A Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores, uniu forças com a Neoway, empresa de análise de dados, o núcleo de telemedicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretária de Saúde de Porto Alegre para oferecer aos Estados e municípios brasileiros uma ferramenta para apoiar, efetivamente, na luta contra o novo coronavírus.
A tecnologia é um robô, ativo em https://covid.zenvia.com/, que foi desenvolvido com seis perguntas para fazer a triagem das pessoas com possíveis sintomas da Covid-19 antes de elas irem a um posto de atendimento. Caso seja necessário o direcionamento médico, a unidade é indicada por geolocalização. O protocolo foi desenvolvido pelo grupo de telemedicina da UFRGS, em total acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o enfrentamento da Covid-19.
“Criamos essa solução para fazer essa triagem, com protocolo de medicina aplicado à saúde pública, e chegamos àquele mais objetivo para o direcionamento. Com a expansão da pandemia, por mais que a gente diminua a curva, as pessoas tendem a procurar o apoio de saúde sem precisar, e acabam contaminadas. Por isso, a solução foi programada para que a pessoa não precise responder todas as perguntas. O robô consegue reconhecer, com poucas respostas, se é o caso de procurar, ou não, atendimento médico e já indica a unidade mais próxima de onde a pessoa está. Isso aumenta a capacidade dos hospitais e unidades de saúde primária, ao mesmo tempo em que preserva a saúde daqueles que não estão infectados com o novo coronavírus”, diz Cassio Bobsin, CEO da Zenvia.
Para que a iniciativa se tornasse realidade, a Zenvia buscou o apoio do Ministério da Saúde, que disponibilizou a base de geolocalização, aprimorada pela Neoway.
A solução foi pensada para cobrir todo o País. Por isso, não tem um nome, já que a ideia é que assuma a identidade de cada prefeitura ou estado que represente, preparado para qualquer demanda. Além disso, ela apoiará os órgãos públicos na identificação de onde estão localizados os casos do novo coronavírus.
“Desenvolvemos a solução em quatro semanas e agora estamos abrindo para as esferas municipais e estaduais. A solução já está preparada para atender individualmente cada um deles. E escala não será problema, já que estamos acostumados a bilhões de interações dos nossos clientes. Além disso, estamos promovendo um painel com os respondentes, de forma anônima e por localização, para que o município consiga ver como está o foco de Covid-19, bairro a bairro, rua a rua”, conta o CEO da Zenvia.
Cassio Bobsin também reforça que não há qualquer interesse comercial na iniciativa. “O importante é sensibilizar os municípios e os estados. Por isso, não estamos medindo investimentos. Estamos doando a nossa plataforma, com um time de dez pessoas dedicadas, assim como a Neoway e o time de telemedicina do UFRGS também estão doando os seus talentos”, explica o executivo.
As prefeituras e municípios interessados na solução devem entrar em contato com a Zenvia pelo e-mail [email protected].
Serviço
www.zenvia.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo