Com o novo normal criado pela pandemia da Covid-19, o mercado de educação digital corporativo está em franca expansão, pois empresas que tinham programas presenciais de capacitação têm migrado seus treinamento para um ambiente totalmente online. A Dot Digital Group afirma que a demanda por desenvolvimento de cursos digitais e transposição de conteúdo de aulas presenciais para EaD cresceram 35% nos três primeiros meses de quarentena (meados de março a junho) em comparação a igual período do ano passado.
“Isso sinaliza para o fato de que não só houve migração, mas várias empresas que não tinham capacitação online perceberam que essa é uma tendência cada vez mais forte, para todos os setores. A pandemia acelerou a Transformação Digital de muitas empresas”, diz Luiz Alberto Ferla, CEO e fundador da empresa, que tem 70% dos negócios voltados para o segmento corporativo.
Segundo o executivo, no mercado existem ferramentas tecnológicas educacionais dotadas de Inteligência Artificial, que mapeiam o perfil do aluno para auxiliá-lo na criação de um caminho de autoaprendizagem personalizado. Esta é a metodologia mais difundida entre especialistas em recursos humanos e que apresenta melhores resultados. São trilhas de aprendizagem em que o aluno tem autonomia para escolher o que quer aprender e no horário que quiser. Geralmente os cursos trabalhados nessa modalidade têm seus conteúdos apresentados em formatos variados, como videoaulas, e-books e webinars.
“Graças à popularização dos dispositivos móveis, o ensino, antes restrito ao ambiente formal da sala de aula, ganha novas possibilidades e espaços por meio da educação digital. Ele ultrapassa a relação entre professor e aluno e se estabelece também na troca de experiências e aprendizado colaborativo, princípios fundamentais do lifelong learning, ou seja, a aprendizagem continuada e pela vida inteira”, afirma Ferla.
Plataformas
Para este segmento de educação digital, a Dot Digital Group oferece algumas ferramentas. O Pronto Learning é um aplicativo gamificado ideal para cursos a distância, utilizando pequenas pílulas de conhecimento para promover uma aprendizagem mais dinâmica e intuitiva. A ferramenta suporta diversos formatos de conteúdo e é baseado em trilhas de aprendizagem. O usuário pode ter acesso ao conteúdo off-line.
Outro produto é o Question, que funciona como um sistema de perguntas e respostas múltiplas, para solucionar necessidade de treinamento de forma rápida e dinâmica. A utilização de jogos corporativos ajuda a desenvolver competências profissionais, além de reforçar os valores da empresa e aspectos de confiança, coragem e respeito. Esta estratégia pode ser usada para capacitar, avaliar e motivar equipes.
O Courselog é uma plataforma baseada no conceito Learning Experience Platform (LXP), uma tendência entre grandes corporações que apostam no protagonismo do colaborador como forma de aumentar o engajamento e os resultados dos investimentos em educação corporativa. A aprendizagem se dá na mesma dinâmica como hoje se consome música, filmes e séries. Os cursos são organizados em playlists, que o próprio colaborador pode montar. Inclusive com recomendações de colegas e da empresa. Também há toda uma inteligência de recomendações. A partir do comportamento de uso, das buscas do colaborador por determinados temas, ele passa a receber sugestões de cursos.
Serviço
www.dotgroup.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo