book_icon

Pesquisa revela a importância de adotar métricas no ambiente corporativo em 2021

Muitas empresas já vinham se adaptando e outras começaram a realizar o processo às pressas. Mas um fato é verdade: as estratégias de trabalho já vinham evoluindo nos últimos anos, mas as métricas e a governança não acompanharam o mesmo ritmo
Pesquisa revela a importância de adotar métricas no ambiente corporativo em 2021

Para fazer escolhas em meio às incertezas é preciso buscar alternativas que tragam mais assertividade nas tomadas de decisão; Via Varejo, PepsiCo, Saint-Gobain, Carrefour, BRF, Livelo, SBT e Klabin: entenda como essas grandes empresas transformaram a própria comunicação e passaram a adotar métricas para antecipar riscos, engajar os colaboradores e se preparar para o futuro do trabalho.
A pandemia causada pelo Covid-19 escancarou a necessidade da Transformação Digital se tornar uma realidade em todos os setores. Muitas empresas já vinham se adaptando e outras começaram a realizar o processo às pressas. Mas um fato é verdade: as estratégias de trabalho já vinham evoluindo nos últimos anos, mas as métricas e a governança não acompanharam o mesmo ritmo. Segundo a pesquisa da Deloitte “Tendências globais de capital humano 2020”, as organizações devem buscar novas formas para encontrarem métricas relevantes e acionáveis, por meio de ferramentas de People Analytics, que possam basear decisões sobre riscos e oportunidades críticas de capital humano, mesmo diante de incertezas sobre o futuro, a força e o local de trabalho.

A pandemia causada pelo Covid-19 escancarou a necessidade da Transformação Digital se tornar uma realidade em todos os setores. Muitas empresas já vinham se adaptando e outras começaram a realizar o processo às pressas  

Ainda de acordo com o estudo, a demanda por novos insights da força de trabalho é cada vez maior e global, para se ter uma ideia, 97% dos entrevistados afirmaram precisar de informações adicionais sobre algum aspecto de sua força de trabalho. Segundo André Franco, CEO do Dialog.ci, supperap de comunicação interna e RH para empresas que funciona como um hub para o colaborador, as métricas se tornam fundamentais e são uma estratégia para as necessidades do futuro. “Por meio delas é possível detectar e analisar mudanças e tendências internas e externas. Além disso, possibilitam que os líderes e gestores tenham perspectivas e planejamento para anteciparem e enfrentarem os desafios do ambiente corporativo que estão em constante transformação”, revela.
As organizações que não usam dados e análises para gerenciar seus talentos correm o risco de perderem vantagem competitiva. “É fundamental ter uma boa comunicação e analisar se essa informação está chegando até os colaboradores, também é necessário um processo de construção de marca, em que um propósito possa guiar toda a empresa. As companhias que desejam compreender a eficácia de suas iniciativas de força de trabalho podem usar novas ferramentas de comunicação interna e análise de rede organizacional para ajudar a compreender as conexões e sentimentos da força de trabalho”, aconselha Franco.
Nesse cenário, todo o processo de comunicação com os colaboradores precisa ser mensurado e avaliado constantemente. “Por meio de um app corporativo é possível deixar o dia dos colaboradores mais leve e aumentar o engajamento do time. Com diversas funcionalidades, a ferramenta oferece e propõe desafios, brincadeiras, interações dando voz aos colaboradores. Pequenas atitudes, como comemorar aniversário e campanhas de home office, podem fazer uma grande diferença. O melhor disso é poder acompanhar os resultados destas ações, com as métricas fornecidas pela plataforma”, conta André Franco.
Comunicação e métricas devem andar juntas
De olho nesse cenário, as organizações podem desenvolver métricas especializadas para ajudar a entender melhor aspectos específicos da força de trabalho. Outra forma de entender e se dialogar com o colaborador é por meio de um canal de comunicação. Esse foi o caso da Via Varejo, que adotou uma ferramenta para se comunicar com 46 mil colaboradores. Com o intuito de aproximar, engajar e criar senso de pertencimento entre os colaboradores, inclusive os que agora estão trabalhando em home office, a Companhia adotou a plataforma de comunicação interna da startup Dialog.ci como sua intranet 4.0, que foi personalizada e batizada como Conecta. A plataforma visa levar comunicação até a ponta, engajando todo o público das Casas Bahia, Ponto Frio, fábrica de móveis Bartira, 26 Centros de Distribuição espalhados pelo país e também o público corporativo.
As grandes empresas também estão caminhando nesse sentido, como é o caso do Carrefour, SBT, BRF, Livelo, Klabin e Adecoagro. O impacto e importância das redes sociais já é uma realidade bem conhecida para as áreas de marketing e comunicação e gera uma possibilidade de obter métricas exatas. “A interação dentro desses apps aproxima ainda mais os clientes da marca. Assim, como as empresas já reconheceram a importância de estarem presentes nas redes sociais para o público final, agora estão aderindo também as redes corporativas internas. É uma forma de se comunicar e estar próximo dos colaboradores”, alerta Franco.
Por meio de métricas e comunicação também é possível identificar influenciadores internos e os colaboradores mais admirados pelos colegas, que podem receber um reconhecimento formal da empresa ou um parabéns direto do presidente. “A plataforma traz métricas que permitem a identificação de influenciadores internos, que companhias podem promover a embaixadores e dar-lhes maior autonomia para comunicação a todos da empresa, para que mais funcionários se sintam engajados. Além disso, a plataforma também entrega métricas para gestores de RH e CI que lhes dão a visão clara do alcance, absorção e eficácia dos comunicados internos, sabendo exatamente onde precisam melhorar sua comunicação e engajamento de colaboradores”, conclui André Franco.
Serviço
www.dialog.ci

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.