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Simpress registra forte alta em outsourcing para notebooks

Em apenas uma semana, a empresa expediu a quantidade média mensal e conversa com fabricantes para suprir a demanda ainda represada
Simpress registra forte alta em outsourcing para notebooks

Com a massiva adesão ao trabalho remoto imposto pelo isolamento social, necessário para o achatamento da curva de contaminação pelo novo Coronavírus que assola o mundo, alguns setores foram aquecidos. No setor de Tecnologia da Informação, é o caso da alocação de equipamentos, especialmente de notebooks. Quem atesta esse crescimento e consequente falta do produto para suprir toda a demanda é a Simpress, empresa que oferece equipamentos no modelo de terceirização e que hoje pertence à HP. Em uma semana, expediu o volume médio mensal.
Diante do quadro, algumas lições já podem ser apreendidas com esta crise. O Brasil necessita de uma indústria forte, com capacidade e diversidade de produção, para que não dependa de outros países para consumir, por exemplo, componentes de TI e toda sorte de suprimentos essenciais à vida.

Em menos de uma semana, atendemos a três mil clientes no modelo de outsourcing, mas a demanda recebida foi três vezes maior

“O divisor de águas foi a semana do dia 9 de março, quando houve a percepção de que a situação era realmente grave. Até então a epidemia era restrita à Ásia”, conta Vittorio Danesi, CEO da Simpress. Internamente, a decisão de colocar os funcionários trabalhando de casa foi tomada no dia 12 e, quatro dias depois, todo o time da Simpress já estava em ‘home office’. “O pessoal que faz o suporte em campo recebeu kit de proteção”, destaca.

A partir daí, solicitações para o aluguel de notebooks começaram a chegar tanto de atuais como de novos clientes. De acordo com o CEO, cerca de 20% da atual base de clientes ativos, composta por 1,2 mil empresas, acionaram a empresa. O executivo não soube informar a porcentagem de pedidos vindos de novos clientes, mas afirma que a prioridade é para os antigos.
No dia 18 de março, foi houve grande demanda – simultânea e para todas verticais -, e trouxe junto a constatação de que o Brasil não dispunha de notebooks na quantidade necessária para suprir o mercado. Para atender a todas as solicitações a Simpress, que atua com os distribuidores Ingram Micro e Scansource e com a HP, viveu dias agitados. “Em menos de uma semana, atendemos a três mil clientes no modelo de outsourcing, mas a demanda recebida foi três vezes maior”, informa Danesi, que complementa: estamos conversando com os fabricantes, já que há previsão de aumento nas requisições para abril.
Diante da escassez de equipamentos, o cliente passou a aceitar todo tipo de notebooks, independentemente das especificações. Não podiam ser rígidos nas determinações de capacidade, fossem acima ou abaixo de suas necessidades; levaram o que havia disponível. “Esse vírus, que infelizmente tem trazido tantas perdas ao mundo, gerou um aumento enorme na demanda de outsourcing”, diz.
Fazem parte da oferta da Simpress, além da alocação, o setaup conforme a solicitação do cliente e a manutenção do hardware. A entrega pode ser feita na empresa ou diretamente na casa do funcionário, sendo que a parte de infraestrutura é por conta do cliente. “Continuamos, diariamente, a receber pedidos e estamos trabalhando para entregar todos eles”, conclui Danesi.
É premente o incentivo à indústria e à inteligência brasileira. É essencial investimentos e valorização de profissionais das Ciências e da Tecnologia e em pesquisas que melhorem a vida e não deixem o País vulnerável como está hoje. Mas, nada disso vale sem condições mínimas para toda a população, como saneamento básico e educação de qualidade.

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