book_icon

Prefeitura de Vitória dá o primeiro passo para tornar a cidade mais inteligente

Ao contratar soluções Autodesk, a capital do Espírito Santo quer ser a primeira no País a ter projetos 100% em BIM
Prefeitura de Vitória dá o primeiro passo para tornar a cidade mais inteligente

Em busca de tornar Vitória (ES) uma cidade mais inteligente, a Prefeitura Municipal iniciou um processo de informatização de sistemas e aderiu a um pacote de soluções tecnológicas da Autodesk voltadas para projetos nas áreas de arquitetura, engenharia e construção civil – AEC, que usa a metodologia Building Information
Modeling,  BIM, tecnologia que permite que as equipes de projeto e construção trabalhem com mais eficiência, assim como captura os dados que eles criam durante o processo para beneficiar as operações e atividades de manutenção.
Até o momento, era utilizado apenas o programa AutoCAD, um software do tipo CAD, que se refere especificamente ao desenho da planta de uma edificação, seja ele em 2D ou 3D, enquanto todas as outras informações relacionadas à edificação ficam armazenadas em locais separados e as atualizações devem ser feitas manualmente. Após uma análise de fluxo de trabalhos usando essa tecnologia, notou-se a necessidade de implementação de novas ferramentas que trabalhassem de forma mais integrada para tornar os projetos de obras públicas mais eficientes e sustentáveis. “A Autodesk apoiou e realizou o trabalho de Engenharia de Valor envolvendo os fluxos de trabalho e propôs melhorias com base no BIM”, afirma o especialista técnico da Autodesk, Rafael Colucci.

A Autodesk apoiou e realizou o trabalho de Engenharia de Valor envolvendo os fluxos de trabalho e propôs melhorias com base no BIM 
Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Vitória realiza uma série de atividades juntamente à guarda municipal e às secretarias de Obra e Habitação, do Meio Ambiente e de Desenvolvimento da Cidade. Cerca de 120 servidores participam de treinamentos virtuais (gravados e online) de capacitação das ferramentas implementadas, onde aplicam em projetos de suas áreas. As aulas terão encerramento em novembro, mas, até o ano que vem, os
participantes receberão atendimentos para esclarecimento de dúvidas e aplicações.
Paralelamente, a equipe votou em um projeto local piloto para ser restaurado sob a gestão da prefeitura. O edifício do Centro de Pescada, localizado na orla da cidade, região carente com mais de 70 mil moradores, foi eleito e receberá nova infraestrutura, com um projeto executivo feito inteiramente em BIM.
“Nosso objetivo é ter projetos mais seguros e que proporcionem a redução de gastos nas obras, garantindo que o dinheiro público possa ser investidos com eficiência. Com o decreto federal (10.306/2020), que estabelece a obrigatoriedade do BIM em obras públicas a partir de 2021, já nos antecipamos. Mais do que isso, queremos que Vitória seja a primeira capital brasileira e ter projetos 100% em BIM”, afirma o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.
Para Autodesk, essa parceria reforça o quanto o BIM é significante para um trabalho mais moderno e colaborativo, que possibilita maior eficiência em relação aos métodos tradicionais, já que proporciona mais assertividade de análise e controle de projetos.
Serviço
autodesk.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.