book_icon

Projetos de logística crescem durante o período de isolamento social

Grandes empresas do Varejo, e-Commerce e de Marketplace, indústria farmacêutica e hospitalar são responsáveis pelo crescimento dos negócios do Grupo FLJ Tecnologia em 2020
Projetos de logística crescem durante o período de isolamento social

O Grupo FLJ Tecnologia, que reúne empresas desenvolvedoras de Aplicações e Serviços de negócios, Certificação Digital e Automação de Processos de Negócios, informa que registrou aumento de 500% no número de projetos baseados em seu portfólio para o setor de logística. O resultado está concentrado em grandes empresas de Varejo e do Comércio Eletrônico e principais marketplaces, gerando um aumento de 30% no ano, o dobro em comparação com o ano anterior.

Nos primeiros meses de isolamento, de abril a outubro, a empresa teve um aumento de 400% no volume de grandes projetos, envolvendo um amplo conjunto de soluções, desde a instalação de WMS e sorters, ou sistema de classificação automática de pedidos, e rotas e localizadas, entre outras aplicações.

O setor de logística foi um dos exigidos no período, o que nos permitiu conquistar grandes contas nestes segmentos

A empresa também possui mais de 5,7 mil clientes de pequeno porte, a maioria deles fortemente afetados pela paralisação de suas atividades, mas o crescimento do Grupo neste segmento foi de 10% devido às adequações nos contratos, o que também contribuiu para conquista de novos usuários de seus sistemas de gestão e de certificação digital.

Segundo Fábio Costa, presidente do Grupo, a companhia já estava em crescimento constante nos anos anteriores a uma média de 15%, mas o impulso em 2020 foi graças às capacidades das tecnologias oferecidas para atender projetos complexos em setores mais impactados pelo isolamento social, como a distribuição de produtos em setores considerados essenciais para a sociedade. “Grandes empresas foram levadas a investir pesadamente na melhoria dos seus processos de negócios e o setor de logística foi um dos exigidos no período, o que nos permitiu conquistar grandes contas nestes segmentos”, afirma o executivo.

Rede de parceiros é peça-chave
Para chegar a estes resultados, o Grupo contou com a participação de seus parceiros e integradores, desde a captação dos novos clientes até a entrega das soluções por encomenda, incluindo a linha de equipamentos que combinam hardware e software (appliance) para automação intralogística, com aumento de 500% das vendas. O destaque ficou para o Pad Picking – que faz a separação e conferência de produtos, e separação e que pode ser integrado com os equipamentos de sorter. Outro produto com resultado expressivo foi o Picking By Light, que são leds que mostram o local exato e quantidade a ser separada no processo de logística e é a única da categoria fabricada no Brasil pelo próprio Grupo: foram mais de 4 mil unidades vendidas.

Fazem parte da rede de parceiros integradores do Grupo FLJ Tecnologia a Invent, de São Bernardo do Campo, SP, Bertolini, de Bento Gonçalves, RS, e a Pitney Bowes, de Barueri, SP. “Nosso objetivo é fortalecer esta nossa rede de integradores para que possamos manter o ritmo e chegar a dobrar o volume de negócios em 2021”, informa Costa.

Lançamentos estão no horizonte da companhia, garante o executivo, porque – em sua avaliação – as mudanças durante a pandemia continuarão impactando o comportamento da sociedade e das empresas, afetando fortemente o futuro da digitalização das organizações. “Houve uma uma aceleração e um avanço em todas as áreas e nossa expectativa é que manteremos o nosso crescimento a partir de novas ofertas e serviços. Depois que a vacina atender a toda a população no Brasil e no mundo, haverá uma acomodação no volume de vendas e elas serão um pouco menores que agora em muitos segmentos. No nosso caso, entendemos que as mudanças que efetuamos para conseguir atender aos nossos clientes nos ajudarão a manter o ritmo dos últimos anos”, projeta.

Indústria farmacêutica e hospitalar: crescimento acentuado
Além do grande Varejo e do Comércio Eletrônico, outros dois setores que foram fortemente impactados pela pandemia foram a indústria farmacêutica e de produtos hospitalares, responsáveis por um aumento entre 20% e 30%, dependendo da atividade envolvida. “Como também neste segmento as empresas foram levadas a investirem na melhoria dos processos industriais e de abastecimento, contabilizamos aumento das vendas de nossos sistemas computacionais. Projetamos um crescimento semelhante para 2021 nessas áreas”, afirma o executivo.

Na contramão da realidade de muitas empresas, que demitiram muitos funcionários, o Grupo FLJ Tecnologia aumentou em 35% a sua força de trabalho. “As empresas precisam se conectar com a nova realidade e buscar segurar seus colaboradores, que sempre foram a peça chave para a entrega de seus produtos e serviços nas crises e que são essenciais para a manter a produtividade. Passamos por um período de incertezas nos primeiros meses, mas logo percebemos que a resposta que a nossa precisava dar ao mercado seria apoiada em nossos colaboradores”, finaliza Costa.

Serviço
www.grupoflj.com.br

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.