grupo. A partir de 1º abril de 2021, a Lenovo reunirá equipes de serviços e soluções e recursos de toda a empresa para formar uma organização dedicada – o novo Solutions & Services Group (SSG). O SSG impulsionará ainda mais a transformação da empresa, fornecendo negócios incrementais em verticais inteligentes, serviços anexados, serviços gerenciados e ofertas como serviço, incluindo DaaS e Truscale.
Com isso, os negócios da Lenovo serão estruturados em três principais grupos de negócios alinhados à estratégia 3S de Smart IoT, Smart Infrastructure e Smart Verticals da empresa, a saber, IDG (Intelligent Devices Group), com foco em Smart IoT; ISG (Infrastructure Solutions Group), com foco em Smart Infrastructure; e SSG (Solutions & Services Group), com foco em Verticais e Serviços.
Serviço
www.lenovo.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo