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Vox Me: novo serviço de IA com acionamento de emergência por voz chega

Sem necessidade de instalação de equipamentos e contrato de fidelização de clientes, o serviço pode ser utilizado em dispositivos como smartphones (Android ou iPhone), tablets ou smart speakers (Google Home), para buscar ajuda em situações de emergência por um simples comando de voz: "Ok Google, falar com Vox Me", ou um botão de pânico, via aplicativo
Vox Me: novo serviço de IA com acionamento de emergência por voz chega

A startup Vox Me acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro um serviço inédito de acionamento de emergência que pode ser 100% acessado por voz e que garante alta disponibilidade e capilaridade mundial devido à sua plataforma que opera em Cloud Computing (Computação em Nuvem). Além de ser comercializada diretamente ao consumidor final (B2C), a Vox Me também pode ser utilizada por empresas (B2B) tanto internamente para acelerar e reinventar os seus processos, quanto oferecida como diferencial e benefício complementar às empresas do segmento de saúde, por exemplo. A expectativa da empresa é atingir, no primeiro ano, 120 mil usuários e um faturamento de R﹩ 4 milhões. Já nos próximos cinco anos, com a expansão da base de clientes, a expectativa é alcançar 1,4 milhão de usuários e R﹩ 100 milhões em receita. Até o momento já foi investido mais de R﹩ 1 milhão para o desenvolvimento da plataforma.
De acordo com o CEO da Vox Me, Bruno Musa, o processo de criação da plataforma levou cerca de um ano para ser concretizado e 15 profissionais estiveram envolvidos no projeto. O executivo explica as três vantagens fundamentais da Vox Me: segurança, localização georreferenciada e bem-estar. Além disso, a funcionalidade do serviço depende apenas de equipamentos usuais como os smartphones (Android ou iPhone), tablets e smart speakers como o Google Home. “Além dos smartphones, que são mais de 200 milhões somente no Brasil, estamos inseridos em um mercado em expansão exponencial de 155% ao ano nos últimos cinco anos, com 1,5 bilhão de smart speakers, tablets e wearables que possuem assistentes virtuais, como o Google Assistente, por exemplo. Estes dispositivos já estão habilitados para a Vox Me, sem necessidade de configuração adicional ou download de aplicativos”, esclarece.

O serviço, disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e italiano – é bastante intuitivo e, para criar uma conta, é necessário seguir apenas quatro passos  

