Ampliar o alcance de sua rede óptica e reforçar a segurança do tráfego de dados, com rotas de transmissão alternativas, para atender à demanda crescente por banda em regiões metropolitanas e interior do estado de São Paulo. Esse é o principal objetivo da Ava Telecom, operadora que presta serviços de dados e voz, ao investir na expansão de suas redes ópticas Dense Wavelength Division Multiplexing – DWDM, com soluções da Padtec, que oferecem taxas de transmissão de 100 e 200 Gb/s.
A operadora possui, atualmente, um total de quase 3 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas entre a capital e o interior de São Paulo, que interligam os principais pontos de troca de tráfego de dados do país. Para iluminar um novo trecho de mais de 600 quilômetros de extensão – um anel óptico que conecta os municípios de Campinas e Ourinhos, no interior paulista -, a Padtec forneceu transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) e sistemas de proteção de rota. O novo trecho iluminado, que chega até a divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, oferece uma capacidade total de tráfego de dados de 1,2 Tb/s e permite atender às demandas por banda de cerca de 50 novos provedores de serviços, os ISPs, locais – proporcionando ao mercado uma nova alternativa de interligação entre os estados.
Paul Sassine, CEO da Ava Telecom, ressalta que, além de mais autonomia e segurança para o tráfego de dados, o investimento em redes próprias abre novas oportunidades de negócios para a operadora – que pode, por exemplo, fornecer links dedicados para clientes em expansão. “O investimento da Ava Telecom em inovação e ampliação de sua infraestrutura de rede tem sido motivado, sobretudo, pelo crescimento contínuo da demanda por banda e novos serviços, decorrente do aumento do tráfego durante o isolamento social determinado pela pandemia de Covid-19. Também é um motivador importante o desempenho sempre crescente dos ISPs para atender, cada vez melhor, a demanda no interior do estado e oferecer a seus clientes mais qualidade e novos serviços”, conta o executivo.
Só no Brasil, a Padtec já iluminou mais de 70 mil quilômetros de redes ópticas DWDM para provedores de serviços de internet. “Os provedores regionais chegaram ao final de 2020 como começaram: em ascensão. Esse grupo de empresas pulverizadas Brasil afora já representa pouco mais de 40% do mercado nacional de banda larga fixa”, destaca Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec, mencionando dados divulgados pela Anatel no início do terceiro trimestre de 2020. “Para atender à demanda desse mercado por alta capacidade de transmissão com ocupação de espaço reduzida, a Padtec desenvolveu, por exemplo, uma solução DWDM compacta, que oferece aos ISPs uma relação entre custo e desempenho bastante atrativa”, afirma o executivo. “Com isso, os provedores passam a contar com soluções que adicionam mais capacidade às suas redes de transmissão, a custos acessíveis”, completa.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo