Apesar de ser uma ciência nova, a atribuição conta com um mercado fluído e fluente, em especial na América Latina. Atualmente, grande parte das atividades contemporâneas – estejam associadas à vida social, finanças, compras, gastronomia, lazer ou saúde – é feita pelo celular. A maioria dos millennials executa todas as transações bancárias por dispositivos móveis. Neste momento, a geração Z está ingressando no mercado de trabalho e a relação que possui com o mobile é ainda mais acentuada. A pandemia acelerou essa migração. Não por acaso, em 2020, a utilização geral de apps disparou disparou a largos passos – em alguns casos, na casa dos três dígitos.
Atualmente, o smartphone tem uma relevância a perder de vista. Uma empresa pode rodar sua operação por meio de um aplicativo, ainda mais em meio a uma quarentena vigente por mais de um semestre. A atribuição se faz necessária para saber como chegar ao usuário ideal. O ecossistema mobile é fragmentado e com muitas etapas, ao passo que os profissionais de marketing precisam otimizar tempo e processos, em termos de BI e performance.
As MMPs ficam entre esse ‘universo móvel’ e os advertisers (ou as agências escolhidas para executar as campanhas), além de também serem um hub de informação. Por meio de dados, pode-se mostrar quais canais trazem mais eficiência, downloads e acessos.
Quando comecei a monitorar esse ambiente, fiquei surpreendido, primeiramente, pelas peculiaridades. Para se trabalhar nesse segmento, verdade seja dita, é necessária uma carga técnica considerável. No entanto, a complexidade se mostra mais aparente do que real. Esse mercado ascendente encontra muito potencial na América Latina. A seguir, compartilho uma lista para entender por que os profissionais de marketing investem na atribuição mobile, mesmo os que trabalham com poucas redes.
No mundo da publicidade mobile, somos a Suíça. Obter os dados de atribuição no local que comprou ou vendeu um anúncio é como avaliar sua própria lição de casa – é impossível ser completamente objetivo. Mas se você usar apenas os dados disponibilizados pelos editores, encontrará discrepâncias, pois diferentes redes de anúncios usam critérios diferentes para reivindicar as instalações (e o orçamento do anúncio). Isso é especialmente verdadeiro se você estiver executando campanhas em várias plataformas.
Marketing responsável. Na maioria dos casos, o provedor de atribuição seria responsável por impor seus padrões na mensuração de desempenho. Por exemplo, uma rede de anúncios pode tentar reivindicar uma instalação, mesmo que o último engajamento do usuário com o anúncio tenha sido semanas antes de ele realmente instalar o aplicativo. Garantir que todas as instalações sejam mensuradas correta e consistentemente é uma parte essencial do trabalho.
Temos 100% de precisão. Todo engajamento que passa pela Adjust é atribuído por meio de um waterfall correspondente. Verificamos apenas os indicadores de atribuição mais fortes possíveis. Nossos métodos são aprovados pela indústria, transparentes, personalizáveis – e corretos.
Nosso negócio é a mensuração mobile. Passamos anos descobrindo como rastrear, mensurar e exibir o desempenho dos anúncios da sua campanha em um único painel. Nossa interface oferece acesso mais rápido e fácil a uma visualização de todos os seus dados do que qualquer outro painel de rede, com muitos relatórios de desempenho.
Você controla a quantidade de dados que compartilha. Estamos preocupados com a privacidade, por isso criamos ferramentas para ajudá-lo a manter seus dados seguros, independentemente dos parceiros com os quais você deseja trabalhar. Com o Audience Builder, você cria seus próprios segmentos de clientes do aplicativo.
Lutamos contra fraudes (para que você não precise). As Ferramentas de Prevenção de Fraudes eliminam instalações falsas dos tipos mais comuns de fraudes de anúncios mobile. Você nunca acabará pagando acidentalmente por seus próprios usuários orgânicos.
Unificado. Coletamos todos os dados e os colocamos em um só lugar. Deduplicamos usuários provenientes de diferentes fontes; você não paga por ninguém duas vezes.
Você faz as regras. Quer alterar uma janela de atribuição para melhor atender às metas da sua campanha publicitária? Pode alterar. Quer relatórios no seu fuso horário? Temos um toggle para isso. O Campaign Wizard deixa você controlar a lógica de cada campanha executada.
Quando você estiver pronto para crescer, estamos aqui. Quando o seu marketing decolar, ajudaremos você a dar o próximo passo. Nós o integraremos a qualquer um dos nossos mais de 2 mil parceiros com apenas alguns cliques.
Sem parar. Para aplicativos que vinculam seus lances a eventos cruciais ou que precisam reagir rapidamente a mudanças, há uma necessidade real de dados em tempo real.
Por Marco Antônio Correa Cavallo, head de parcerias da Adjust (região América Latina)
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