book_icon

Conectividade – O desafio contemporâneo

As redes 4G e 5G de alta velocidade fornecem acesso instantâneo a aplicativos, jogos e vídeos com muitos dados em bilhões de dispositivos em todo o mundo
Conectividade – O desafio contemporâneo

A demanda por conectividade vem expandindo à medida que nosso mundo se torna cada vez mais interconectado digitalmente – e isso não é mais segredo. Já ficou claro que somos viciados em nossos dados e que a busca por rede rápida e sem falhas é constante.
As redes 4G e 5G de alta velocidade fornecem acesso instantâneo a aplicativos, jogos e vídeos com muitos dados em bilhões de dispositivos em todo o mundo. Atualmente, existem cerca de 4 bilhões de smartphones em uso e o aumento constante da demanda por conectividade.
Como sempre, as mudanças carregam desafios. Neste caso, o principal obstáculo está em lidar com o fluxo de tráfego da Internet e operacionalizar de forma eficiente as novas tecnologias, para permitir serviços de baixo custo e alta qualidade.
O uso de Data Centers para gerenciar a alta demanda de dados acaba sendo a grande aposta. Para otimizar esse tipo de serviço muitos fabricantes decidiram embalar milhares de fibras óticas em um único cabo. Esse cabo transporta dados duplos ou triplos, em um espaço ainda menor, e reduz o tamanho do terreno dos data centers. Isso, por sua vez, permite locais de data center mais acessíveis e melhor eficiência energética.
Além disso, o número de pessoas conectadas devido ao isolamento causado pela pandemia fez o tráfego da internet aumentar drasticamente e as comunicações de voz, principalmente as chamadas via Wi-Fi, tiveram um aumento de atividade de até 100%. Por isso, o congestionamento na rede acaba afetando também a velocidade da Internet.
Sendo assim, resta para as operadoras de rede sem fio a busca incansável pela entrega de serviços de qualidade. A Viavi, por exemplo, impulsiona a tecnologia 5G desde 2013, formando parcerias com os principais fornecedores de comunicação do mundo e outras organizações de ponta para oferecer as soluções necessárias para desenvolver, testar, habilitar, garantir e otimizar as redes, auxiliando na entrega de desempenho.
Podemos dizer que a crise está, na verdade, impulsionando a maior expansão da Internet em anos. A situação atual pode encorajar a implantação de tecnologias mais recentes antes do esperado e pode acelerar a adoção do 5G.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.