Somente em abril e maio deste ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) registrou a abertura de cerca de 107 mil novas lojas virtuais, um aumento de 970% se comparado ao mesmo período do ano passado. A empresa estar presente no ambiente online é uma exigência do consumidor já há algum tempo, mas durante o período de isolamento, as vendas pela internet tornaram-se a única forma de manter as operações.
A questão é que, para ter sucesso vendendo na internet no médio e longo prazo, é necessário muito mais do que simplesmente anunciar e vender. Muitos fatores influenciam na dinâmica do negócio, mas o preço, sem dúvida, é um dos mais determinantes. Mas como saber se realmente seus preços são competitivos? Mais do que isso: como organizar melhor e em menor tempo possível o fluxo de receita e despesa de seu negócio e assim viabilizar o melhor valor para o consumidor?
Esta é a proposta do Predify, software de precificação inteligente que utiliza Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Big Data Analytics para otimizar os preços de venda de produtos e serviços. Resumidamente, a solução identifica o preço ideal dos seus produtos, impactando diretamente suas vendas. Essa precificação se dá por meio da análise de dados internos gerados pelo seu próprio negócio (volume de vendas, custos operacionais, custos variáveis, etc), além de uma análise profunda de um banco de dados do mercado, com mais de 6 milhões de produtos. Dessa forma, o sistema sugere de forma automatizada os melhores preços finais para o consumidor, auxilia na tomada de decisões e estratégias, além de preservar o tempo do empreendedor, que pode se dedicar integralmente ao seu core business.
“Percebemos que os empreendedores perdiam muito tempo em planilhas, analisando e fazendo contas para realizar o controle financeiro da empresa. E mesmo assim, muitas vezes, eles não chegavam a uma equação ideal. O resultado era perda de tempo e de performance do negócio como um todo. Por conta disso, desenvolvemos o Predify, que entrega uma solução rápida, ágil e prática para a gestão financeira e precificação. Com o software, o empreendedor pode ter na palma da mão todo o fluxo financeiro do seu negócio, informações estratégicas e a melhor precificação de seus produtos”, explica Carlos Schmiedel, CEO do Predify.
A proposta do Predify deu certo e já vem chamando atenção do mercado e dos investidores. A empresa já recebeu mais de R$600 mil em investimentos, participou do programa de aceleração da Visa e foi Top 10 do 100 open startups em 2019 na categoria Retail. Além disso, o Predify é membro do IDEXO, braço de inovação aberta da TOTVS, e já este ano, venceu o Desafio Sebrae Like a Boss 2020, superando mais de 60 startups de todo o Brasil.
Neste período de crise, o CEO da empresa acrescenta que a procura pela solução está aquecida. “Entendo que a precificação correta dos produtos e serviços ganhou um caráter de urgência maior junto aos tomadores de decisão. A título de exemplo, a procura cresceu quase 150% nos últimos três meses. E a minha percepção é que uma vez a par das possibilidades de negócio que uma precificação inteligente é capaz de gerar, a empresa fideliza”, detalha.
Para melhor atender os diferentes portes e necessidades das empresas, o Predify oferece 4 tipos de planos. O Starter é voltado para um único usuário e oferece Otimização de Custos, Indicador de Preço Saudável, Dashboard Analítico e analisa a precificação de até 15 Produtos. Já o Micro pode ser utilizado por até três pessoas, e agrega as funções de Projeção de Vendas e Sugestão de Preço Ideal, além de ter a capacidade de analisar até 50 produtos. O plano Small, por sua vez, adiciona importação de dados via planilhas, Projeção de Vendas, Sugestão de Preços e analisa até 100 Produtos.
Por fim, o pacote Business oferece a versão mais completa da solução. Esse modelo permite a utilização de até 10 usuários e adiciona as funções de Precificação Inteligente, Monitoramento Online, Comparativo de Preços, Precificação Dinâmica e Elasticidade do Preço e tem a capacidade de analisar até mil produtos. A versão mais completa custa R$ 349. Vale lembrar que a solução já funciona 100% integrada com diversos ERPs e pode ser testada gratuitamente por 14 dias.
“Pensamos e elaboramos uma solução que de fato impactasse o negócio do cliente de diversos portes e que coubesse no seu bolso. A ideia central aqui é agregar performance de maneira ágil, eficiente e por um custo acessível. A Predify vem crescendo com base nessa equação e acreditamos que podemos colaborar de maneira assertiva com todo esse processo de transformação digital que o mundo está atravessando”, finaliza Schmiedel.
A empresa foi criada e é dirigida por Carlos Schmiedel, tecnólogo em Processos Gerenciais e professor convidado do MBA ITI na na disciplina de Data Mining Universidade Federal de São Carlos (UFScar).
Serviço
https://predify.me
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo