Não é novidade que o Brasil possui uma complexidade fiscal e tributária extensa. Tal cenário dificulta acompanhar as normas que estão em vigor, o que desanima os empreendedores, aumenta a informalidade e atrapalha o ambiente de negócios. Só para se ter uma ideia, o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, revelou que, em 2019, 403 mil normas tributárias foram editadas, o que equivale a mais de 2,14 normas por hora se consideramos os dias úteis.
Para apoiar as empresas no planejamento tributário e na gestão fiscal, a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, desenvolveu uma plataforma de inovação e inteligência fiscal evoluindo sua antiga solução, o DP-FISC, que atuava há dez anos no mercado.
A solução também se adapta às diferentes demandas das empresas, incluindo às que possuem grande volume, complexidade e capilaridade fiscal. Sem a necessidade de controles paralelos, a plataforma realiza todas as operações do processo, desde o controle de mensageria para emissão e recebimento de notas fiscais, passando por apurações e ajustes até chegar à geração das obrigações e verificação de consistências. O resultado é a manutenção fiel da informação em todo o seu ciclo como consequência do gerenciamento end-to-end do processo.
De acordo com o diretor de operações SAP da Engineering, Martim Tuma, a tributação faz parte da rotina de qualquer empresa, por isso, contar com um sistema fiscal que contemple o regime tributário adequado e os impostos que devem ser pagos é imprescindível para manter o controle financeiro, além de fazer com que a empresa não seja autuada com multas e juros em decorrência da falta de compliance com a legislação e datas vigentes.
“A plataforma surgiu para tornar as informações tributárias e fiscais mais claras aos gestores. Ela automatiza, gerencia e indexa processos fiscais com tecnologia inteligente, oferecendo recursos seguros e escaláveis para as empresas operarem com máxima confiabilidade”, explica Tuma.
A Smart Tax Platform é composta por três módulos que podem ser implementados de acordo com as necessidades que se encaixam ao negócio. O Smart NF-e, que realiza o processo de emissão, controle e arquivamento das Notas Fiscais Eletrônicas, NF-e, e é imprescindível para concretizar um processo de compra e venda.
O módulo Smart Tax Compliance realiza a gestão fiscal, acompanhando e validando as entregas das obrigações por intermédio de um calendário fiscal. Já o Smart Tax Solution propicia o atendimento à legislação fiscal, incluindo todos os processos desde a apuração dos impostos até a entrega das obrigações municipais, estaduais e federais.
E, se a necessidade for ter mais robustez e automação para os módulos, eliminando atividades repetitivas executadas pelos profissionais, o robô Boltz automatiza os processos fiscais de forma inteligente a partir de tecnologias como Robotic Process Automation – RPA, Machine Learning e Artificial Intelligence – AI.
“A Smart Tax Platform oferece uma gestão fiscal de ponta a ponta, trazendo ganho de performance, compliance, governança, entrega das obrigações tributárias, redução dos riscos à exposição fiscal e integridade e qualidade da informação”, finaliza Tuma
Com mais de 12 anos de atuação na área tributária, sendo responsável pelos primeiros cases fiscais no SAP TDF, no SAP S4 Hana e no SAP TDF em Cloud (Google), a Engineering possui mais de 100 clientes fiscais dos mais variados setores, como Natura, Pfizer, Nestlé, Verzani & Sandrini, Fleury e IRB Brasil.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo