book_icon

CEO da G2 fala sobre economia e produtividade para telcos e ISVs

SAP Business One Telco by G2 oferece capacidades para atender às peculiaridades tanto de grandes operadoras quanto de pequenos Internet Service Providers
CEO da G2 fala sobre economia e produtividade para telcos e ISVs

A G2 lançou recentemente uma versão do SAP Business One sob medida para Telecom que permite, a partir de plataforma única de gestão, visualizar todo o ciclo de negócios em tempo real.
Nesta entrevista, o CEO da empresa, Beto Vieira, aprofunda as informações sobre seu desenvolvimento e conta sua motivação para colocar no mercado esta solução.
A solução Telecom by G2 atende a todo o segmento-alvo?
A rigor tanto as grandes operadoras quanto os pequenos ISPs têm as mesmas necessidades em matéria de gestão das suas operações. Regras e layouts fiscais peculiares, necessidade de obter uma visão consolidada e confiável do cliente, inúmeros formatos de contrato ou planos para gerenciar. Diferem, na verdade, quanto à escala. Isso também confere às pequenas e médias operadoras, que atuam pelo interior do Brasil, principal alvo da G2, a necessidade de mais personalização em termos de produtos e atendimento. Mas, falando da solução, o SAP Business One Telco by G2 oferece capacidades para atender às peculiaridades de ambas. Hoje, já estamos em deploy da solução para uma das grandes do setor e para ISPs, por exemplo.
O que motivou a empresa a desenvolver esta ferramenta?
Acreditamos que o SAP Business One é a mais completa e confiável plataforma de gestão para inúmeros setores. Alguns setores que possuem peculiaridades na operação demandam desenvolvimentos, soluções complementares, integrações. Telecom é um desses setores. O que vislumbramos foi a oportunidade de oferecer em um único projeto, uma única implementação e uma única interface todas essas funcionalidades fundamentais. Seria uma forma de evitar desenvolvimentos customizados, economizar tempo de implementação, economizar gastos com horas de desenvolvimento e customização e ganhar produtividade. Em resumo, reduzir o time to market dos clientes, oferecendo todo o valor que necessita para manter a operação com compliance e governança.

Para as telcos, 5G e IoT ampliarão as possibilidades de ofertas de serviços e, também, impulsionarão o consumo de banda
Tecnologicamente quais ferramentas, linguagens, foram empregadas no seu desenvolvimento?
A solução foi construída em ambiente SAP, preparado para diversos bancos de dados, que podem ser integrados com SAP Business One Hana através da Service Layer da SAP.
Qual o mercado potencial e como se dará a venda?
É uma oferta integrada e ‘modularizada’. É possível a implementação de backoffice (módulo financeiro / contábil). Mas, o foco principal é a implementação full, que resolve do backoffice ao atendimento do cliente. Do billing à gestão de serviços de campo. Assim, a empresa obtém uma solução ‘seamless’ e obtém mais resultados em termos de economia, produtividade e agilidade de atendimento. Por exemplo, ao receber uma ligação de um potencial cliente buscando linha, ou conectividade, o SAP Business One Telco possibilita ao atendimento obter na mesma tela do sistema informações de disponibilidade técnica, cadastro financeiro do cliente e proximidade de uma equipe técnica para uma instalação imediata. A solução da G2 ainda possibilita acompanhamento da operação em tempo real, on-line por dashboards e relatórios.
Entram no seu radar parceria de venda com ISVs, ISPs, MSPs?
A G2 atua nacionalmente e tem capacidades para implementação e assistência remota também. Os primeiros negócios estão mais concentrados nas regiões Sudeste e Sul, mas o foco é o Brasil e, em especial, o interior do País. A exemplo, a solução já conta com implementações em clientes do Nordeste. A G2 possui um programa de parcerias com outras empresas de tecnologia, consultorias de processos e consultorias de gestão. A ideia é buscar empresas com focos de atuação, capacidades e conhecimento complementar. A estratégia é ampliar a cobertura de mercado e a capacidade de atendimento e venda. Uma das vantagens é o parceiro contar com uma solução especialista e completa, worldclass para oferecer ao mercado e com a segurança do know-how que a G2 aporta. Além de complementar a oferta do parceiro, a G2 oferece possibilidades de ‘co-marketing’ e capacitação do parceiro para venda e atendimento.
Novas tecnologias interferirão na adoção e uso da Telecom by G2?
Tecnologias como 5G e IoT irão mudar radicalmente a gestão das empresas e o comportamento dos consumidores. Para as telcos, ampliarão as possibilidades de ofertas de serviços e, também, impulsionarão o consumo de banda. Esse cenário pressionará as próprias operadoras a modernizar seus sistemas de gestão, o que apontará para soluções como o SAP Business One Telco by G2. O caminho para a Nuvem, que já não tem volta, deve se acelerar. Assim, aquelas soluções ‘colcha de retalhos’ que algumas telcos podem utilizar, legados mais antigos, podem comprometer a performance de atendimento. Será preciso ferramentas de gestão à prova de futuro, que facilitem a gestão de contratos, mudanças de planos.
Houve apoio da SAP nesta sua iniciativa?
Total. O desenvolvimento da solução foi amplamente acompanhado pela SAP. Além disso, lançamento e a estratégia de go to market vem contando com o apoio da empresa.
Houve outros parceiros ou alianças tecnológicas?
Sim. A G2 foi um dos primeiros parceiros da Huawei Cloud no Brasil. A solução conta com a Cloud otimizada para SAP da Huawei, que é parceira platinum global da companhia. Além disso, a G2 é parceira também do GrupoSkill que agrega add-nos nas áreas fiscal e bancária.
Leia também
G2 lança versão do SAP Business One sob medida para Telecom

Beto Vieira

G2

SAP

SAP Business One sob medida para Telecom

SAP Business One Telco by G2

Telcos

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento