book_icon

Junior Achievement Americas e IBM lançam o Start Up Challenge 2020

O programa capacitará estudantes de 58 instituições educacionais no Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. A iniciativa também treinará 200 educadores para prepará-los para as salas de aula do futuro
Junior Achievement Americas e IBM lançam o Start Up Challenge 2020

A Junior Achievement Americas e a IBM anunciam hoje uma nova colaboração que treinará 5 mil estudantes de 10 países da América Latina em tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial, Blockchain, Cybersecurity e Cloud, além de conteúdo sobre Design Thinking, Canvas, Metodologias Ágeis, Storytelling e IBM Cloud, por meio de Open P-TECH – a plataforma de educação digital gratuita da IBM focada nas habilidades digitais e em outras aptidões profissionais valorizadas no mercado de trabalho.
Segundo a UNESCO[1], mais de 146 milhões de estudantes na América Latina continuam sendo afetados pela interrupção das aulas presenciais, como resultado da Covid-19, algo que aumenta ainda mais a lacuna no desenvolvimento de habilidades focadas nas necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho.
“Essa colaboração entre a Junior Achievement e a IBM procura capacitar professores e treinar jovens estudantes em tecnologias disruptivas que se tornaram uma parte cada vez mais importante de nossas vidas diárias”, diz Ana Paula Assis, gerente geral da IBM América Latina. “Queremos que os jovens comecem a se aventurar no mundo da tecnologia desde cedo e, assim, ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para se tornarem parte da força de trabalho do futuro”.

Em um contexto sem precedentes como o que a educação está passando em nossa região devido à pandemia da Covid-19, com mais de 80% das escolas fechadas, iniciativas como o Start Up Challenge reafirmam a importância de educar nossos jovens em tecnologias disruptivas e habilidades para a vida, a fim de se desenvolver em um mundo que acelerou todos os seus processos de mudança  

O programa terá duas fases. Na primeira, a IBM trabalhará com a Junior Achievement para fornecer conhecimentos e soluções de consultoria projetados para apoiar e capacitar professores e educadores de todas as 58 escolas em: Design Thinking, Agile, Cloud, Storytelling e Canvas, permitindo que cerca de 200 professores continuem desenvolvendo suas habilidades tecnológicas, para estarem ainda mais preparados para a sala de aula do futuro.
Na segunda fase, o Start Up Challenge 2020 fornecerá treinamento aos mais de 5 mil estudantes que fazem parte da Junior Achievement na região. Voluntários da IBM e da Junior Achievement trabalharão em conjunto com os professores que foram treinados para fornecer aos alunos conteúdos e conhecimentos altamente exigidos na economia digital, como Inteligência Artificial, Blockchain, Cybersecurity e Cloud, por meio de workshops digitais e da plataforma Open P-TECH.
“Em um contexto sem precedentes como o que a educação está passando em nossa região devido à pandemia da Covid-19, com mais de 80% das escolas fechadas, iniciativas como o Start Up Challenge reafirmam a importância de educar nossos jovens em tecnologias disruptivas e habilidades para a vida, a fim de se desenvolver em um mundo que acelerou todos os seus processos de mudança. Estamos orgulhosos de que a IBM renove seu compromisso com a JA Americas e milhares de jovens que adquirirão as principais ferramentas para o novo mercado de trabalho, mas ainda mais porque esse tipo de colaboração nos permite alcançar jovens nos locais onde estão, seja em suas próprias casas e comunidades, ajudando-os para que não precisem sair para procurar conhecimento em outro lugar”, afirma Leo Martellotto, presidente da JA Americas.
Como parte de uma das maiores ONGs do mundo que atendem jovens, a JA Americas ativa os jovens para o futuro dos empregos. Através da entrega de aprendizado prático e misto em educação financeira, disponibilidade para o trabalho e empreendedorismo, capacita os jovens a desenvolver suas ideias de negócios, aprimorar suas habilidades no trabalho, gerenciar seus ganhos e garantir uma vida melhor para si, suas famílias e suas comunidades. Com 30 países, a rede JA Americas é alimentada por mais de 40.000 voluntários e mentores, que atendem a mais de 1,4 milhão de jovens por ano.
A IBM é a empresa  que atua em soluções de computação em nuvem e soluções de plataforma. A IBM cria valor para os clientes por meio de produtos e soluções integrados que aproveitam todo o espectro de dados, a mais recente tecnologia da informação, profunda experiência no setor e nos processos de negócios, um amplo ecossistema de parceiros e alianças e os principais laboratórios de pesquisa no mundo industrial.
P-TECH, o modelo pioneiro de ensino preparatório para o ensino médio, faculdade e local de trabalho, co-fundado pela IBM, cresceu para mais de 220 escolas que atendem a 150.000 estudantes em 24 países, com mais de 600 parceiros de indústria e 200 faculdades comunitárias. Em 2020, aspectos deste programa foram estendidos a estudantes e educadores on-line com o Open P-TECH, oferecendo conteúdo em Inglês, Português e Espanhol. Atualmente, o Open P-TECH tem 16,272 alunos registrados na plataforma na América Latina.
www.jaamericas.org
www.ibm.com
[1] https://es.unesco.org/covid19/educationresponse

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.