Com as academias fechadas ou funcionando de forma restrita, os aplicativos de saúde e esportes tiveram um salto de acessos no mundo. Dados obtidos pela plataforma de marketing para apps Adjust, que monitora mais de 35 mil aplicativos, revelam que, além das tradicionais resoluções de ano novo, que tradicionalmente geram um incremento nos downloads no mês de janeiro, as medidas de isolamento por causa da pandemia da Covid-19 atraíram mais usuários para essas soluções online.
Os dados analisados mostram que as instalações de aplicativos dessa categoria cresceram progressivamente ao longo de março, com um avanço de 67% até o começo de abril, em consideração à média de 2020. “No entanto, as sessões não notaram uma subida significativa em maio, revelando que enquanto os downloads de apps se expandiram durante o lockdown, o engajamento demorou a ocorrer”, diz Bárbara Martins, gerente de vendas da empresa.
O levantamento feito pela Adjust mostra que as demandas virtuais continuam crescendo consideravelmente. Até hoje, foram computadas mais de 1 milhão de horas de atividades feitas de forma online na plataforma. Outro dado interessante é que, globalmente, a quantidade de sessões com personal trainers concluídas somaram mais de 40 mil desde seu lançamento, em junho. “Em geral, o personal trainer é autônomo e com a quarentena perdeu sua fonte de renda. Com os aplicativos, muitos conseguiram se manter em atividade”, conta a gerente. “O uso de aplicativo é um caminho sem volta. Mesmo com as academias reabrindo, muita gente irá usar de forma alternada, em dias que não estão dispostas a sair de casa ou mesmo usando outros aplicativos de bem-estar, como de meditação ou nutrição”, aposta Bárbara.
Os dados da Adjust apontam ainda que as instalações e as sessões começaram a diminuir após seus respectivos auges, mas ainda assim essas últimas tiveram uma considerável alta na comparação com 2019. Em julho, houve um incremento de 7% nos downloads e de 61% nas práticas, se comparados com o mesmo período de 2019. O cenário leva a crer que as soluções e também os usuários estão se esforçando.
Os mesmos dados também indicam que domingo é o dia da semana em que usuários se concentram mais em entrar em forma. Na contramão, a sexta-feira parece afastá-los de tais aplicativos. O primeiro obteve mais sessões globalmente em todas as semanas em 2020, enquanto o segundo teve consideravelmente o menor índice.
Efeito Covid-19
As informações obtidas ainda apresentam ângulos regionais, mostrando uma correlação entre o uso de aplicativos de saúde e atividades físicas e os lockdowns, que foram colocados em prática e depois gradualmente flexibilizados.
Os Estados Unidos viram um aumento de 58% nos downloads após as restrições de bloqueio entrarem em vigor no fim de março. Os consumidores parecem ter começado a usar aplicativos ativamente em maio, quando as sessões diárias atingiram um pico de 25% acima da média. Essas diminuíram lentamente desde então, mas o desempenho de julho ficou 16% superior à estimativa, sugerindo que muitos ainda parecem estar altamente engajados.
Na Alemanha, o auge das instalações ocorreu no final de março: 86% acima da média de 2020. As práticas triplicaram entre janeiro e abril e, em maio, tiveram um desempenho 38% superior ao esperado. Apesar de uma ligeira queda em maio, de janeiro a julho notou-se um avanço de 67%.
No Reino Unido, abril trouxe um pico de 93% nas instalações desses aplicativos. As sessões também começaram a aumentar de forma constante do fim de março até o fim de maio, com um boom 80% em 25/05. Embora tenham começado a diminuir lentamente, as práticas de julho de 2020 foram o dobro de 2019.
Adaptação
O Gympass, plataforma de benefício corporativo holístico de bem-estar, afirma que se adaptou rapidamente para ajudar seus usuários a se manterem ativos em casa. “Na Europa, a Itália foi o primeiro país a fazer lockdown e percebemos que as nossas soluções voltadas para academias não estavam resolvendo o problema de quem estava em casa. Em apenas um mês adaptamos nossos conteúdos para aplicativos”, conta Alice Campos, head de News Business, da Gympass. A empresa introduziu soluções digitais como aulas ao vivo, pacote de aplicativos de bem-estar e sessões virtuais com personal trainers para que cada usuário escolha o formato que melhor se encaixa em sua rotina dentro de casa.
“Enxergamos o bem-estar de uma forma mais holística para criar um benefício de cuidado completo com a saúde física e mental em todos os nossos planos, e que fosse personalizável para atender às necessidades individuais de cada usuário. Em parceria com aplicativos como Tecnonutri, BTFIT, Weburn, Zenapp, Healing Clouds, Mobills, 8fit e Wellness Coach, fomos capazes de criar um novo modelo adaptável que, sem dúvidas, veio para ficar”, diz Rodrigo Silveira, VP de New Ventures da Gympass.
Serviço
www.adjust.com
www.gympass.com
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