A crise instaurada nas empresas em função da pandemia da Covid-19 trouxe, entre diversas dificuldades, riscos financeiros e redução de receitas nas operações. Apesar da retomada das atividades, a previsão é que haja uma retração econômica que há anos não víamos. Num cenário animador, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou uma projeção de recessão em torno de 4,4%. Frente a este cenário, o único recurso que as empresas conseguem controlar são seus custos, pois as previsões de receitas ainda estão incertas.
De olho neste cenário, a Tax Group, uma das redes de consultoria tributária do País, e a KeepTrue, hub de startups focada em automação e Inteligência Artificial, firmaram uma parceira para o lançamento de uma solução conjunta denominada Taxfy, que foi antecipada em função do momento atual e nasce como o primeiro Big Data Fiscal do Brasil para apoiar as empresa na análise multifacetada dos dados fiscais voltado à estratégia de negócio.
Uma das necessidades que a solução apoia é a análise de compras indiretas, que quando internalizadas são realizadas pela área de Facilities ou são terceirizadas por empresas de comércio eletrônico B2B. Num processo interno de compra, é possível analisar os valores e os custos tributários de cada material para obter a informação sobre o melhor cenário de aquisição. Com esta visão, as empresas poderão internalizar este serviço em função da visão analítica permitida pela solução, obtendo ganhos com a redução de custo operacional em função de erros na matriz tributária apontada pelas prestadoras de serviço de compras.
Essa facilidade provida pelo Taxfy parte da base de dados contida na solução, que envolve 5,5 milhões de regras fiscais ativas e 32 milhões de produtos cadastrados. Para obter a análise de custos de compra é possível utilizar recursos como a gestão de documentos, o cruzamento de Sped com as notas fiscais por data analytics, além da geração de relatórios de dados por facetas e monitoramento tributário, permitindo realizar uma estratégia de compra eficiente e que traga redução de custos.
A um clique na tela, por exemplo, é possível saber qual foi o melhor preço, onde se pagou menos imposto e em qual Estado do Brasil, pois as alíquotas de ICMS variam de região para região. “Estamos empoderando os dados e colocando na mão do usuário, que se torna o protagonista nesta solução. Toda base de dados dará condições de tomar decisões de forma inteligente, além de guiar a estratégia comercial por meio da facilidade de acesso e análise da informação”, comenta Carlos Kazuo Tomomitsu, CEO da KeepTrue.
Para a Tax Group, a grande dificuldade das empresas, principalmente as que compram em grande volume, é realizar o levantamento manualmente, por isso muitas delas terceirizam, mas por outro lado acabam tendo retrabalho com a matriz tributária. “Ao aliar as experiências das duas áreas conseguimos mesclar tecnologias de Big Data, Analytics, Inteligência Artificial e RPA em um sistema único, disruptivo e estratégico pensado para a empresa inteira, desde a área fiscal, passando por suprimentos até a tributária”, pontua Luis Wulff, sócio-fundador do Tax Group.
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