book_icon

Como a tecnologia está melhorando a rotina de uma das profissões na área de Comex

Especialista explica quais as principais funções e a importância de contar com os serviços de um despachante aduaneiro
Como a tecnologia está melhorando a rotina de uma das profissões na área de Comex

Muitos passos precisam ser realizados para que exista uma exportação ou importação completa e sem problemas. O Comex, que antes era conhecido como um dos setores mais burocráticos e com processos antigos, hoje, vem sendo revolucionado com o uso de inovação e tecnologia. Dessa forma, muitas transformações estão favorecendo e simplificando a rotina de quem precisa importar e exportar.
O dia a dia de quem trabalha com comércio exterior ganhou agilidade e eficiência com a ajuda de startups, como a Mainô – plataforma de gestão para Comex e também de profissionais que atuam para aprimorar demandas inseridas nos diversos processos da área, como os despachantes aduaneiros. O despachante aduaneiro faz a função de intermediar as principais questões legais com documentos em órgãos federais e muitos outros procedimentos para que as importações possam ser realizadas pelas empresas.

O uso de um serviço aduaneiro, permite ao cliente evitar um custo mais alto. Dessa forma, o relacionamento entre cliente e profissional precisa ser construído na base da confiança e transparência  

“O despachante aduaneiro é parte fundamental para que todo o processo seja finalizado com sucesso. É de extrema importância contar com a ajuda deste profissional, por isso, na Mainô nós temos o programa de parcerias para que os despachantes possam ter ferramentas tecnológicas como diferencial no seu trabalho”, comenta Eduardo Ferreira – CEO da Mainô.
Apesar de muitas pessoas não saberem quais as principais funções e a importância de contar com este profissional para que tudo aconteça dentro da legislação, o especialista em gestão de comércio, separou abaixo alguns dados importantes sobre o trabalho de um despachante aduaneiro:
Especialista no setor
Todo o processo aduaneiro necessita de habilidade e atenção, por ser um serviço internacional muitas regras estão inseridas nos passos. Muitas são as mudanças na legislação aduaneira, por isso, contar com um especialista no setor é de extrema importância, pois só assim, você conseguirá ter a tranquilidade de entregar algum problema para uma pessoa que já está adaptado com diversas situações.
Economia
O despachante aduaneiro, consegue envolver diversas funções dentro do seu processo de trabalho. Com isso, ele acaba agregando valor ao cliente, gerando a redução de custos.
Relação com o cliente
Os processos de Comex são de extrema importância, por isso, é preciso confiar extremamente no profissional que está prestando serviço. Afinal, se as mercadorias não forem entregues de forma correta, o transtorno é muito maior. O uso de um serviço aduaneiro, permite ao cliente evitar um custo mais alto. Dessa forma, o relacionamento entre cliente e profissional precisa ser construído na base da confiança e transparência.
Inovação
Apesar de toda a revolução no Comex, o despachante aduaneiro conseguiu se digitalizar facilmente, tornando-se próximo das tecnologias que podem ser usadas a seu favor. Assim, aplicativos, sites, softwares e sistemas de gestão são ferramentas fundamentais para que o despachante seja assertivo e rápido em suas entregas.
Na Mainô, por exemplo, é oferecido um sistema rápido, simples e fácil para que este profissional ofereça vantagens competitivas ao seu cliente. Além disso, o programa de parceiros é feito para que os despachantes possam utilizar uma plataforma exclusiva e gratuita para espelhos de DI, facilitando a tarefa do importador de emissão da nota fiscal de entrada de importação.
Serviço
www.maino.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.