Segundo Musa, a ideia de criar um serviço de acionamento por voz veio da forma natural de pedir socorro, estabelecer pontes e dar comandos: a voz. “No final das contas, todos nós queremos falar e sermos ouvidos, pedir socorro e sermos socorridos, chamar e sermos atendidos. Daí surgiu o nosso propósito de utilizar a tecnologia de Inteligência Artificial para facilitar a vida das pessoas”, relata.
Além disso, Musa destaca que o serviço está à frente da concorrência, pois garante simplicidade e facilidade no uso, além de um preço bastante inferior de cerca de 10% do total cobrado por serviços semelhantes no mercado. O executivo explica ainda que as tecnologias disponíveis hoje geralmente, além do alto custo, dependem de instalações de aparelhos pela casa – wearables ou botões de pânico -, que precisam ser carregados e/ou podem não funcionar, necessitando de suporte técnico, troca de bateria, ou mesmo estarem distantes do usuário no momento da necessidade, diferente da Vox Me. “Vimos que essas questões eram comuns nos serviços oferecidos pelos concorrentes, por isso decidimos inovar, por meio da tecnologia, para oferecer mais praticidade, conforto e segurança à rotina das pessoas. Hoje, somos a única empresa que oferece um serviço de emergência acionado por voz”, afirma.
Inovação, agilidade e cuidado
O serviço, disponível em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e italiano – é bastante intuitivo e, para criar uma conta, é necessário seguir apenas quatro passos. Ao entrar no site oficial da Vox Me, basta informar o e-mail. Nesta primeira fase , já é possível escolher se o serviço será contratado para o usuário que está criando a conta ou para outra pessoa, como um parente idoso, por exemplo. Na sequência, serão solicitadas informações pessoais como nome completo, CPF, celular e definição de senha. Por fim, é só inserir os contatos de emergência e finalizar o cadastro com os dados do cartão.
Desta forma, assim que o usuário diz “Ok Google, falar com Vox Me” no aparelho escolhido, via Google Assistente, o sistema liga automaticamente para os contatos cadastrados e informa a localização do solicitante em tempo real para aquele que aceitar o pedido de ajuda. As ligações não utilizam linha telefônica e são realizadas por meio de computação em nuvem, ou seja, sem qualquer custo adicional, o que permite o acionamento de contatos em qualquer lugar do mundo, de forma automática. Quando o contato cadastrado atender à ligação, deverá confirmar que irá prestar a assistência pressionando a tecla 2 ou informando que não poderá ajudar naquele momento, pressionando a tecla 5. Caso um contato não possa ajudar, a solução chama automaticamente todos os demais, por ordem de prioridade. Assim que alguém confirmar a assistência, um SMS é enviado com o endereço de quem solicitou ajuda, e o assistido também é imediatamente notificado.
Em casos de emergência onde a pessoa esteja impedida de utilizar a voz ou em uma situação de perigo que exige mais discrição, a Vox Me também disponibiliza seu aplicativo que funciona como um botão de pânico virtual, onde com apenas um toque, o pedido de ajuda é disparado em questão de segundos. Pedindo pelo App, o contato também tem acesso a um mapa com a atualização de quem pediu socorro em tempo real. “Tudo foi pensado e desenvolvido para que o maior número pessoas possa usufruir da Vox Me, obtendo um grande benefício com baixo custo e nenhuma complexidade”, afirma.
Tecnologia para o mercado B2B e B2C
A Head of Corporate Sales da Vox Me, Ana Cavalcanti, conta que a plataforma pode atender tanto o mercado B2B quanto o B2C, uma vez que o serviço se destina a qualquer tipo de pessoa e abrange todas as classes sociais, devido ao propósito e preço acessível . “No mercado B2C o público-alvo são pais de adolescentes que começam a sair de casa desacompanhados, parentes que moram longe de entes queridos e ainda os filhos de pais que moram sozinhos e se encontram ainda mais desamparados por conta das consequências do isolamento social causados pela pandemia de Covid-19”, esclarece.
Já o mercado B2B, abrange empresas de vários segmentos como as áreas de saúde/bem-estar, segurança e logística. “Vários líderes empresariais ainda têm uma visão muito estreita de Inteligência Artificial, direcionando sua utilização de forma quase que exclusiva para automação de processos robóticos, no intuito de ganhar mais escalabilidade. A automação em grande escala não deve ser o único objetivo das corporações, já que a IA também traz uma capacidade das máquinas de se comportarem como um agente de mudança de processos”, conta.
Ana esclarece ainda que a solução da Vox Me permite que estas empresas reinventem as suas rotinas, criando “processos vivos” que instituem funções inteiramente inovadoras e ofertas arrojadas aos clientes. “Em uma era onde a disrupção e a produtividade surgem a cada segundo e a engenhosidade humana é aprimorada pela velocidade e precisão, as relações entre pessoas e tecnologia exigem transformações em nossa forma de criar e também no desenvolvimento de novas competências. As máquinas e seres humanos trabalham unidos, com um propósito principal: atender cada vez melhor seus clientes, com a capacidade de antecipar as suas necessidades”, explica.
De acordo com Ana, a intenção da Vox Me no mercado é de criar canais de distribuição para selecionar parceiros no B2B. “A Vox Me poderá ser utilizada em corporações para agilização de respostas aos processos de maneira inteligente. A solução permite, sem custos adicionais de ligações feitas via operadora de telefonia, potencializar a capacidade de resposta de equipes, evitando assim a necessidade de acompanhamento pontual e pessoal”, relata.
Ana reforça ainda que a utilização de uma plataforma 100% em nuvem possibilita investir em um serviço com baixo custo, permitindo que todas as empresas tenham acesso ao serviço, independentemente de seu porte. “Cuidar faz parte de quem somos, seja pela própria tecnologia de voz ou por qualquer outro meio que surgir no futuro. Temos orgulho de termos criado um serviço que pode trazer um benefício real a milhões de pessoas e seguimos em busca de aprimorar e aplicar cada vez mais as funcionalidades da plataforma”, finaliza a executiva.

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