book_icon

Atos mobiliza experiência em tecnologia para combater Covid-19

Com sua experiência no setor público e na área da saúde, a Atos concebeu o EpiSYS, um Sistema de Gestão de Epidemias (EMS) que fornece aos profissionais de saúde visão precisa de uma situação epidemiológica
Atos mobiliza experiência em tecnologia para combater Covid-19

profissionais de tecnologia cercado de ideiasA Atos,empresa global em Transformação Digital, traz sua liderança tecnológica, habilidades e recursos de inovação para a luta global contra o Covid-19. Por meio de diversas iniciativas diretas e lideradas por parceiros em todo o mundo, a empresa está engajada em múltiplas frentes, fornecendo soluções e poder de computação para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, apoiar a comunidade científica, acelerar a pesquisa de vacinas e garantir a continuidade dos negócios para atividades críticas.
“Uma resposta efetiva ao Covid-19 requer ação global e colaboração entre atores públicos e privados. Temos orgulho de estar ajudando aqueles que trabalham intensamente na linha de frente em um esforço para neutralizar a pandemia ao compartilhar nossos recursos e soluções. Estamos agora em território desconhecido, mas permanecem intactos o compromisso e a disposição da Atos em ajudar os cidadãos a viver e trabalhar de forma sustentável e confiante em um cenário digital em transformação durante a pandemia e a longo prazo”, afirma Elie Girard, CEO da Atos.

O EpiSYS foi adotado em Viena (Áustria) no início de março para ajudar a controlar a propagação do novo coronavírus. Foi recentemente disponibilizado para outros municípios e províncias do País, e é usado como base para decisões estratégicas na atual crise  

Ajuda para conter a disseminação do vírus
A crescente mobilidade da população torna a contenção de doenças mais difícil, e a necessidade de agir de forma rápida e efetiva é essencial em todos os níveis.
No Brasil, a Atos faz parte do Covid Radar, coletivo de 40 empresas e organizações que coordenam os esforços e compartilham dados para enfrentar os desafios do Covid-19, ajudando a evitar o colapso do sistema de saúde e auxiliar na retomada da economia. A Atos atua diretamente na frente Conexão Covid Radar, uma plataforma de marketplace desenvolvida em apenas 12 dias, que conecta instituições que necessitam de apoio com empresas dispostas a fazer doações ou oferecer produtos e serviços em prol do combate ao novo coronavírus.
“Precisamos atuar como protagonistas e agentes solucionadores dessa pandemia, cada um dentro da sua expertise. Temos a satisfação de atuar no coletivo para demonstrar que o compromisso com a sociedade é inegociável”, comenta Nelson Campelo, presidente da Atos na América do Sul.
Com sua experiência no setor público e na área da saúde, a Atos concebeu o EpiSYS, um Sistema de Gestão de Epidemias (EMS) que fornece aos profissionais de saúde visão precisa de uma situação epidemiológica. Esse sistema armazena e gerencia todos os dados dos pacientes e os relacionados ao vírus, incluindo rastreamento de relatórios de incidentes de pessoas acometidas da doença, em tempo real. O EpiSYS foi adotado em Viena (Áustria) no início de março para ajudar a controlar a propagação do novo coronavírus. Foi recentemente disponibilizado para outros municípios e províncias do País, e é usado como base para decisões estratégicas na atual crise.
Na França, a Atos está ajudando os profissionais de saúde a tomar decisões racionais e informadas pela operação de um diretório web e móvel de recursos de saúde e assistência social (ROR – Operational Directory of Resources). O ROR orienta e melhora o curso dos pacientes do Covid-19, fornecendo informações críticas, como número de leitos disponíveis em estruturas públicas e privadas, aliviando assim o congestionamento em oito regiões da França, incluindo Ile-de-France.
Mobilização de supercomputadores e Machine Learning para acelerar pesquisas
Os computadores de alta performance da Atos conseguem fazer contas de forma milhões de vezes mais rápida do que computadores comuns. Sejam utilizadas para simulação, para construir modelos preditivos, analisar o progresso da doença ou desenvolver novos tratamentos, essas máquinas poderosas estão realizando cálculos muito exigentes, que se provam essenciais na corrida contra o tempo.
Há supercomputadores da Atos atuando em todo o mundo. Na França, a organização nacional de computação de alto desempenho GENCI está utilizando o poder de computação e armazenamento de seus supercomputadores Atos Joliot-Curie e Occigen para estudar a propagação e a estrutura do novo coronavírus, simular comportamento e testar moléculas, a fim de ajudar a acelerar a procura de uma vacina eficaz para apoiar a luta global contra o Covid-19.
No Reino Unido, o supercomputador Bullsequana da Atos no Hartree Centre está fornecendo poder de computação para executar simulações do comportamento da proteína responsável por transportar o novo coronavírus. Além disso, a JADE, instalação nacional de supercomputação de Inteligência Artificial, fornecida e gerida pela Atos , está sendo utilizada por investigadores britânicos das Universidades de Oxford, Cambridge e Southampton que trabalham na área de simulações biomoleculares. Esse supercomputador, de propriedade da Universidade de Oxford e hospedado no Hartree Centre, parte do Conselho de Instalações de Ciência e Tecnologia (STFC), contribui para os esforços no desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-CoV-2, medicamentos antivirais e para entender melhor a arquitetura molecular do vírus e como ele funciona.
De forma semelhante, os supercomputadores da Atos no Brasil e na República Tcheca também estão conduzindo pesquisas em torno do novo coronavírus.
Continuidade dos negócios com ambientes digitais seguros e flexíveis
As tecnologias da Atos também desempenham papel crítico na preservação da continuidade dos negócios em meio à pandemia. Para responder aos desafios que as organizações estão enfrentando, num momento em que o home office se tornou a norma, a Atos construiu e adaptou uma oferta abrangente de serviços workplace e oferece soluções completas, desde gerenciamento remoto até tecnologia sem fio, enquanto garante a segurança de qualquer ambiente empresarial .
Também é essencial garantir que o governo e as autoridades públicas possam continuar a fornecer as necessidades básicas diárias para a vida de cada cidadão. Nas últimas semanas, a Atos tem sido capaz de garantir a continuidade do serviço com QoS (Qualidade de Serviço) para serviços públicos de energia e abastecimento de água, como a Scottish Water , em vários países, graças a um compromisso inabalável e experiência nessas indústrias.
Compartilhar nossas habilidades em data science com a comunidade de pesquisa
A Atos também está participando do “Covid-19 Dataset Challenge” , competição internacional lançada pela Casa Branca, cujo objetivo é que pesquisadores de IA apliquem ferramentas e técnicas de machine learning para ajudar a responder a questões-chave sobre a doença. A Atos tem uma equipe dedicada de dez especialistas trabalhando em tempo integral no projeto.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.