Para fechar o ano de 2020, o HUB de Inteligência Artificial do Senai no Paraná está lançando um booklet detalhando cases e provas de conceitos (PoCs) desenvolvidas pela primeira turma de Residência em Inteligência Artificial, que encerrou suas atividades em setembro deste ano. Ao todo, 20 estudantes passaram pelo programa, sendo que 16 deles chegaram a se formar, recebendo diploma de pós-graduação Lato Sensu em Inteligência Artificial Aplicada à Indústria, pelas Faculdades da Indústria de Londrina.
“O programa de Residência em Inteligência Artificial foi inspirado nos programas de estágio supervisionado das Big Techs, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuação no mercado e com conhecimento de tecnologias contemporâneas. Ao longo de 12 meses de trabalho, foram trabalhados 31 projetos, com entregas consideradas satisfatórias pelas 13 empresas patrocinadoras”, conta Muriel Mazzetto, consultor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do HUB de IA do Senai no Paraná.
Para ele, o principal diferencial do programa está na atuação em projetos e demandas reais de toda a indústria nacional, independente do nicho de atuação. “Muitas empresas não têm profissionais capacitados ou gente suficiente para atuar na área, mas têm ideias que gostariam de explorar para desenvolver novos produtos ou inovar nos meios de produção. Desta maneira, essa primeira turma teve um grande impacto no cenário de inovação em Inteligência Artificial, democratizando o conhecimento e a produção de tecnologia em empresas de todo porte”, analisa o consultor.
Entre os temas trabalhados nos projetos, estão reconhecimento de padrões em imagens, extração de informação de documentos, previsão de parada de linha de produção, previsão de produção no agronegócio, auditoria de documentos, compreensão de nichos em redes sociais, chatbots, estimativa de qualidade de produtos e previsão de manutenção de máquinas, entre outros. Para a primeira turma, o programa contou com 13 empresas patrocinadoras: Acesso Digital (atualmente Único IdTech), Agrisolus, Bosch, Cocamar, CNR, FarmGo, Grupo Boticário, Integrada, QExpert, Unimed Londrina, Rumo, Sicoob Metropolitano (Maringá) e Veltec (atualmente do Grupo Trimble).
Continuidade do programa
De acordo com Muriel, os resultados obtidos pela primeira turma ainda motivaram a continuação do programa, com uma segunda turma, que já está na metade do ciclo, e também a abertura de uma terceira turma em 2021, tendo em vista o interesse de empresas que visam aproveitar esse impulso na inovação tecnológica.
Inaugurado em 2019 na cidade de Londrina, o HUB de Inteligência Artificial Senai tem atuação nacional com a missão de acelerar a adoção das novas tecnologias pelas empresas brasileiras. O HUB atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil. O HUB de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA.
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.
Serviço
www.senaipr.com.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/hubia
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo