book_icon

Construtora adota solução para gestão de obras e reduzir o desperdício de materiais

Com o intuito de otimizar os processos e melhorar o controle de registros, a Imobcon aderiu ao uso da tecnologia no canteiro de obras
Construtora adota solução para gestão de obras e reduzir o desperdício de materiais

A construtora paranaense Imobcon, que já entregou mais de 1 mil unidades residenciais desde 2016, utiliza em seus processos a alvenaria estrutural, técnica que reduz o desperdício de resíduos e na qual o Brasil é referência. Para digitalizar seus processos e obter maior controle estratégico do canteiro de obras, a empresa implantou o software para gestão, Mobuss Construção.
Reduzir o desperdício de materiais é um dos desafios da construção civil, pois estima-se que o setor é responsável por mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Diante disso, soluções de mobilidade que digitalizem os processos, e substituam a papelada dos projetos por documentação online, são grandes aliadas.
E a tecnologia não auxilia somente os profissionais envolvidos diretamente no processos construtivos. Segundo Sílvio Etges, gerente de produto do Mobuss Construção: “com sistemas e módulos integrados, é possível administrar e acompanhar as diversas etapas de uma obra, como o planejamento, controle de qualidade, recursos humanos e segurança do trabalho.”
Verificação e monitoramento facilitados
A implementação de programas de qualidade para o setor da construção, como o PBQP-h, podem ser facilitados através de soluções especializadas, produzindo resultados positivos na execução de processos obrigatórios, como o controle da documentação e a inspeção dos serviços. Segundo Estela Bonagurio Julio, engenheira da qualidade da Imobcon, esse foi um dos critérios levados em consideração ao escolher o Mobuss Construção.
“Necessitávamos ter maior controle da qualidade dos serviços realizados no canteiro de obras, gerenciamento dos registros e treinamentos dos colaboradores, além de integrar as informações das Fichas de Verificação de Serviço com as medições de serviços realizados”, completa.
Com a implantação do software, a equipe da Imobcon tem grandes expectativas: “Esperamos melhorar o controle do acesso dos colaboradores nas obras, através da Catraca Virtual. Outra das nossas prioridades é otimizar o controle dos serviços realizados no canteiro de obras, utilizando as informações preenchidas nos formulários da qualidade.”
A construtora implantou os módulos de Apontamento, Segurança, Registros, Qualidade e Gestão de Documentos do Mobuss Construção para otimizar os seus processos construtivos.
Desenvolvido pela Teclógica, especialista em gestão de processos de TI e negócios, o Mobuss Construção é um software de mobilidade para gerenciar os processos construtivos, que proporciona mais controle nas obras, informações atualizadas e integradas entre os envolvidos durante todo o processo construtivo, redução de desperdício, retrabalho e aumento da rentabilidade das empresas do setor de construção.
Serviço
mobussconstrucao.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.