book_icon

Microsoft Azure oferece novos serviços de análise e governança de dados

Synapse Analytics e Purview prometem tratar as informações de forma holística, gerando insights e prevendo cenários
Microsoft Azure oferece novos serviços de análise e governança de dados

Em um evento virtual chamado Shape your future with data and analytics, realizado na quinta-feira (3/12) para desenvolvedores, a Microsoft anunciou a disponibilidade da versão mais recente de seu principal serviço de análise de Nuvem, o Azure Synapse Analytics, uma evolução do Azure SQL Data Warehouse, que chega com uma grande reformulação de recursos. Além disso, a empresa anunciou um novo serviço de governança de dados, chamado Azure Purview.
Segundo Julia White, vice-presidente corporativa do Microsoft Azure, os dados estão no cerne da Transformação Digital, que também são a base das organizações que se mostraram mais resilientes este ano com a pandemia de Covid-19. São eles que permitem o poder analítico, analisar o passado, obter novos insights e prever e planejar o futuro. “Para aproveitar o poder dos dados, primeiro precisamos quebrar os silos, expandir além da visão tradicional de que os silos de dados são o cerne do problema. A verdade é que muitas empresas também possuem silos de habilidades e silos de tecnologias, não apenas de dados. E isso deve ser tratado de forma holística”, comentou.

O Azure Purview ajuda a descobrir todos os dados em sua organização, rastrear a linhagem de dados e criar um glossário de negócios onde quer que estejam armazenado  

De acordo com a executiva, tecnologias especializadas como Data Warehouses e Data Lakes ajudam a coletar e analisar dados de todos os tamanhos e formatos. Mas, ao fazer isso, muitas vezes criaram nichos de conhecimento e tecnologia especializada no processo. “Este é o paradoxo da análise: quanto mais aplicamos novas tecnologias para integrar e analisar dados, mais silos podemos criar. Para quebrar esse ciclo, uma nova abordagem é necessária, as organizações devem quebrar todos os silos para obter poder analítico e preditivo de maneira unificada, segura e compatível”, pontuou White.
“É por isso que recuamos e adotamos uma nova abordagem para análises no Azure. Reestruturamos nossos armazenamentos de dados operacionais e analíticos para aproveitar ao máximo uma nova arquitetura nativa da Nuvem. Essa mudança fundamental, ao mesmo tempo em que mantém ferramentas e linguagens consistentes, é o que permite que os silos antigos de habilidades, tecnologia e dados sejam eliminados”, comentou.
Novas ofertas No centro disso está o Azure Synapse Analytics, um serviço de analítica ilimitado, que reúne integração de dados, data warehousing empresarial e analítica de Big Data em um único serviço para gerar insights. Com o Azure Synapse, as organizações podem executar toda a gama de projetos de análise e colocar os dados para trabalhar de forma muito mais rápida, produtiva e segura, gerando percepções de todas as fontes de dados. E, mais importante, o Azure Synapse combina recursos que abrangem as necessidades de engenharia de dados, Machine Learning e BI sem criar silos em processos e ferramentas.
Porém, disse White, apenas quebrar silos não é suficiente. Uma solução abrangente de governança de dados é necessária para saber onde todos os dados residem na empresa. Uma organização que não sabe onde estão seus dados, não sabe qual será seu futuro. “Para capacitar esta solução, temos o orgulho de oferecer o Azure Purview, um serviço de governança de dados unificado que ajuda as organizações a obter um entendimento completo de seus dados”, disse. “O Azure Purview ajuda a descobrir todos os dados em sua organização, rastrear a linhagem de dados e criar um glossário de negócios onde quer que estejam armazenados: no local, entre Nuvens, em aplicativos SaaS e no Microsoft Power BI. Ele também ajuda você a entender suas exposições de dados usando mais de 100 classificadores de IA, que procuram automaticamente informações de identificação pessoal (PII), dados confidenciais e identificam dados fora de conformidade”, explicou.
O Azure Purview está integrado ao Microsoft Information Protection, o que significa que é possível aplicar os mesmos rótulos de sensibilidade definidos no Microsoft 365 Compliance Center. Ele permite visualizar a dinâmica de propriedade de dados em classificações e rotulagem e detalhar os ativos que contêm dados confidenciais, sejam locais, em várias Nuvens ou diversos pontos. A combinação do Azure Synapse Analytics e do Azure Purview capacita as organizações a obter poder analítico e preditivo.
Serviço
azure.microsoft.com
 

Azure Purview

Azure Synapse Analytics

Julia White

Microsoft Azure

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento