book_icon

Trybe anuncia contratação de Ex-VP de Produto e Engenharia do Google

Nelson Mattos assume como Senior Advisor Técnico e Pedagógico para reforçar formação oferecida aos estudantes da escola
Trybe anuncia contratação de Ex-VP de Produto e Engenharia do Google

A Trybe – escola referência em formação em programação, uma das profissões mais procuradas pelo mercado – dá mais um ambicioso passo em sua visão de ser a melhor instituição para formação de pessoas em desenvolvimento de software na América Latina. Reforçando ainda mais sua preocupação constante com qualidade, a escola resolveu investir ainda mais na formação dos estudantes e acaba de anunciar a chegada de Nelson Mattos como Conselheiro Técnico e Pedagógico Sênior. “Ter um profissional do nível do Nelson no time com certeza valida ainda mais nosso comprometimento com a qualidade da formação que visamos oferecer aos nossos estudantes,comenta Matheus Goyas, CEO e cofundador da Trybe.
Nelson traz para a escola uma bagagem rica de experiência no mercado. Durante seus 30 anos de carreira como executivo técnico, foi vice-presidente de Produto e Engenharia do Google para Europa e Mercados Emergentes, engenheiro e vice-presidente de Tecnologias da Informação e do Usuário da IBM, bem como professor da Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha. No Google, o executivo aumentou o número de funcionários técnicos na Europa de menos de 300 para mais de 3.5 mil engenheiros. “Em todo mundo ocidental a falta de mão de obra qualificada na área de desenvolvimento de software se tornou um problema muito grave. A Trybe tem tudo para resolver esse desafio e, com isso, ter um impacto muito positivo não somente na sociedade e na economia do Brasil, como o restante do mundo. Por isso aceitei o convite de ajudá-los”, explica Mattos.
Com a chegada de Nelson, a escola pretende reforçar as melhores práticas de formação dos seus estudantes, tanto pela sua perspectiva acadêmica como Phd, como pela sua perspectiva profissional como VP Google e IBM. Além disso Nelson vai atuar diretamente com o time de tecnologia, produto e aprendizagem na formação e aprimoramento das pessoas, do produto, da formação e do currículo da companhia.
A bagagem de Nelson para a Startup é indiscutível, ao longo de sua trajetória, o executivo e seu time fez contribuições importantes para muitos projetos do Google, incluindo Google Chrome, Android e aplicativos para celular, Google Hangouts, privacidade, extensões para proteção das crianças no sistema de busca, ferramentas de proteção de direitos autorais do YouTube, recursos do Google Maps como trânsito e rotas, Google Agenda e Google Flights, Gmail, entre outros. Nelson também esteve à frente dos esforços do Google para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo no Reino Unido, liderando a abertura do Google Campus em Londres e, mais tarde, em São Paulo. Também impulsionou os esforços do Google para trazer conteúdo cultural on-line, criando o Instituto Cultural do Google baseado em Paris e liderando projetos culturais do Google no mundo todo.
Por fim, Nelson liderou os esforços do Google nos mercados emergentes. “Eu sempre quis tornar a internet parte integrante da vida cotidiana das pessoas na África, Ásia, América Latina e no Oriente. Por isso, entre 2009 a 2014 conduzi uma série de iniciativas que ajudaram a aumentar a adoção da internet nos mercados emergentes, melhorando a infraestrutura nesses países, fornecendo produtos inovadores e aumentando a conscientização e, em particular, o conhecimento e a educação sobre a internet”, conta Mattos.
Atualmente, Nelson é conselheiro de startups no Vale do Silício, Brasil, Europa, África e Ásia, além de membro ativo do conselho de administração de seis organizações e membro de um fundo de investimento em tecnologia no Oriente Médio. Ocupa o cargo não-remunerado de diretor de operações da Karimu International Help Foundation, conduzindo projetos para eliminar a pobreza das comunidades rurais da Tanzânia. Também atua como voluntário em organizações na Indonésia e nas Filipinas.
Ao longo de sua carreira, Nelson recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos, incluindo o título de Embaixador de Kaiserslautern, na Alemanha, e o título de Embaixador Mundial de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por suas contribuições para ambas as cidades, além de servir como modelo para futuras gerações de profissionais. Recebeu seu Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Kaiserslautern e é bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou mais de 80 artigos sobre gerenciamento de banco de dados e tópicos relacionados, possui 13 patentes e é autor do livro Uma Abordagem à Gestão da Base de Conhecimento.
Ainda neste ano, a Trybe espera abrir mais nove turmas e chegar a 600 estudantes. Até 2021, a startup, que atualmente tem hubs em Belo Horizonte, São Paulo, Itajubá e Florianópolis, além de operar em mais 12 cidades na modalidade sem hub, projeta alcançar a marca de três mil estudantes.
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.