book_icon

Proteção de dados: Arcserve aponta tendências para 2021

Proteção de dados: Arcserve aponta tendências para 2021

hacker em frente ao notebookApós um ano como 2020, é temerário fazer qualquer previsão. Quando pensamos em como estava o mundo exatamente há um ano e como ele se encontra hoje temos a dimensão de quão imprevisível pode ser a vida. “Porém, mesmo com múltiplos componentes de incertezas, é possível identificar com base no atual cenário quais serão as principais tendências em relação à proteção de dados para 2021”, comenta Daniela Costa, vice-presidente para a América Latina da empresa de segurança Arcserve.

Em sua opinião, a primeira tendência é quase que uma consequência natural do cenário gerado mundialmente pela pandemia, com os funcionários passando quase que da noite para o dia a trabalhar remotamente de suas casas. “A boa notícia aqui é que as equipes de segurança de TI estão estabelecendo perímetros mais seguros para os trabalhadores remotos com recursos adicionais sendo alocados para a Nuvem e serviços de hospedagem, com a modernização dos processos de trabalho tendo por objetivo maior segurança e governança”, analisa Daniela.

Segurança cibernética é outra tendência forte no radar para 2021, uma vez que os ataques criminosos estão se tornando mais frequentes, gerando cada vez maiores prejuízos e buscando causar cada vez maiores danos, fazendo da infraestrutura crítica um alvo preferencial, comprometendo operações vitais como captação e distribuição de óleo e gás.

Uma forma efetiva de combate a esta modalidade de crime é o emprego de recursos de Inteligência Artificial (IA) e de automação. Para a executiva, “a IA é uma aliada decisiva por sua capacidade de mergulhar em imensos volumes de dados e analisar relatórios procurando por ameaças e vulnerabilidades a uma velocidade simplesmente impossível para um ser humano”.

Outra tendência para 2021 diz respeito à regulamentação e ao compliance, pois em todo mundo a legislação relativa à privacidade e proteção de dados está se tornando cada vez mais rígida, com mais de 60% de todos os países já tendo adotado algum tipo de proteção legal para seus cidadãos. “Esse movimento é irreversível e o custo anual estimado de não cumprimento das determinações legais está estimado em US$ 14,8 milhões”, detalha a vice-presidente para a América Latina da Arcserve.

Por fim, mas não menos importante, a quarta tendência aponta para um grande cuidado com o consumidor quando o tema é proteção de dados. Pesquisas mostram que cerca de 60% dos usuários irão parar de fazer negócios com organizações vítimas de ataques cibernéticos no ano passado e que um em quatro clientes irão buscar um serviço ou produto concorrente após uma paralisação dos serviços em função de um ataque de ransomware.

“As empresas estão buscando trabalhar a questão da segurança de dados desde a concepção até a implementação. Isso significa proteger os dados desde a fase de P&D, implementando protocolos de gerenciamento de acesso para que apenas as pessoas certas possam ver as informações sensíveis, fazendo uso da tecnologia para detectar e resolver ameaças internas e externas à segurança”, finaliza Daniela Costa.

Serviço
www.arcserve.com

Arcserve

Daniela Costa

Ransomware

segurança

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento