book_icon

Hitachi Vantara moderniza infraestrutura de TI da Celepar

Após a modernização da TI, a Celepar obteve ganho de performance, desempenho, eficiência e economia de espaço
Hitachi Vantara moderniza infraestrutura de TI da Celepar

A Hitachi Vantara, fabricante global de armazenamento e gerenciamento de dados, otimizou o acesso aos serviços administrativos, de saúde e de segurança para o cidadão paranaense por meio da migração dos servidores de TI da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a Celepar.
Fundada em 1964, a Celepar é pioneira entre as empresas públicas de Tecnologia da Informação. A companhia é focada em soluções digitais para a sociedade, e há 56 anos vem transformando o Estado do Paraná em um prestador de serviços mais simples, digital e intuitivo, otimizando processos e eliminando burocracias. Com o avanço da Transformação Digital, a Celepar precisava modernizar a infraestrutura de TI com um equipamento high-end que atendesse tanto as cargas mais críticas de volumes de dados de seu data center, quanto das outras instâncias do Governo do Paraná que a companhia abriga, com abrangência aos ambientes Mainframe e RISC.

A escolha foi por um hardware mais moderno e eficiente, que proporcionasse eficiência de dados com uma capacidade de 500 terabytes de disco, que com a compressão ultrapassaria 1 petabyte em volume utilizável

Como o propósito da companhia é promover mais qualidade de vida à população, conectando as pessoas ao governo de forma mais ágil e segura, havia a necessidade de atualizar as soluções de armazenamento, já que não estavam mais atendendo às expectativas de crescimento. O desafio então, era encontrar uma máquina que atendesse as demandas até 2024. Era imprescindível evoluir para uma infraestrutura que fosse capaz de abrigar as LPARs (partições lógicas) e comportar os bancos de dados com grande volumetria, para conseguir obter escalabilidade e tech refresh.
Após realizar uma análise, a Hitachi Vantara indicou a migração para o Hitachi Virtual Storage Platform – VSP, F1500 para consolidar as cargas mais críticas de dados em uma só máquina, e migrar as plataformas RISC e Mainframe. Por isso a escolha foi por um hardware mais moderno e eficiente, que proporcionasse eficiência de dados com uma capacidade de 500 terabytes de disco, que com a compressão ultrapassaria 1 petabyte em volume utilizável.
Até o momento, 350 terabytes já foram migrados e a estabilidade foi tão grande, que não houve impactos para o usuário final. Essas soluções facilitaram o dia a dia do cidadão, que obteve acesso mais rápido aos serviços do Estado. O Detran Fácil, por exemplo, foi um portal desenvolvido para evitar que os usuários tivessem que aguardar por horas um atendimento presencial.
A Celepar migrou 100 servidores do Estado do Paraná, de áreas essenciais como segurança (Secretaria de Segurança Pública e Central de Atendimento e Despacho de Viaturas); saúde (Secretaria de Estado da Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS); e atividades administrativas (Folha de Pagamento do Estado, Serviços Integrados com a Receita Federal, e Detran PR – Departamento de Trânsito do Paraná).
“A transformação digital requer soluções mais práticas e menos burocráticas, por isso, a Hitachi Vantara se preocupa por oferecer uma infraestrutura de TI moderna que atenda o constante crescimento das informações armazenadas. E isso é feito de maneira segura, eficiente e rápida, impactando positivamente tanto quem vive o dia a dia da empresa, quanto quem utiliza os serviços prestados”, pontua Thomaz Blummer, arquiteto de Soluções na Hitachi Vantara.
Com a migração para a nova plataforma, houve o aumento da segurança dos dados através dos módulos FMD HDE, que incluem tecnologia de criptografia e usam certificados digitais para garantir a segurança completa dos dados, evitando que pessoas não autorizadas acessem as informações sigilosas da Celepar; além disso, houve a consolidação das cargas mais críticas; melhor tempo de resposta; redução de footprint, com um petabyte em meio rack somente; e redução de espaço no data center.
O espaço, inclusive, é fundamental para a Celepar já que a companhia possui uma sala cofre desde 2015 onde estão armazenados os dados do Governo do Estado e do cidadão paranaense. A sala cofre conta com um centro de dados de 270 m² que opera 24 horas por dia e dispõe de uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital.
Em relação à formatação dos discos, ela foi realizada em 30 minutos, e todo o projeto foi concluído em apenas 2 meses, gerando economia de energia. Outro grande resultado notado com a aquisição do VSP F1500 foi a virtualização, que possibilitou a migração dos outros discos que a Celepar já possuía para o storage da Hitachi, de forma rápida, simples e segura. Essa facilidade se deve ao fato de que a matriz da Hitachi Vantara suporta cargas mais críticas com grande compatibilidade.
“A Celepar tornou-se um modelo de governo eletrônico graças ao esforço dos colaboradores e todo o investimento realizado em empresas comprometidas em oferecer as melhores soluções de tecnologia, aliadas ao profundo conhecimento dos técnicos. Estamos muito orgulhosos em poder proporcionar serviços de qualidade para a população do nosso Estado”, finaliza Dario Kuceki Knopfholz, coordenador de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação.
Serviço
www.celepar.pr.gov.br
www.hitachivantara.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.