book_icon

De olho no 5G, IBM lança plataforma de Nuvem híbrida aberta

Iniciativa mira as Telco e conta com mais de 35 parceiros, entre fornecedores de equipamentos de rede, ISVs e parceiros de hardwares
De olho no 5G, IBM lança plataforma de Nuvem híbrida aberta


A IBM anunciou uma parceria com mais de 35 empresas e lançou o IBM Cloud for Telecommunications, uma arquitetura de Nuvem híbrida e aberta, projetada para ajudar os provedores de telecomunicações a enfrentar os desafios específicos em um setor altamente regulamentado. Segundo a empresa, isso irá acelerar a transformação dos negócios, aprimorando o envolvimento do cliente digital e melhorando a agilidade à medida que modernizam seus aplicativos corporativos e infraestrutura para desbloquear o poder do 5G e Edge (borda). “Os ecossistemas são cruciais para impulsionar a transformação digital para os clientes, permitindo-lhes dimensionar e inovar por meio de parcerias que combinam a melhor tecnologia da classe e profundo conhecimento do setor”, disse Howard Boville, vice-presidente sênior de Nuvem Híbrida da IBM.
“Temos um conhecimento profundo dos desafios que as empresas de telecomunicações enfrentam – oito, das dez das maiores empresas de telecomunicações do mundo, são clientes IBM, incluindo AT&T, Verizon, Bharti Airtel e Vodafone”, observou Steve Canepa, general manager global do setor de Comunicações da IBM. “À medida que o 5G e o Edge crescem, as Telcos estão transformando suas redes em plataformas flexíveis, que podem ser dimensionadas para suportar volumes crescentes de dados complexos. É por isso que estamos entregando uma plataforma de Nuvem aberta e híbrida, que oferece flexibilidade de escolher onde construir e implantar serviços”, disse o executivo.
De acordo com Boville, com o 5G se tornando mais prevalente, os provedores de telecomunicações estão transformando suas redes em plataformas ágeis, que podem escalar com eficiência para suportar volumes crescentes de serviços de dados, voz e multimídia. Ele citou um estudo recente do IBV, que mostrou que 60% dos líderes de Communications Service Provider (CSP) pesquisados ​​concordaram que devem virtualizar toda a sua rede em pontos de presença, mas apenas metade deles está preparada para fazer isso em um ambiente nativo da Nuvem. “Com o IBM Cloud Satellite, atualmente em beta, e aproveitando o Red Hat OpenShift, os clientes podem implementar os serviços IBM Cloud em qualquer lugar, na Nuvem, no local ou na extremidade, enquanto atendem aos requisitos específicos do setor e proteção de dados”, observou o executivo.

Para lançar o Cloud for Telecommunications, que possui uma arquitetura aberta baseada no Red Hat OpenShift, a IBM  trabalhou bastante na construção de um ecossistema de parceiros 

A nova plataforma também integra e estende o IBM Edge Application Manager e Telco Network Cloud Manager para ajudar a reduzir os custos de infraestrutura relacionados à rede, aumentar a automação, agilizar a implementação de serviços de última geração e fornecer novo valor ao consumidor e à empresa. “A oferta de Nuvem híbrida holística será complementada pelo software e tecnologia de nossos parceiros do ecossistema e permitirá que as cargas de trabalho de missão crítica sejam gerenciadas de forma consistente, desde o núcleo da rede até a borda, permitindo aos provedores de telecomunicações extrair mais valor de seus dados, enquanto entregam inovação aos clientes”, explicou Boville.
Ecossistema
Para lançar o Cloud for Telecommunications, que possui uma arquitetura aberta baseada no Red Hat OpenShift, a IBM  trabalhou bastante na construção de um ecossistema de parceiros, abrangendo várias categorias, incluindo fornecedores de equipamentos de rede, desenvolvedores independentes de softwares (ISVs), fornecedores de software como serviço e parceiros de hardwares.
A IBM divulgou a lista de parceiros, que traz nomes como Samsung, Cisco, Nokia, Dell, HPE, Juniper, F5 Network, entre outras. “Estamos felizes em nos unir à IBM para desenvolver soluções 5G na ponta das telecomunicações, com o Red Hat OpenShift. Acreditamos que nossos clientes provedores de serviços se beneficiarão muito com uma escolha adicional para implementar redes 5G privadas de maneira rápida e eficiente”, disse Jane Rygaard, chefe de Edge Cloud da Nokia.
“A Samsung está empenhada em ajudar as empresas a enfrentar os desafios exclusivos do mercado atual, utilizando as mais recentes inovações móveis e soluções de rede avançadas”, disse KC Choi, EVP e chefe da equipe global de B2B Móvel, Mobile Communications Business da Samsung Electronics.
A IBM vai oferecer ao seu ecossistema acesso ao Cloud Engagement Fund, parte de um investimento de US$ 1 bilhão, para apoiar os parceiros com financiamento, capacitação técnica e criação de provas de conceito. O fundo também fornece serviços de integração para otimizar as configurações de produtos dos parceiros e ajuda a acelerar os esforços de entrada no mercado para parceiros que usam a plataforma de Nuvem híbrida da IBM.
Serviço
www.ibm.com
 
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.