book_icon

Microsoft anuncia plano Mais Brasil

Iniciativa está oferecendo 5,5 milhões de vagas para cursos gratuitos, além de ferramentas para melhorar o Sistema Nacional de Empregos
Microsoft anuncia plano Mais Brasil

A Microsoft anunciou hoje (20/10) o programa Mais Brasil, um plano de fomento que tem como objetivo contribuir para o crescimento do País, criando oportunidades de emprego e promovendo a sustentabilidade. Como parte do plano, a Microsoft expandiu sua oferta de serviços em Nuvem, estabeleceu uma aliança com o Ministério da Economia para capacitar gratuitamente 5,5 milhões de pessoas e auxiliar até 25 milhões de trabalhadores na busca por emprego por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine). A Microsoft também anunciou um novo esforço para ajudar a proteger a Floresta Amazônica do desmatamento usando Inteligência Artificial (IA).
O anúncio foi feito em um evento virtual e contou com a participação de Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações; Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia; Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de Vendas, Marketing e Operações Globais da Microsoft; e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

A Microsoft, em colaboração com a Vale e a Imazon, também anunciou uma iniciativa para ajudar a proteger a Floresta Amazônica do desmatamento e das queimadas usando IA  

“O dia de hoje representa um marco importante para a Microsoft no Brasil. A iniciativa Microsoft Mais Brasil irá apoiar os cidadãos brasileiros ao proporcionar qualificação e melhorar a descoberta de oportunidades de emprego na economia digital, o que é essencial para superar os desafios de empregabilidade que só aumentaram com a pandemia. Para contribuir para o crescimento das empresas e acelerar a inovação digital, hoje também anunciamos a expansão de nossa infraestrutura de nuvem no País”, afirmou Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo e presidente de Vendas, Marketing e Operações Globais da Microsoft.
“O Microsoft Mais Brasil é um programa arrojado e abrangente, que reforça o nosso compromisso de longo prazo com o País, e foi desenhado para minimizar algumas questões que ficaram mais evidentes com a pandemia”, disse Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. Segundo a executiva, a tecnologia foi fundamental para viabilizar neste período o trabalho e o estudo remoto, suportar a transformação digital de pequenas, médias e grandes empresas, e também minimizar os impactos do distanciamento social imposto pelo coronavírus. “Acreditamos que a tecnologia e a IA podem ser impulsionadores da recuperação econômica e desenvolvimento social pós-pandemia. Nosso plano está focado em três frentes, a habilitação da economia digital, capacitação profissional e crescimento sustentável”, explicou Tânia.
Ações
Para incentivar a economia digital a empresa anunciou a expansão de sua infraestrutura de Nuvem com uma nova região de datacenter, a Brazil Southeast Region, baseada no Rio de Janeiro, que vai oferecer aos clientes a opção de recuperação de desastres baseada em cenários. Além disso, para apoiar aplicações em Nuvem para workloads (fluxos de trabalho) de missão crítica com alta disponibilidade, a Microsoft lançará as Zonas de Disponibilidade Azure, que são locais isolados de falhas em uma região, fornecendo energia redundante, resfriamento e rede, além de suporte a aplicações com maior disponibilidade e tolerância a erros para falhas de data center.
No evento, Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, disse que a base de dados do Sistema Nacional de Empregos (Sine) tem muitas informações, mas que não estão adequadamente organizadas em perfis. “A Microsoft está doando uma série de ferramentas para o governo brasileiro para melhorar esse perfil com uso de IA, o que levará o Sine a um padrão internacional. Nos perfis constarão os cursos que o trabalhador fez ao longo do tempo”, afirmou. “A Microsoft também nos doou 5,5 milhões de vagas em seus cursos de capacitação, uma área que não está sendo suprida por falta de qualificação, em que temos milhares de vagas abertas em todo o País”, disse.
A Microsoft, em colaboração com a Vale e a Imazon, também anunciou uma iniciativa para ajudar a proteger a Floresta Amazônica do desmatamento e das queimadas usando IA durante a próxima estação de seca em 2021. Com recursos avançados de IA da Microsoft em uma série de indicadores de predição, como estradas ilegais abertas em regiões florestais e dados de imagens de satélite, o Imazon será capaz de prever as zonas de desmatamento mais prováveis e auxiliar os órgãos governamentais a protegerem contra o desmatamento e conservar a floresta.
“Tenho enfatizado o desenvolvimento da IA desde o início da minha gestão. Temos quatro centros de IA sendo criados agora, que serão as cabeças de redes de outros centros da mesma natureza no Brasil. Esse centros serão conectados com as câmaras de IoT, que são a Indústria 4.0, Saúde 4.0, Agricultura 4.0 e Cidades Inteligentes. A participação da Microsoft no processo será muito importante, principalmente em relação à qualificação de mão de obra”, disse o ministro Marcos Pontes.
Serviço
www.microsoft.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.