book_icon

Programa de capacitação gratuito seleciona mães da periferia para aprenderem profissões digitais

Com apoio de Danone Nutricia, "WOMBY: Inclusão por um bit", realizado em parceria com B2Mamy e outras empresas, humaniza relação entre trabalho e maternidade
Programa de capacitação gratuito seleciona mães da periferia para aprenderem profissões digitais

Criado por um hub de inovação formado pelas empresas B2Mamy, Be Blue Ocean, Wishe Investimento e Filhos no Currículo que, juntas, compõem o maior ecossistema de maternidade do Brasil, e com apoio pioneiro de Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, o “WOMBY: Inclusão por um bit” é um programa de capacitação e empregabilidade que visa capacitar 110 mães da periferia de todo o Brasil para que tenham profissões digitais, que permitam trabalhar de forma remota para que, assim, possam estar mais próximas da rotina de seus filhos e girar a economia dentro da sua comunidade.
Lendo uma entrevista que informava que as mulheres das periferias interrompiam a amamentação com o bebê de apenas 4 meses para retornar ao trabalho, Dani Junco, cofundadora da Womby, viu um problema que poderia ser resolvido com tecnologia “Elas se deslocam para os centros em média por 4 horas (ida e volta) para receber um salário de cerca de R$ 800,00. Isso não fazia sentido para mim com tantas oportunidades de profissões remotas”, reforça.
O programa Womby: Inclusão por um bit tem o propósito ambicioso de humanizar a relação do trabalho com a maternidade e a primeira turma, que inicia em 10/08, terá treinamento para trabalhar com Mídas Sociais.
“Estou desempregada há mais ou menos um ano e, cada vez mais, fica difícil voltar ao mercado de trabalho, devido à idade e à procura de alguém de confiança para ficar com os filhos. É uma oportunidade única aprender uma profissão ou ser direcionada para o caminho certo, sem ter que abrir mão do convívio com meus filhos”, revela Maria Isabel Alves, 39 anos, mãe de Daniel (9 anos) e Maya (10 meses).

O programa Womby: Inclusão por um bit tem o propósito ambicioso de humanizar a relação do trabalho com a maternidade e a primeira turma, que inicia em 10/08, terá treinamento para trabalhar com Mídas Sociais

A participação de Danone Nutricia nasceu como continuidade de uma parceria de longa data com a B2Mamy, aceleradora e primeira empresa especialista em maternidade no Brasil que tem como propósito formar mulheres líderes e livres economicamente, da qual Dani Junco também é cofundadora. Entre os frutos dessa parceria, há um vídeo que fala sobre mães no mercado de trabalho , e uma sala de amamentação exclusiva, no espaco fisico de co-working baby friendly da B2Mamy.
A parceria entre as empresas começou pelo apoio em conjunto à causa dos Primeiros 1000 Dias. “Esse período é considerado uma janela de oportunidades na vida do bebê e a mãe tem um papel fundamental nessa fase da vida. Sendo capacitadas para trabalharem remotamente, terão mais tempo para ficar com seus filhos e aumentar, inclusive, a chance de prolongar o período de amamentação”, aponta Fernando Lopes, Diretor de Marketing da Danone Nutricia. A empresa atua com diversas frentes a favor da causa dos Primeiros 1000 Dias e lançou, recentemente o Juntos Sendo Pais, projeto especialmente dedicado às famílias que estão nesse momento da vida.
As aulas do projeto “WOMBY: Inclusão por um bit” serão 100% online e gratuita para as selecionadas, quinzenais e ao vivo, mas ficarão gravadas para quem precisar acessar em outro horário. Dentre as participantes, 10 serão selecionadas para receber uma bolsa de estudos no valor de R﹩ 1.000,00 por mês, durante seis meses, para garantir um sustento básico enquanto acompanham o curso.
“Estou muito feliz por ter sido selecionada para participar. Encontrei uma luz no fim do túnel para voltar ao mercado de trabalho”, conta Taína Carvalho, 25 anos, mãe de Jan Lucas (3 anos) e Islla Maria (4 meses).
Fundada em 2016, a B2Mamy é a primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente. Com a experiência das sócias em empreender e na mentoria de empresas startups, a B2Mamy, que é powered by Google for Startups, criou uma metodologia de aceleração para empreendedoras, preparando as mães para apresentá-las a investidores e norteando as ações estratégicas do seu negócio. O intuito da empresa é orientar as mães que têm ideias de negócios, e também trazer investimento para aqueles selecionados e impulsioná-los de forma sustentável, introduzindo essas mulheres ao mundo das startups e dando a elas oportunidades reais de ascensão profissional.
Sobre os Primeiros 1000 Dias:
Esse período é considerado um INTERVALO DE OURO, que pode mudar radicalmente o destino da criança, não apenas em termos biológicos (crescimento e desenvolvimento), mas também em questões intelectuais e sociais.
Saiba mais em https://primeiros1000dias.com.br
Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil, tem como missão transformar vidas pela nutrição.
Possui um portfólio com mais de 220 marcas reconhecidas e inovadoras, resultado de mais de 100 anos de pesquisas. A ciência tem papel fundamental e está no centro do compromisso da Danone Nutricia com a nutrição e a saúde em todos os momentos chaves da vida.
Serviço
www.danonenutricia.com.br/juntos.html
www.danonenutricia.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.