book_icon

Previsões da IDC para os próximos anos

Estudo traz informações que ajudam os CIOs a entenderem melhor as tendências futuras e seus impactos
Previsões da IDC para os próximos anos

A IDC apresentou na quarta-feira (28/10) suas previsões para os próximos anos. O estudo, chamado IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2021 Predictions, descreve ações concretas que os CIOs podem e devem realizar para criar empresas futuras resilientes e adaptáveis com a tecnologia. Em um webinar, os analistas da IDC Joe Pucciarelli e Serge Findling apresentaram as principais previsões que impactarão os CIOs e profissionais de TI em todo o mundo.
“Em um momento de turbulência e incerteza, os CIOs e líderes seniores de TI devem discernir como a tecnologia possibilitará o crescimento e o sucesso futuro de sua empresa, garantindo sua resiliência”, disse Findling, vice-presidente de Pesquisas da empresa. “As dez previsões neste estudo descrevem as ações principais que definirão os vencedores na recuperação dos eventos adversos atuais, criando resiliência e permitindo o crescimento futuro”, garantiu.

Até 2024, 75% dos CIOs absorverão novas responsabilidades pelo gerenciamento de dados operacionais de saúde, bem-estar e localização de funcionários  

Segundo o estudo, em 2022, 65% dos CIOs capacitarão digitalmente e habilitarão os funcionários da linha de frente com dados, IA e segurança para estender sua produtividade, adaptabilidade e tomada de decisão diante de mudanças rápidas. Em relação a segurança de dados, já no próximo ano, 30% dos líderes de tecnologia não conseguirão manter a confiança de seus clientes, já que se mostraram incapazes de encontrar maneiras adaptativas de conter a escalada de ciberataques, agitação, guerras comerciais e colapsos repentinos.
Até 2023, lidar com a dívida técnica acumulada durante a pandemia vai prejudicar 70% dos CIOs, causando estresse financeiro, arrasto inercial na agilidade de TI e migrações de marcha forçada para a Nuvem. Uma boa notícia é que, também até 2023, as crises globais farão com que 75% dos CIOs sejam parte integrante da tomada de decisões de negócios, à medida que a infraestrutura digital se torna o sistema operacional da empresa, passando da função de apenas possibilitar a continuidade dos negócios para um papel mais estratégico.
Segundo a IDC, para oferecer suporte a ambientes de trabalho distribuídos e seguros, 50% dos CIOs irão acelerar a robotização e a automação de processos até 2024, tornando o gerenciamento de mudanças um imperativo formidável.
Em 2023, as áreas para tratar crises liderados por CIOs se tornarão um elemento permanente em 65% das empresas, com foco na construção de resiliência com infraestrutura digital e financiamento flexível para diversos cenários.
Em 2025, 80% dos CIOs, junto com LOBs (Line of Business) irão implementar recursos inteligentes para sentir, aprender e prever mudanças nos comportamentos dos clientes, permitindo experiências exclusivas para engajamento e fidelidade. Ainda segundo o estudo da IDC, em 2025, 60% dos CIOs implementarão a governança para ferramentas de baixo/sem código para aumentar a produtividade de TI e negócios, ajudar os desenvolvedores de LOB a atender a necessidades imprevisíveis e promover a inovação.
Em 2025, 65% dos CIOs implementarão sistemas de controle de ecossistema, aplicativo e infraestrutura baseados em interoperabilidade, flexibilidade, escalabilidade, portabilidade e oportunidade. E até 2024, 75% dos CIOs absorverão novas responsabilidades pelo gerenciamento de dados operacionais de saúde, bem-estar e localização de funcionários para fins de subscrição, saúde, segurança e conformidade tributária.
Serviço
www.idc.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.