
A Sonda, empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, criou uma ferramenta analítica que utiliza dados diários sobre a Covid-19 para projetar demandas de mercado e, assim, compor cenários estratégicos para empresas de qualquer localidade do País.
A plataforma é alimentada com dados diários dos órgãos de saúde nacionais, estaduais e municipais e dos centros de pesquisa e estatística do Brasil e outros países, que passam pela análise, lógica e acompanhamento da equipe de Digital Experience da Sonda.
Além de oferecer dados detalhados sobre os efeitos do coronavírus, é possível agregar informações de setores produtivos da economia e dados internos da empresa que utiliza a ferramenta. O cruzamento desses dados promove cenários preditivos, favorece a tomada de decisões nos negócios, mitiga riscos e controla operações.
“O diferencial da solução é que conseguimos entregar dados diários de qualquer lugar do Brasil e de vários outros países de maneira muito simples, o que ajuda uma empresa a planejar, por exemplo, a demanda por produtos e aquisição de determinados insumos para os próximos meses. Além disso, conseguimos adicionar informações da própria empresa para que o tomador de decisão tenha acesso a um cenário específico, desenhado para a área de atuação dele, nas regiões nas quais ele tem interesse”, explica Adriano Espósito, diretor de Digital Experience da Sonda para a América Latina.
A ferramenta é voltada para uma série de indústrias, como as de saúde (insumos médicos e hospitais), serviços financeiros (seguradoras e instituições bancárias) e alimentos, bem como aos fornecedores de materiais como papel, plástico e borracha.
A solução consegue apresentar, inclusive, produtividade antes e depois do novo coronavírus e o impacto da Covid-19 frente à produção de uma companhia. Além disso, possui funcionalidades como plug & play, aplicação a diversos setores, detecção de variáveis, segmentação por perfil, padronização e histórico de dados e visualização por informações estruturadas e não estruturadas.
Em uma versão mais simplificada e gratuita, com foco em saúde, o dashboard já está habilitado para mostrar dados analíticos e comparativos por países, cidades, estados e faixas etárias, tais como velocidade de contaminação, recuperação, mortes, testes realizados, evolução diária, efetividade das medidas tomadas por cada nação, quantidade de respiradores e leitos, além de projeções de curto prazo (sete dias, com acerto de 84%). “Também estamos estudando disponibilizar a solução para os governos e institutos de pesquisa, para auxiliá-los em decisões de saúde pública”, complementa Espósito.
Serviço
www.sonda.com/br

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo