book_icon

 Black Box implementa avançada conectividade de TI em Rondônia

Projeto contemplou aliar a modernidade do novo ambiente com total eficiência tecnológica para otimização das atividades parlamentares e atendimento à população, mesmo em momentos restritivos
 Black Box implementa avançada conectividade de TI em Rondônia

mão que projeta conexão do mundoCom a mudança do antigo prédio no bairro Arigolândia para o Palácio Marechal Rondon, na rua Farquar em Olaria, ocorrida em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, ou Ale-RO, em Porto Velho, proporciona não apenas mais espaço, comodidade e segurança à população, mas também um serviço mais ágil e transparente a todos, e adaptável a tempos atípicos, como o atual em fase pandêmica.
Órgão do Poder Legislativo, a Ale-RO mantém a representatividade de suas ações por meio de seu presidente Laerte Gomes (2019-2020) e de 24 deputados estaduais (2019-2023), e reúne os setores administrativos, gabinetes e demais departamentos no que hoje é considerado um dos edifícios legislativos mais modernos e tecnológicos do País.

A fim de garantir uma rede wireless confiável e altamente disponível aos usuários, a Black Box projetou, instalou e configurou uma rede com 108 pontos de acesso, distribuídos pelos pavimentos do edifício, com gerenciamento remoto dos equipamentos para agilizar a gestão de configuração e acesso de informações dos periféricos  

INOVAÇÂO ESTRUTURAL E TECNOLÓGICA
As obras da nova sede contemplaram a padronização de uma arquitetura contemporânea, com recursos para oferecer mais conforto e acessibilidade aos cidadãos, como um auditório para as solenidades e audiências com capacidade para 1.000 pessoas, galeria de 500 lugares para o público e todo o complexo adaptado para portadores de necessidades especiais, além de um ambiente altamente conectado para ganho de eficiência tecnológica e facilidade de gerenciamento.
Toda a tecnologia instalada na ALE-RO foi de responsabilidade da Black Box, integradora de soluções e serviços de digital edge. Vencedora da licitação, coube à Black Box a concepção do projeto e implementação do data center e dos sistemas de conectividade, telefonia, rede, áudio e vídeo, segurança e serviços de infraestrutura de TI compartilhados entre os dois blocos prediais da nova sede.
“Nosso maior desafio era a implantação disso tudo. Sem a implantação de toda essa infraestrutura de TI e do video wall, nossos anseios por mais agilidade, transparência e visibilidade seriam frustrados”, diz Rodrigo Assis, Secretário Especial de Engenharia e Arquitetura da ALE-RO.
TECNOLOGIA DE PONTA A SERVIÇO DE TODOS
Para o projeto e execução do data center e sala elétrica da ALE-RO foram implantadas soluções em atendimento às normas internacionais, com os ambientes equipados com um sistema completo de gerenciamento ambiental, detecção e combate a incêndio, sistema de ar-condicionado de precisão e sistema KVM para atender os 24 servidores.
A fim de garantir uma rede wireless confiável e altamente disponível aos usuários, a Black Box projetou, instalou e configurou uma rede com 108 pontos de acesso, distribuídos pelos pavimentos do edifício, com gerenciamento remoto dos equipamentos para agilizar a gestão de configuração e acesso de informações dos periféricos.
Integrado ao projeto, foi instalado o sistema de telefonia IP para a Assembleia, composto por cinco canais E1, 300 aparelhos telefônicos e disponibilidade para atender até 708 ramais.
Para o sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão, para distribuir sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos, para um ou mais pontos de visualização) foram instaladas 294 câmeras com tecnologia IP, servidores e sistema de gerenciamento de imagens com capacidade para até 30 dias de gravação. As imagens do sistema de CFTV são monitoradas através de video wall composto por oito monitores de 55”, localizado na sala NOC.
O sistema de áudio digital possui cabeamento com tratamento matricial e comunicação redundante em protocolo Dante, para atender ao auditório e plenárias. Foram instalados ao todo 70 microfones e 54 caixas de som profissional.
Os parlamentares também podem usufruir de um sistema de votação que, por meio de 27 terminais, processa as informações de autenticação, controle de presença dos servidores e apresenta todos os dados apurados no video wall da plenária.
Em reforço à segurança, a Black Box implementou um sistema de controle de acesso em que gerencia 18 catracas, 22 portas e seis cancelas que determinam a entrada e saída de veículos.
DE OLHO EM HOJE E NO AMANHÃ
“Toda essa tecnologia nos trouxe avanços no atendimento ao público e aos deputados, que contam com um ambiente ágil e conectado para o desenvolvimento de leis e interação junto à comunidade de Rondônia”, explica Arildo Lopes, secretário Geral da ALE-RO.
A nova condição de restrição social não interrompeu as atividades da Assembleia, que graças a todo aporte tecnológico pode adequar suas atividades ao momento atual. A ALE-RO tem recorrido a transmissões de vídeos para as sessões plenárias e ao sistema de deliberação remoto, disponíveis em seu website para acesso da população.
Segundo Arildo Lopes, “Hoje temos mais recursos para atender a população com o que foi implantado pela Black Box dentro do Poder legislativo. Com a transparência das informações, os cidadãos conseguem acompanhar o que está acontecendo aqui, desde a administração dos projetos e o quê está sendo votado. Sem dúvida, as condições do passado não nos permitiam de forma alguma desenvolver as funções que estamos realizando hoje dentro no Poder Legislativo e, com certeza, com mais eficiência ainda em tempos pós-Covid”.
A Black Box é uma fornecedora de soluções digitais dedicada a ajudar os clientes a projetar, construir, gerenciar e proteger sua infraestrutura de TI. A Black Box oferece produtos e serviços de alto valor por meio de sua presença global e aproximadamente três mil membros de sua equipe.
Serviço
https://www.Blackbox.com
 
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.