Os Chief Information Officers (CIOs) aumentaram sua credibilidade dentro das organizações por conta da pandemia de Covid-19, mas eles terão de enfrentar desafios ainda mais complexos durante as etapas de recuperação dos negócios para manter este valor em alta. É isso o que indica a mais recente pesquisa divulgada pelo Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.
De acordo com pesquisa realizada com CIOs de todo o mundo, batizada como o Gartner CIO Research Circle, 43% dos diretores e líderes de TI afirmam que o planejamento para a estratégia pós-Covid-19 de suas empresas já começou, enquanto 38% ainda indicam que estão lidando com os efeitos da pandemia – embora eles prevejam que suas empresas focarão exclusivamente na retomada em breve.
“Em muitas organizações, os CIOs foram fundamentais para lidar com o impacto inicial do Covid-19. As empresas continuam operando com uma grande carga de aplicações sustentadas pela área de TI, permitindo que uma boa parte da força de trabalho trabalhe em casa. Consequentemente, muitos diretores e especialistas agora têm uma nova oportunidade de se sentar à mesa, enquanto os executivos de negócios decidem a estratégia empresarial e quais linhas devem ser ampliadas e quais precisam ser reduzidas”, afirma Andy Rowsell-Jones, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.
A pesquisa do Gartner mostrou que a crise do Covid-19 melhorou o relacionamento dos CIOs com os líderes de negócios, e que essa perspectiva gerou benefícios para os dois lados. Quase 75% dos entrevistados disseram que educaram seus CEOs e outros líderes seniores durante a crise, enquanto dois terços dos diretores de TI disseram que ganharam conhecimento das operações de negócios.
“O envolvimento aprimorado com o CEO se origina dos recursos de negócios fornecidos pela TI durante a resposta inicial à pandemia”, diz Rowsell-Jones. “Por exemplo, 67% dos CIOs disseram que assumiram a liderança de iniciativas de alto impacto durante o processo de trabalho neste período. Isso provavelmente se refere ao apoio às medidas de trabalho remoto para os funcionários, já que 70% dos CIOs listaram o suporte para o Home Office como sua realização de maior orgulho na resposta à crise. No entanto, essa boa vontade com o CEO desaparecerá rapidamente, a menos que os especialistas de TI possam estendê-la, ajudando a empresa a entregar outras iniciativas de alto impacto necessárias durante a recuperação.”
Concentre-se no próximo conjunto de desafios empresariais para manter o ímpeto – A pandemia de Covid-19 não desencadeou uma grande reorganização das áreas de TI e pode ter atrasado uma que já estava em andamento. Muitas equipes de TI, por exemplo, estavam em processo de mudança para um modelo de entrega mais centrado no produto quando a pandemia atingiu e substituiu esses planos por algo muito mais imediato. Entretanto, o que funcionou bem durante a resposta inicial à pandemia não levará a empresa ao sucesso enquanto as organizações redefinem sua estratégia.
Sendo assim, os CIOs terão que fazer mudanças substanciais para ajudar suas empresas a alcançar seus principais objetivos de negócios durante a recuperação. A pesquisa mostrou que os diretores e líderes de TI já reconhecem algumas das mudanças que precisam fazer na organização de suas estruturas, mas podem não perceber até que ponto precisam fazer as mudanças.
A pesquisa do Gartner perguntou aos entrevistados sobre as mudanças de prioridade que fizeram em resposta ao Covid-19. Uma grande porcentagem de CIOs fez de algumas coisas uma prioridade mais alta, incluindo mudar a cultura organizacional e alinhar as prioridades de negócios. No entanto, a maioria dos líderes que mudaram as prioridades o fizeram apenas em pequena escala, apenas o suficiente para lidar com a crise imediata.
“Para que a organização de TI desempenhe um papel maior no desenvolvimento e na execução da estratégia de negócios, os CIOs terão que fazer um grau muito maior de mudança em muitas áreas. Por exemplo, usar serviços em Nuvem para implementar aplicações de forma mais rápida para funcionários remotos pode representar uma mudança significativa na plataforma para algumas empresas, mas permanece dentro do reino das operações”, observa o analista. “Uma estratégia de TI orientada para os negócios provavelmente envolveria a construção de uma plataforma de tecnologia de negócios digital – uma tarefa longa e complexa.”
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