book_icon

Engineering desenvolve plataforma de inovação e inteligência fiscal

Com mais de 12 anos de atuação na área tributária, empresa de tecnologia cria plataforma digital que une todas as necessidades fiscais contidas nas diferentes plataformas SAP
Engineering desenvolve plataforma de inovação e inteligência fiscal

homem utiliza calculadora e notebookNão é novidade que o Brasil possui uma complexidade fiscal e tributária extensa. Tal cenário dificulta acompanhar as normas que estão em vigor, o que desanima os empreendedores, aumenta a informalidade e atrapalha o ambiente de negócios. Só para se ter uma ideia, o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, revelou que, em 2019, 403 mil normas tributárias foram editadas, o que equivale a mais de 2,14 normas por hora se consideramos os dias úteis.
Para apoiar as empresas no planejamento tributário e na gestão fiscal, a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, desenvolveu uma plataforma de inovação e inteligência fiscal evoluindo sua antiga solução, o DP-FISC, que atuava há dez anos no mercado.

Contar com um sistema fiscal que contemple o regime tributário adequado e os impostos que devem ser pagos é imprescindível para manter o controle financeiro
Denominada Smart Tax Platform, a solução é nativamente desenvolvida e certificada para processos fiscais dentro dos ambientes SAP, sendo aderente a todas as plataformas do ERP alemão, tais como S/4 Hana, ECC, TDF e inclusive ao ACR.
A solução também se adapta às diferentes demandas das empresas, incluindo às que possuem grande volume, complexidade e capilaridade fiscal. Sem a necessidade de controles paralelos, a plataforma realiza todas as operações do processo, desde o controle de mensageria para emissão e recebimento de notas fiscais, passando por apurações e ajustes até chegar à geração das obrigações e verificação de consistências. O resultado é a manutenção fiel da informação em todo o seu ciclo como consequência do gerenciamento end-to-end do processo.
De acordo com o diretor de operações SAP da Engineering, Martim Tuma, a tributação faz parte da rotina de qualquer empresa, por isso, contar com um sistema fiscal que contemple o regime tributário adequado e os impostos que devem ser pagos é imprescindível para manter o controle financeiro, além de fazer com que a empresa não seja autuada com multas e juros em decorrência da falta de compliance com a legislação e datas vigentes.
“A plataforma surgiu para tornar as informações tributárias e fiscais mais claras aos gestores. Ela automatiza, gerencia e indexa processos fiscais com tecnologia inteligente, oferecendo recursos seguros e escaláveis para as empresas operarem com máxima confiabilidade”, explica Tuma.
A Smart Tax Platform é composta por três módulos que podem ser implementados de acordo com as necessidades que se encaixam ao negócio. O Smart NF-e, que realiza o processo de emissão, controle e arquivamento das Notas Fiscais Eletrônicas, NF-e, e é imprescindível para concretizar um processo de compra e venda.
O módulo Smart Tax Compliance realiza a gestão fiscal, acompanhando e validando as entregas das obrigações por intermédio de um calendário fiscal. Já o Smart Tax Solution propicia o atendimento à legislação fiscal, incluindo todos os processos desde a apuração dos impostos até a entrega das obrigações municipais, estaduais e federais.
E, se a necessidade for ter mais robustez e automação para os módulos, eliminando atividades repetitivas executadas pelos profissionais, o robô Boltz automatiza os processos fiscais de forma inteligente a partir de tecnologias como Robotic Process Automation – RPA, Machine Learning e Artificial Intelligence – AI.
“A Smart Tax Platform oferece uma gestão fiscal de ponta a ponta, trazendo ganho de performance, compliance, governança, entrega das obrigações tributárias, redução dos riscos à exposição fiscal e integridade e qualidade da informação”, finaliza Tuma
Com mais de 12 anos de atuação na área tributária, sendo responsável pelos primeiros cases fiscais no SAP TDF, no SAP S4 Hana e no SAP TDF em Cloud (Google), a Engineering possui mais de 100 clientes fiscais dos mais variados setores, como Natura, Pfizer, Nestlé, Verzani & Sandrini, Fleury e IRB Brasil.

DP-FISC

ECC TDF ACR

Engineering

Martim Tuma

S/4 Hana

Smart Tax Platform

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento