Após quase três meses desde o início da quarentena, como medida de contenção do novo coronavírus no Brasil, milhões de pessoas sentem o impacto da crise sanitária que assombra o mundo e que também tem consequências negativas na economia. Neste cenário, muitos empreendedores precisam parar suas atividades e os que conseguiram continuar tiveram que adaptar o seu modelo de operação e atendimento.
Com uma queda do PIB de 1,5% no primeiro trimestre, indicador que revela os resultados relativos à atividade econômica no país, a ansiedade e o medo tomam conta do cotidiano dos brasileiros, mas, principalmente, dos empreendedores que foram afetados diretamente pela crise.
Recentemente, a UFMG realizou uma pesquisa para acompanhar a saúde mental dos brasileiros no geral, em parceria com o Ministério da Saúde. Entre os dados extraídos da pesquisa, que trazem perspectivas sobre os sintomas do isolamento social, somados à crise global, os brasileiros entrevistados relataram ter tido maior dificuldade para dormir, sentimentos depressivos, falta de apetite, alimentação desregulada, fadiga, entre outros. Supondo que estes sinais podem ser mais fortes em pessoas que têm empresas e negócios sob sua responsabilidade, é que a pesquisa foi lançada.
“Este período requer um olhar mais sensível e humano sobre o universo de empreendedores no Brasil e suas angústias. Além disso, com esta iniciativa, reforçamos a necessidade de fomento à ciência, que se mostra tão necessária no momento atual. Com os dados, será possível pensar em alternativas e estratégias que minimizem estes impactos no ecossistema brasileiro”, explica a diretora de Times de Cultura da Troposlab, Marina Mendonça.
A pesquisa dura em média 15 minutos e é feita de forma online, com perguntas de múltipla escolha. Quem participar, vai receber uma mensagem individual com feedback e encaminhamentos necessários para acompanhamento profissional apropriado, além de um relatório com os principais resultados.
A Troposlab é uma aceleradora de negócios, projetos e pessoas criada em 2012 por Renata Horta, Paulo Renato Cabral e Pedro Teixeira dentro do Instituto Inovação, grupo pioneiro em gestão de inovação no Brasil e na América Latina composto, ainda, pela gestora de investimentos Inseed e pela consultoria Inventta. Em 2016, Nathália Tavares, que atuava como agente de aceleração da Troposlab desde 2014, foi anunciada como sócia da empresa. E em 2019, a Marina Mendonça também passa a fazer parte do corpo de sócios da Troposlab, atuando como Diretora de cultura e times.
A aceleradora desenvolve programas de inovação que atendem grandes empresas em diferentes estágios de maturidade, com as quais são trabalhados processos que envolvem mudança de cultura e transformação digital, aceleração de startups ou capacitação de equipe para desenvolver e gerenciar projetos e soluções inovadoras internamente (intraempreendedorismo). Dentre as empresas que já passaram pelos programas de inovação desenvolvidos pela Troposlab, estão grandes marcas como Nestlé, Roche e Mercedes-Benz.
Serviço
Para participar da pesquisa – http://troposlab.com/pesquisa-saude-empreendedor/
Leia nesta edição:
CAPA | TENDÊNCIAS
IA Generativa, o presente e o futuro
CAPACITAÇÃO
Capital humano é ponto-chave em projetos
ENCARTE ESPECIAL
Negócios e Governança têm apoio em soluções de Analytics
Esta você só vai ler na versão digital
CARREIRA
Salários altos em tecnologia, mas para profissionais capacitados
Baixe o nosso aplicativo