book_icon

AMD lança GPU HPC e afirma ser a mais rápida do mundo

Equipamentos de alto desempenho da Dell, Gigabyte, HPE e Supermicro estão utilizando o acelerador gráfico Instinct MI100
AMD lança GPU HPC e afirma ser a mais rápida do mundo

A AMD anunciou nesta segunda-feira, 16/11, o novo acelerador AMD Instinct MI100, que a empresa afirma ser a GPU HPC – computação de alto desempenho, mais rápida do mundo e a primeira GPU de servidor x86 a ultrapassar os 10 teraflops (FP64) de desempenho. Suportado por novas plataformas de computação acelerada da Dell, Gigabyte, HPE e Supermicro, o MI100, combinado com CPUs AMD Epyc e a plataforma de software aberta ROCm 4.0, foi projetado para impulsionar novas descobertas antes da era exascale.
Construída na nova arquitetura AMD CDNA, a GPU AMD Instinct MI100 permite uma nova classe de sistemas acelerados para HPC e Inteligência Artificial (IA), quando combinada com processadores AMD Epyc de segunda geração. O MI100 oferece até 11,5 teraflops de desempenho (FP64) de pico para HPC e até 46,1 teraflops de matriz FP32 de pico para IA e cargas de trabalho de Aprendizado de Máquina. Com a nova tecnologia AMD Matrix Core, o MI100 também oferece um aumento de quase 7 vezes no desempenho de ponto flutuante de pico teórico FP16 para cargas de trabalho de treinamento de IA em comparação com os aceleradores da geração anterior da AMD.

Os servidores Dell EMC PowerEdge darão suporte ao novo AMD Instinct MI100, que permitirá percepções mais rápidas de dados  
“Hoje, a AMD dá um grande passo em direção à computação exascale ao anunciar o AMD Instinct MI100, a GPU HPC mais rápida do mundo”, afirmou Brad McCredie, vice-presidente corporativo de Data Center GPU and Accelerated Processing da AMD. “Voltado para as cargas de trabalho que importam na computação científica, nosso mais recente acelerador, quando combinado com a plataforma de software aberta AMD ROCm, foi projetado para fornecer a cientistas e pesquisadores uma base superior para seu trabalho em HPC”, disse o executivo.
Plataforma de software
O software de desenvolvimento AMD ROCm fornece a base para a computação exascale. Com um conjunto de ferramentas de código aberto que consiste em compiladores, APIs de programação e bibliotecas, o ROCm é usado por desenvolvedores de software exascale para criar aplicativos de alto desempenho. A versão 4.0 foi otimizada para fornecer desempenho em escala para sistemas baseados em MI100. O ROCm 4.0 atualizou o compilador para ser open source e unificado para suportar OpenMP 5.0 e HIP. As estruturas PyTorch e Tensorflow, que foram otimizadas com o ROCm 4.0, agora podem atingir um desempenho superior com o MI100. O sistema é a última oferta para desenvolvedores de aplicativos HPC, ML e IA, que lhes permite criar software portátil de desempenho.
“Recebemos acesso antecipado ao acelerador MI100 e os resultados preliminares são muito encorajadores. Vimos aumentos de desempenho significativos de até 3 vezes em comparação com outras GPUs”, disse Bronson Messer, diretor de Ciência da Oak Ridge Leadership Computing Facility. “O que também é importante reconhecer é o impacto do software no desempenho. O fato de a plataforma ROCm e a ferramenta de desenvolvimento HIP serem de código aberto e funcionarem em uma variedade de plataformas é algo pelo qual temos estado absolutamente obcecados desde que lançamos o primeiro sistema híbrido de CPU/GPU”, contou.
“Os servidores Dell EMC PowerEdge darão suporte ao novo AMD Instinct MI100, que permitirá percepções mais rápidas de dados. Isso ajudará nossos clientes a obter resultados mais robustos e eficientes de HPC e IA rapidamente”, disse Ravi Pendekanti, vice-presidente sênior de servidores PowerEdge da Dell Technologies.
“Os clientes usam os sistemas HPE Apollo para recursos e desempenho específicos para lidar com uma variedade de cargas de trabalho complexas e intensivas em dados em computação de alto desempenho, aprendizagem profunda e análise”, disse Bill Mannel, vice-presidente e gerente geral HPC na HPE. “Com a introdução do novo sistema HPE Apollo 6500 Gen10 Plus, estamos avançando ainda mais em nosso portfólio para melhorar o desempenho da carga de trabalho, oferecendo suporte ao novo acelerador AMD Instinct MI100, que permite maior conectividade e processamento de dados, junto com o processador AMD Epyc de segunda geração”, comentou.
Serviço
www.amd.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.