Gestão

Como usar performance digital para alavancar uma marca nas redes

Com estratégias corretas, a presença digital torna-se mais eficaz para as empresas

Search, Retargeting, Programática, Inbound Marketing: esses são alguns dos nomes que, cada vez mais, recebem destaque em reuniões sobre divulgação de trabalho na internet. Sejam grandes, médias ou pequenas marcas, todas buscam, hoje em dia, ganhar e aparecer mais para o público correto, por isso o marketing de performance é visto como solução.

A maior vantagem da performance é conseguir mensurar e exibir os resultados de uma maneira mais fácil e visível

Focado 100% em resultados, o marketing de performance é um modelo de divulgação que conta com uma boa base de dados dos usuários do digital e consegue apontar qual interação o mesmo teve ao visualizar o anúncio.

Além disso, ele está em constante evolução, pois novas técnicas, aplicativos e plataformas surgem quase que diariamente, então cabe aos marqueteiros e publicitários começarem a utiliza-las de maneira rentável. Muitos das estratégias dentro do marketing de performance deixaram de apenas entrar nas campanhas de criação e já criam até cargos dentro de agências do país todo.

Marcelo Montone, da agência paulistana Nommad.ID

A maior vantagem da performance é conseguir mensurar e exibir os resultados de uma maneira mais fácil e visível, como levar visitantes qualificados para plataformas, aplicativos e sites, aumentar as vendas, os cliques para compras e ainda conseguir criar os melhores formatos para cada serviço, através das análises de mídia feitas com frequência.

Com as estratégias certas é possível aumentar o alcance no Facebook, ser visto novamente pela pessoa que visitou o seu site, entregar novidades e sugestões nos e-mails dos clientes, ter destaque no YouTube e até mesmo contratar pessoas para influenciarem outros usuários a conhecerem um determinado produto.

O especialista em marketing digital e empresário Marcelo Montone, da agência paulistana Nommad.ID, lista os tipos de performance que podem ser executadas no ambiente digital e o que é mais importante em cada uma delas:

  • Search – Esteja disponível na linguagem do seu consumidor. Pense como ele busca e faça campanhas com todas as variáveis que encontrar, depois negative as que não derem retorno e aumente o investimento nas que trouxerem resultado.
  • Comparadores de preço – Se você pode brigar por preço esta é uma boa opção. Entre com um pequeno investimento para alguns produtos da sua loja, meça o resultado e invista nos que trouxerem mais retorno.
  • Social Ads – Uma forma barata de levar o seu conteúdo a um alcance muito maior dentro do Facebook. Campanhas deste tipo geram seguidores para suas páginas, o que é importante para se promover algo depois. Represe os seus usuários com conteúdo periódico, relevante e diversificado. Envolva o seu público.
  • Social Engagement – Campanhas para aumento do engajamento trazem um maior efeito viral para a sua marca nas redes sociais, invista em publicidade para este objetivo e sua página pode crescer de forma exponencial.
  • Retargeting – Como deixar de lado as pessoas que já passaram pelo seu site e foram embora por algum motivo? O retargeting busca a pessoa em seu momento de interesse em outros canais, como Facebook, Instagram e YouTube, além da busca do Google e sua rede de display, a um custo menor do que o CPC no Search fazendo com que o usuário retorne com mais disposição para a conversão em vendas.
  • Afiliados – As redes de afiliados podem ser parceiros excelentes na busca por conversão de vendas ou geração de leads, muitas vezes são remunerados pelo resultado atingido e possibilitam o aumento da capilaridade e alcance das campanhas digitais.
  • YouTube True View – Se a sua marca investiu em um filme publicitário, este é o canal do momento. O YouTube será remunerado por cada visualização completa do vídeo aumentando o awareness da marca a um custo baixíssimo.
  • Programática – As mídias programáticas oferecem a exposição da marca em grandes portais e veículos conhecidos a um custo baixo, pois negociam seus inventários de mídia com negociações diferenciadas das tradicionais.
  • Inbound Marketing – O marketing de retenção está ganhando muito corpo por ser um marketing com alta conversão em vendas com custos muito baixos, com ações que vão desde um banner no site com promoções, e-mails marketing de carrinhos abandonados a mídias de conversão.
  • Influencers – Os influenciadores ganharam a internet com seus canais de vídeos no YouTube e blogs cheios de conteúdos direcionados, atingem principalmente os millenialls e geram grande interação com este público.

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