Conhecida como Google da China pelo seu buscador, a Baidu passou a investir fortemente em Inteligência Artificial, sistemas autônomos, hardware, software e serviços em Nuvem. Recentemente, a empresa realizou uma conferência em Pequim com o tema Inteligência em Tudo. O destaque foram os carros autônomos inteligentes. A Baidu afirma que seus veículos autônomos já rodaram seis milhões de quilômetros de testes em estradas abertas, transportaram 100 mil passageiros por 27 cidades e não tiveram nenhum acidente.
A empresa apresentou um táxi totalmente autônomo, que pode transportar passageiros sem motorista reserva, e um novo recurso de estacionamento com manobrista autônomo, e revelou um recurso de direção remota 5G, que permitirá que motoristas humanos controlem veículos remotamente em caso de emergência. Todas essas tecnologias são construídas na plataforma de software Apollo de código aberto da Baidu, que já é usada por mais de 100 empresas automotivas e de tecnologia em todo o mundo.
Cinco anos atrás, a empresa lançou um assistente ativado por voz chamado Duer. Em 2017, expandiu o Duer em um ecossistema com o DuerOS, que pode ser instalado em outros dispositivos de hardware. Ele agora processa mais de 5,8 bilhões de consultas de voz por mês e está equipado com mais de 4 mil funções.
Durante a conferência, a Baidu apresentou a nova versão DuerOS 6.0 e declarou que capacitaria ainda mais aplicativos e atenderia a ainda mais necessidades do usuário. Seu primeiro produto é o XiaoduPods, um par de fones de ouvido sem fio que fornecem funções de busca, navegação, chamada e música controladas por voz.
A Baidu também introduziu um novo aplicativo de assistente virtual baseado no DuerOS chamado Duxiaoxiao, que é personificado por um avatar animado. A companhia afirma que o aplicativo não apenas fornece aos usuários uma gama de informações e serviços, mas os usuários também podem conversar diretamente com o aplicativo para ajudar a resolver questões da vida cotidiana. O aplicativo aprenderá os hábitos do usuário e mudará seu comportamento para atender às necessidades de cada usuário.
Por fim, a gigante chinesa lançou o Baidu Brain 6.0, infraestrutura de IA subjacente para seus aplicativos industriais e plataforma em nuvem. Trata-se de uma das maiores plataformas de IA aberta do mundo, com 270 capacidades básicas de IA para 2,3 milhões de desenvolvedores. A empresa espera que ela se torne um impulsionador na transformação inteligente de uma ampla gama de setores.
Serviço
www.baidu.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo