book_icon

Maior produtividade e custos menores? A automação de ambiente ajuda sua empresa a chegar lá!

Manter uma organização cada vez mais produtiva e, ao mesmo tempo, equilibrada entre rentabilidade e custos, é um dos principais desafios dos empreendedores. Por meio do uso da tecnologia, esse desafio está ficando mais simples de ser resolvido. Com o cenário de retomada das atividades nos escritórios, uma das soluções para este dilema é a automação de ambientes que permite que os locais de trabalho possam ser gerenciados de forma simples e rápida, inclusive, sem a necessidade de manuseio de superfícies.
As ferramentas de automação facilitam e tornam mais seguras, ágeis e práticas a rotina de gestores e colaboradores, proporcionando a otimização do tempo.
Dentre os principais objetivos que a automação de ambiente pode ser aplicada, podemos destacar o acionamento e desligamento de equipamentos e máquinas em horários preestabelecidos, o controle de iluminação, temperatura, água, eletricidade e gás, o uso inteligente de sistemas e equipamentos, o controle de entradas e saídas de pessoas, o monitoramento de performance de equipamentos, e o sistemas de áudio e vídeo high end, que evitam problemas como internet lenta e falhas em microfones.
Além disso, por haver a possibilidade de programar sistemas, segundo necessidades do negócio, a automação, também, propicia a economia de recursos, tanto financeiros quanto naturais. Consequentemente, a organização ganha em lucratividade e sua imagem se fortalece em função da sustentabilidade.
A economia de tempo também é uma vantagem da automação, afinal, atividades manuais costumam ser mais lentas, trabalhosas e repetitivas. Ao implantar tecnologias de automação, automaticamente, a organização ganha ares de modernidade e inovação. Hoje em dia, ambas as características são bem vistas pelo mercado, para não dizer essenciais.
Com a automação de ambientes é possível, com apenas um toque, acionar equipamentos baseados em configurações pré definidas. Na prática, uma sala de reuniões pode ser programada para entrar em funcionamento. No horário estabelecido, automaticamente, persianas são fechadas e o ar condicionado é ligado, assim como equipamentos, como os de áudio e vídeo, que entram em funcionamento. E, ainda, caso o sistema detecte que a reunião atrasou ou não ocorreu, em alguns minutos, todos os equipamentos são desligados.
Além da praticidade e segurança para os colaboradores, que não precisam se preocupar em operar manualmente os equipamentos, há uma considerável economia de custos operacionais, já que esses são utilizados somente quando necessário, fazendo da automação de ambientes uma solução simples, com inúmeros benefícios.
Por Cristiano Felicissimo, Diretor de Pré-Vendas na Seal Telecom

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.