book_icon

Hitachi Vantara moderniza infraestrutura de TI da Celepar

Após a modernização da TI, a Celepar obteve ganho de performance, desempenho, eficiência e economia de espaço
Hitachi Vantara moderniza infraestrutura de TI da Celepar

A Hitachi Vantara, fabricante global de armazenamento e gerenciamento de dados, otimizou o acesso aos serviços administrativos, de saúde e de segurança para o cidadão paranaense por meio da migração dos servidores de TI da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a Celepar.
Fundada em 1964, a Celepar é pioneira entre as empresas públicas de Tecnologia da Informação. A companhia é focada em soluções digitais para a sociedade, e há 56 anos vem transformando o Estado do Paraná em um prestador de serviços mais simples, digital e intuitivo, otimizando processos e eliminando burocracias. Com o avanço da Transformação Digital, a Celepar precisava modernizar a infraestrutura de TI com um equipamento high-end que atendesse tanto as cargas mais críticas de volumes de dados de seu data center, quanto das outras instâncias do Governo do Paraná que a companhia abriga, com abrangência aos ambientes Mainframe e RISC.

A escolha foi por um hardware mais moderno e eficiente, que proporcionasse eficiência de dados com uma capacidade de 500 terabytes de disco, que com a compressão ultrapassaria 1 petabyte em volume utilizável

Como o propósito da companhia é promover mais qualidade de vida à população, conectando as pessoas ao governo de forma mais ágil e segura, havia a necessidade de atualizar as soluções de armazenamento, já que não estavam mais atendendo às expectativas de crescimento. O desafio então, era encontrar uma máquina que atendesse as demandas até 2024. Era imprescindível evoluir para uma infraestrutura que fosse capaz de abrigar as LPARs (partições lógicas) e comportar os bancos de dados com grande volumetria, para conseguir obter escalabilidade e tech refresh.
Após realizar uma análise, a Hitachi Vantara indicou a migração para o Hitachi Virtual Storage Platform – VSP, F1500 para consolidar as cargas mais críticas de dados em uma só máquina, e migrar as plataformas RISC e Mainframe. Por isso a escolha foi por um hardware mais moderno e eficiente, que proporcionasse eficiência de dados com uma capacidade de 500 terabytes de disco, que com a compressão ultrapassaria 1 petabyte em volume utilizável.
Até o momento, 350 terabytes já foram migrados e a estabilidade foi tão grande, que não houve impactos para o usuário final. Essas soluções facilitaram o dia a dia do cidadão, que obteve acesso mais rápido aos serviços do Estado. O Detran Fácil, por exemplo, foi um portal desenvolvido para evitar que os usuários tivessem que aguardar por horas um atendimento presencial.
A Celepar migrou 100 servidores do Estado do Paraná, de áreas essenciais como segurança (Secretaria de Segurança Pública e Central de Atendimento e Despacho de Viaturas); saúde (Secretaria de Estado da Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS); e atividades administrativas (Folha de Pagamento do Estado, Serviços Integrados com a Receita Federal, e Detran PR – Departamento de Trânsito do Paraná).
“A transformação digital requer soluções mais práticas e menos burocráticas, por isso, a Hitachi Vantara se preocupa por oferecer uma infraestrutura de TI moderna que atenda o constante crescimento das informações armazenadas. E isso é feito de maneira segura, eficiente e rápida, impactando positivamente tanto quem vive o dia a dia da empresa, quanto quem utiliza os serviços prestados”, pontua Thomaz Blummer, arquiteto de Soluções na Hitachi Vantara.
Com a migração para a nova plataforma, houve o aumento da segurança dos dados através dos módulos FMD HDE, que incluem tecnologia de criptografia e usam certificados digitais para garantir a segurança completa dos dados, evitando que pessoas não autorizadas acessem as informações sigilosas da Celepar; além disso, houve a consolidação das cargas mais críticas; melhor tempo de resposta; redução de footprint, com um petabyte em meio rack somente; e redução de espaço no data center.
O espaço, inclusive, é fundamental para a Celepar já que a companhia possui uma sala cofre desde 2015 onde estão armazenados os dados do Governo do Estado e do cidadão paranaense. A sala cofre conta com um centro de dados de 270 m² que opera 24 horas por dia e dispõe de uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital.
Em relação à formatação dos discos, ela foi realizada em 30 minutos, e todo o projeto foi concluído em apenas 2 meses, gerando economia de energia. Outro grande resultado notado com a aquisição do VSP F1500 foi a virtualização, que possibilitou a migração dos outros discos que a Celepar já possuía para o storage da Hitachi, de forma rápida, simples e segura. Essa facilidade se deve ao fato de que a matriz da Hitachi Vantara suporta cargas mais críticas com grande compatibilidade.
“A Celepar tornou-se um modelo de governo eletrônico graças ao esforço dos colaboradores e todo o investimento realizado em empresas comprometidas em oferecer as melhores soluções de tecnologia, aliadas ao profundo conhecimento dos técnicos. Estamos muito orgulhosos em poder proporcionar serviços de qualidade para a população do nosso Estado”, finaliza Dario Kuceki Knopfholz, coordenador de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação.
Serviço
www.celepar.pr.gov.br
www.hitachivantara.com
 

Celepar

Dario Kuceki Knopfholz

Hitachi Vantara

Hitachi Virtual Storage Platform

Thomaz Blummer

VSP F1500

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento