A pandemia impulsionou muitas mudanças nas organizações, que se deram conta da necessidade de estarem preparadas digitalmente para as crises. Mas em se tratando de gestão fiscal, o cenário brasileiro já vinha se mostrando desafiador o suficiente, forçando as empresas a iniciarem sua jornada de transformação. Agora, temos pela frente outra provocação, que é a mudança promovida pela reforma tributária.
De olho neste cenário, a Ambev, empresa especializada na produção de bebidas e 14ª maior companhia do País em receita líquida, é um exemplo de organização que vinha antecipando sua jornada de Transformação Digital, estando agora apta para enfrentar esse novo momento que estamos vivendo. Diante de um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, indústria apostou no sistema de cálculo automatizado e de atualização tributária TaxRules, carro-chefe da Sovos Taxweb, especialista em soluções fiscais digitais.
Segundo Uirá Gomes, Global Tax da Ambex, a empresa vinha se preparando para lidar com processos tributários cada vez mais rigorosos. “Além do cruzamento de informações por parte do Fisco, atualmente 100% das obrigações são digitalizadas e novas exigências fiscais ocorrem a cada ano, demandando a adaptação de plataformas quando elas não atendem às determinações atuais. Todo esse cenário exige uma solução de ponta para suportar mudanças, além de termos em mente que é preciso atuar com a tributação como um diferencial competitivo e não somente como uma obrigação”, explica.
Gomes comenta que a solução da Sovos Taxweb foi escolhida após pesquisar outras opções no mercado, inclusive ofertas globais, em função da capacidade de atendimento às rotinas tributárias frentes à volumetria de produtos da indústria, que é muito ampla. Além disso, o TaxRules tem integração nativa com o SAP por meio do TaaS (Tax as a Service) e opera como um motor de cálculo do SAP S/4 Hana, garantindo um processo contínuo de monitoramento dos impostos de 27 diários oficiais e alimenta, automaticamente, as bases de cálculo da solução.
Paulo Zirnberger de Castro, country manager da Sovos Taxweb, alerta as empresas que a reforma tributária prevê a simplificação de impostos por meio da unificação de tributos, porém este cenário se soma à complexidade fiscal atual. Isso significa que as empresas atuarão com dois controles paralelos durante essa transição, a atual e a proposta, situação que deve durar aproximadamente três anos.
“As empresas que não atualizarem sua gestão estarão sujeitas a erros e riscos de penalidades. O único caminho que pode mitigar esta situação é a digitalização e a automatização dos pagamentos tributários. Por isso, agora é a hora das empresas ajustarem seus processos para poderem passar por essa transição sem prejudicar a operação e o bolso”, finaliza Castro.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo